Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Como aumentar as vendas pelo WhatsApp?

Como aumentar as vendas pelo WhatsApp?

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação comum entre os brasileiros. Aproveite as oportunidades oferecidas por ele para atrair mais pessoas ao seu negócio.

| Atualizado em
por Lays Xavier

Você tem WhatsApp? Caso não tenha, garanto que você conhece pelo menos 5 pessoas do seu convívio mais próximo que utilizam e ainda perguntam como é possível você viver sem essa ferramenta, certo?

O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizada pelo brasileiro. Segundo dados da própria plataforma de comunicação, o aplicativo é usado em 128 países. São trocadas mais de 60 bilhões de mensagens por dia, além de 1,6 bilhão de fotos entre os seus usuários.

A empresa de Marketing, Baum Digital, constatou que 80% dos usuários latino-americanos, asiáticos e europeus, tem o aplicativo como meio principal de comunicação.

whatsapp.gif

Observando esse comportamento dos usuários, é impossível afirmar que o aplicativo não tem relevância para empresas. A empresa que se adapta a essa plataforma se tornam mais atrativa para o seu público.

Mesclar o uso do WhatsApp a estratégia de comunicação, é uma maneira de elevar as suas vendas e se destacar no mercado. Continue a leitura e saiba mais.

Quais os benefícios do WhatsApp para a minha empresa?

  • Comunicação simples e rápida com o cliente;
  • Permite conversas esporádicas e eficazes;
  • Recebe mais atenção do usuário do que os outros meios, como o e-mail ou SMS;
  • Garante que o número de celular esteja correto;
  • Possibilidade de reforçar o relacionamento com o cliente;
  • Uso de outros recursos além das mensagens de texto, como vídeos, imagens e áudios.

O WhatsApp oferece esses benefícios e vários outros. A ferramenta disponibilizou uma versão business, que atende também as necessidades do público empresarial.

A ferramenta para algumas empresas funciona como uma estratégia importante. O uso do WhatsApp pessoal não é recomendado para o meio profissional por estar limitado em suas funçõe. A versão business, por outro lado, foi criada justamente para atender a esse tipo de demanda.

porque%20investir%20em%20site.gif

Continue a leitura e veja o que é e como funciona o WhatasApp business, além de como ele é um auxiliar para que as suas vendas aumentem.

O que é o WhatsApp business?

O WhatsApp business é bem parecido com o WhatsApp pessoal, porém ele conta com alguns recursos extras, que permitem a sua empresa ter uma apresentação mais profissional.

Mesclar a conta que você usa no dia a dia, pessoal com a cartela de clientes da empresa em algum momento poderá trazer uma situação incômoda.

Isso porque você não conseguirá mais separar o que pessoal e profissional sentindo a necessidade de continuar a tirar dúvidas de clientes ainda que fora do horário do expediente.

Com o WhatsApp business, você terá uma conta específica para o seu negócio. Será possível programar algumas mensagens automáticas, classificar os clientes com tags da sua escolha, ter um perfil com dados da empresa e muito mais.

Como funciona o WhatsApp business?

Para usar o WhatsApp business, você terá que baixar o app na Google Play Store ou na Apple Store. Feito isto, basta configurar de acordo com as necessidades do seu negócio.

Coloque a descrição do que a sua empresa faz, o número de telefone e o endereço que você atua. Disponibilize também o site e o horário de funcionamento do seu negócio.

Para saber como realizar a melhor configuração do WhatsApp business, veja a descrição detalhada no post blog: Whatsapp Business: como usar?

Como o WhatsApp aumenta as minhas vendas?

As pessoas nem sempre tem paciência de esperar a resposta a formulários, chats ou e-mails.

wait.gif

Os usuários da internet estão em busca de experiências mais próximas e pessoais. O WhatsApp é visto como a oportunidade de um contato direto com a empresa.

Utilizar o WhatsApp business, permitirá que os contatos, assim que enviarem uma mensagem, já recebam uma resposta pré-programada, de forma que o seu atendimento comece mais rapidamente.

Imagine que o cliente entrou em contato e já recebeu uma mensagem automática explicando os serviços oferecidos pelo seu negócio e que ele deve informar alguns dados a mais para que a solicitação dele seja atendida?

Você inicia o atendimento mais rápido, além de conseguir mais informações sobre a necessidade do seu cliente. O atendimento acontecerá de forma mais detalhada e pessoal.

Veja a seguir algumas dicas práticas de como utilizar o WhatsApp business para a sua empresa:

1. Não tenha a venda com foco principal

Tenha em mente que o WhatsApp ajuda a estreitar o relacionamento, logo, ele deve ser usado para isso e a venda será uma consequência da aplicação desta estratégia.

Para conquistar o seu cliente, você deve seguir o fluxo do funil de vendas. É necessário atrair, engajar e converter.

No primeiro momento você atrai, ajudando a pessoa a resolver uma situação ou gerando algum conteúdo que atinja o desejo ou a necessidade da pessoa.

O segundo passo é engajar. Isso só ocorre através da produção de bons conteúdos, ou seja, boas mensagens. Caso seja chato, extenso ou maçante, você perderá o cliente no meio do caminho.

Por isso, seja interessante e chame o usuário para interagir com você.

Seguindo o fluxo, caso os conteúdos estejam bons e você já dialogue com o cliente, você conseguirá a conversão, ou seja, uma ação de valor. Neste caso, realizar a venda.

Como é possível ver, a conversão é uma consequência do relacionamento criado com o cliente.

2. Organize os clientes

Com o WhatsApp business, é simples organizar os clientes, basta adicionar tag à seus contatos.

Quando você quiser saber sobre determinado grupo de clientes, basta realizar a busca pela tag de referência e eles aparecerão listados.

Como já estarão todos ali, você conseguirá avisar sobre um promoção voltada para os serviços que somente aquele cliente consome, por exemplo.

Esse tratamento mais personalizado e pessoal, fará que os clientes sempre tenham informações que sejam do seu interesse, aumentando a quantidade de vendas, pois o produto certo será entregue a pessoa que tem interesse nele.

3. Use a descrição de negócio

O WhatsApp business possui um espaço para que você adicione as informações sobre o seu negócio. Use-o para fazer a descrição da sua empresa e dos principais serviços que ela oferece.

Há também um espaço para que você adicione informações como o site da sua empresa para que o usuário tenha um acesso mais fácil a outras informações do seu negócio.

perfil-comercial-01.jpghorrio-de-funcionamento--site02.jpg

Ainda que esta descrição seja mais objetiva, ela consegue oferecer um direcionamento ao usuário, que ao ter interesse em seu negócio saberá onde acessar e o que fazer.

O WhatsApp business pode ser um grande aliado para sua empresa e fazer com que as suas vendas aumentem significativamente, caso usado da maneira correta.

Estas são apenas algumas dicas, mas você pode adaptar as suas estratégias às necessidades de seu negócio e utilizar a ferramenta como um apoio.

A presença online é cada vez mais importante e tendo um meio de comunicação próximo aos seus clientes, será necessário apenas ter uma vitrine para as suas soluções.

A Construsite Brasil, é especialista em presença online e aliou a comunicação próxima do WhatsApp a exposição gerada pelos sites. Dessa forma, as páginas passam a ter um botão que direciona as pessoas que acessam o seu site para a ferramenta em poucos cliques.

Captura%20de%20tela%20de%202019-10-30%20

Saiba mais sobre esse recurso e reforce sua presença online, conversando com um de nossos especialistas.

Receba o contato de um especialista

Veja também como criar um site vendedor em apenas 10 passos em nosso infográfico gratuito, desenvolvido pensando no seu sucesso.

 

 

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: