Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Mídias Sociais Whatsapp Business: como usar?

Whatsapp Business: como usar?

Que tal usar o Whatsapp para dar uma força para o seu negócio? Tenha um contato mais próximo com o seu cliente sem deixar de ser profissional. Confira!

| Atualizado em
por Lays Xavier

O Whatsapp está no dia a dia de todos nós, por essa razão, muitos empreendedores começaram a atender seus clientes e comercializar os seus produtos, tendo o whatsapp como principal veículo de comunicação.

Através do aplicativo, é possível mandar comprovantes de depósitos, saber sobre características do produto, negociar, dar feedbacks e muito mais.

Algumas empresas, inclusive, possuem funcionários específicos para ficar respondendo às demandas e anotando tudo o que acontece no aplicativo.

Atendendo a essa demanda, foi desenvolvido a versão do Whatsapp Business, um aplicativo que funciona com a mesma facilidade do Whatsapp tradicional e com a adição de muitos outros recursos que podem auxiliar na comunicação do seu negócio, como veremos a seguir.

_78gHuuYy77dUE5zIHxHYEv1xp7NIi9FAQdmZuoc

Whatsapp Business

O Whatsapp Business é um aplicativo gratuito pensado para atender a necessidade das empresas.

Ele é cada vez mais popular entre quem oferece produtos e serviços, já que possui recursos que facilitam a interação com os clientes.

Esse diferencial está diretamente ligado a automatização de alguns processos, como a possibilidade de programar algumas respostas.

Como usar o Whatsapp Business?

O primeiro passo para começar a utilizar, é fazer o cadastro do seu negócio. Esse processo é simples.

Antes de começarmos, se você usava a versão tradicional do WhatsApp em sua empresa, atenção: faça o backup das mensagens antes dessa mudança para não perder informações e conversas.

Baixe o aplicativo na Google Play Store ou na Apple Store. Assim que baixado será necessário fornecer informações como:

  • Descrição do seu negócio: o que a sua empresa faz, quais serviços ela presta ou que produtos ela vende. Essa descrição deve ser breve e objetiva;
  • Telefone: o número de contato para a contratação das soluções oferecidas pelo seu negócio;
  • Endereço: o local onde a sua empresa está fisicamente localizada. Após isso, confirme o número que será utilizado para os atendimentos da sua empresa.

De modo que possa ser feita a confirmação de que a sua empresa está realmente ali, oferecendo mais segurança para os usuários que entrarão em contato, é necessário informar o site e o horário de funcionamento de seu negócio.

Feita a configuração inicial, use a abuse dos recursos totalmente gratuitos da plataforma.

Recursos do Whatsapp Business

Os recursos do Whatsapp Business ajudarão a sua empresa a ter mais profissionalismo ainda que em um ambiente mais informal como o do whatsapp.

Você poderá usar em seu negócio:

Perfil comercial

O perfil comercial permite que você adicione informações úteis que auxiliarão os seus clientes quando buscarem pela sua empresa como a adição do seu site ou e-mail.

4sc9xbXwHf34VKpDu-u7m2k1PCb1N30Th6_7tq85AJX3wsbXcA0klbe93bf86Kme2Q4HOnI6XSypo2AV

A descrição dada no perfil fará com que eles tenham certeza se as soluções oferecidas pela sua empresa são realmente o que precisam.

WhatsApp Web

O Whatsapp Business está disponível para a versão desktop também, ou seja, pode ser acessado de computadores, facilitando o gerenciamento.

Mensagens digitadas pelo desktop possuem menos probabilidade de serem enviadas com escrita errada ou de serem corrigidas automaticamente.

TEvJbipCyZ6ClWMxgzI7RR8FJTBamt7WjPMjPziU

Respostas Rápidas

Essa ferramenta permite que você salve as mensagens que envia com mais frequência para responder às perguntas de maneira rápida.

No momento que você salvar a mensagem, o aplicativo indicará qual atalho no teclado você precisará digitar para acionar o texto.

Mensagens Automatizadas

Com esse recurso você consegue configurar mensagens de ausência para clientes que tentam contato com sua empresa fora do horário comercial.

É possível também, configurar uma mensagem de saudação para ser enviada para novos clientes logo que realizam o primeiro contato com o seu negócio.

A diferença entre as respostas rápidas e as mensagens automáticas é que no segundo recurso, as mensagens são disparadas logo que o contato é realizado, não necessitando ação de algum colaborador para responder a mensagem.

As respostas rápidas ficam salvas para facilitar o envio.

Para ajudar a melhorar ainda mais o seu negócio, aprenda a configurar as mensagens automáticas em seu negócio.

Configurar mensagens de saudação no Whatsapp Business

Sempre que algum usuário entrar em contato com você pela primeira vez, será enviado uma mensagem de saudação automaticamente.

Configure seguindo o passo a passo:

1. Acesse o Whatsapp Business;

2. Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);

D1d3O9nQS1OjFO84Hqd0iw40-qsENCaPdUrwiLUX

3. Abrirá o menu de configurações;


6MACjoPTqe10096NME5_SS5_L64Xd7kBlyh0LxBB

4. Acesse a guia "configurações da empresa";

VINymCF0nBJmsdq6f8uRjTl7k0wVHBQhmt3OHwtk

5. Clique em "mensagem de saudação";

Af6_-CKTYKI0fDGG8R_38vfqTUm3bxZP_noEuY8J

6. Clique no botão de ativar o envio de mensagem de saudação, digite a sua mensagem e clique em "Ok" e clique em "salvar" no canto superior direito da tela.

Ho2tOgCL7BSb2h85zkma356QrWJUI8aCr7mfDSKAOG9vRXv9YpCH014_KVw4iu_18NzIyo_-UnR5Kv01

Pronto, a sua mensagem de saudação já estará configurada.

Configurar mensagens de ausência no Whatsapp Business

Para configurar a mensagem de ausência os passos a serem seguidos são bem parecidos com a configuração de saudação, mas para que não reste nenhuma dúvida, vamos fazê-lo novamente com você.

1. Acesse o Whatsapp Business;

2. Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);

3. Abrirá o menu de configurações;

4. Acesse a guia "configurações da empresa";

6. Clique em "mensagem de ausência";

ukKwFCxOa1Gs_TtLKc82MaV676pfR8qVH0WM6kZO

7. Clique no botão de ativar o envio de mensagem de ausência;

Digite a sua mensagem e clique em "Ok".

A diferença aqui é que você pode configurar a frequência com a qual a mensagem será enviada e se ela irá para todos os seus contatos.

-H6PfOVeh9XS2-eBGJfS46CVGTWx_uo5YodcUBES

8. Na opção Horário, programe quando você deseja que suas mensagens de ausência sejam enviadas.
Você pode escolher:

  • Enviar sempre;
  • Horário programado;
  • Fora do horário comercial (para esta opção, você precisa configurar o horário de funcionamento da sua empresa).

9. A próxima etapa para você configurar a sua mensagem de ausência é "Destinatários".

Aqui, você define quem receberá a sua mensagem de ausência. As opções são:

  • Todos;
  • Ninguém na agenda de contatos;
  • Todos com exceção de;
  • Enviar apenas para.

Personalize segundo as necessidade do seu negócio.

Clique em salvar no canto superior direito da tela.

Agora que você conheceu os principais recursos do Whatsapp Business e já sabe como configurá-lo para o seu negócio, veja também algumas possíveis atualizações que serão realizadas.

Segundo o site Ecommerce brasil, o WhatsApp vai, nos "próximos meses", liberar uma funcionalidade que permite a lojas e empresas que usam o WhatsApp Business apresentar seus catálogos de produtos e serviços diretamente no aplicativo.

O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg em 30 de abril de 2019, durante o F8 – evento que apresenta as novidades propostas pela "família Facebook", que compreende as redes sociais, Facebook, Instagram, WhatsApp e o Messenger.

Zuckerberg também abordou o desenvolvimento da solução de pagamentos diretamente pelo WhatsApp.

Essa fase ainda está em teste na Índia, mas logo que for aprovada e tivermos mais informações, contaremos pra você.

Como você chegou até aqui e está em busca de ferramentas para ajudar o seu negócio a crescer, que tal baixar de forma inteiramente gratuita nossa planilha de acompanhamento de vendas? Veja mais claramente como o seu negócio está caminhando!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: