Como engajar os visitantes do meu site - Parte II

Você sabia que existem diferentes tipos de conteúdo para cada momento do usuário? Entenda quais são eles!
POR LAYS XAVIER
Blog Dicas para Site Como engajar os visitantes do meu site - Parte II

Como tem sido a experiência de engajamento dos consumidores em seu site? Já consegue observar o comportamento do consumidor no ambiente online? Caso você não tenha entendido essas perguntas, leia a primeira parte do post: Como engajar os visitantes do meu site, para que você tenha uma melhor compreensão desse tema.

Agora, se você já viu a parte I e quer saber o desfecho dessa história, continue a leitura e descubra não somente como engajar os visitantes em seu site, mas também como direcionar um conteúdo específico para cada e aumentar os resultados para a sua empresa.

Para que o visitante interaja com o seu site é necessário que você produza um conteúdo atrativo para ele e que o convença a se dedicar a essa interação. Todo o processo se torna mais simples quando ele sabe para onde está sendo direcionado e chega ao destino por vontade própria.

Imagine se ao procurar por uma informação, você encontre o cupom de desconto de uma loja bem no início do texto e o conteúdo a seguir não fale sobre o que o título prometia, e sim sobre os produtos e suas variedades.

Seria muito decepcionante certo? Embora o usuário tenha interagido com a página de seu site, ele provavelmente não realizaria nenhuma ação de valor e sua empresa perderia credibilidade.

WBSYbQMn5nHXYRv08MOcpPGpp3JDEPkGqP6VCZ-J

Falando assim fica fácil perceber como levar o cliente para um local que ele não deseja em seu site é decepcionante, mas isso pode acontecer de outras maneiras mais sutis.

No texto I explicamos como funciona o funil de vendas e quais são as 4 ações do cliente que funcionarão como um caminho até que ele adquira uma solução. Agora veremos quais são as 3 etapas do funil relacionadas a produção e direcionamento de conteúdo para os usuários.

Funil de vendas

Vale lembrar que o funil de vendas é um conjunto de estratégias desenvolvidas para acompanhar o cliente até a tomada de uma decisão.

Os conteúdos produzidos pelo seu site durante esse processo farão com que o cliente conheça o seu produto, o considere e enfim decida por ele. Entenda melhor como funciona cada etapa.

v7YN9NxUq-sAWxyX4bhRy1zmWlxSBLw8zAqFp_Yr

Exemplo representativo do funil.

Topo de Funil

O topo do funil é a maior parte. A representação de funil é fiel ao desenvolvimento das estratégias, visto que esta é a etapa que tem como objetivo atrair o público.

Essa parte é direcionada a produção de um conteúdo mais leve. O usuário está incomodado com algo e está atrás de conhecimento sobre assuntos que podem o ajudar. Aqui deve ser produzido um alto volume de conteúdos que possam o interessar, mas ainda não é o momento de falar sobre produtos ou da empresa.

São interessantes as informações de fácil consumo, como histórias, dicas e curiosidades.

Meio do Funil

Os conteúdos produzidos aqui são para os usuários que estão em busca de uma solução. Aqui você conecta a descoberta do problema ao seu produto. Apresente as vantagens de adquirir uma solução que e ressalte como ela pode resolver o problema que o usuário está passando.

eRiivbi-NSJZANvY7oyt7FCDypV_8NtJbIoik7Gh

O consumidor está estudando soluções que resolvam a sua situação. Nesse momento você pode mostrar algumas formas de resolver e ainda o atrair mais já que ele está considerando todas as soluções.  

Fundo do Funil

Nessa etapa as informações fornecidas devem ser com o intuito de persuadir o consumidor. Esse é o momento de decisão da compra. Seja persuasivo e convença o consumidor a adquirir o seu produto.

Para esse processo são interessantes as informações sobre a sua solução, como ela tem sido relevante para os clientes e como pode ser utilizada.

A dica aqui é mostrar como resolver o problema com o seu produto.

Qual é a importância do funil de vendas?

A compreensão do funil de vendas é muito importante para que você consiga direcionar o usuário para o local certo no momento certo. Caso você ofereça o seu produto no momento em que o consumidor está apenas querendo saber mais sobre alguma solução é pouco provável que ele irá adquirir.

Outra situação seria o usuário está disposto a adquirir o seu serviço e encontrar apenas informações variadas pela sua empresa. O uso do funil de vendas como estratégia fará com que o usuário interaja com a sua empresa, já que ele estará conseguindo as informações que ele deseja.

xEmi8BV3_TN_FxYPkd-2EWxX6foK3P8GTVLQdSGW

Quando você consegue a atenção de um usuário através do conteúdo o caminho fica livre para que ele descubra mais sobre as suas soluções. A sua empresa passa a ser vista como uma amiga que está o ajudando a resolver o problema gradualmente.

Conseguir a atenção do consumidor é muito gratificante. Melhor ainda é ser visto por ele como a empresa que o ajudará a resolver os seus problemas. Criar relacionamento e se aproximar fará com que o usuário interaja, indique e defenda o seu negócio na internet.

Muito legal, certo?

Sabendo disso, nós aqui da Construsite Brasil vamos te indicar o post Como criar um conteúdo Relevante para que você consiga produzir melhores conteúdos e engaje cada vez mais seus usuários.

Como também queremos que você tenha muito sucesso, criamos o e-book Tudo o que você precisa saber para vender mais online, para que você ao conquistar o cliente saiba como prestar um ótimo atendimento e melhore as suas vendas. Baixe agora, é totalmente grátis.

Você vai receber o Cód. do CUPOM no seu e-mail e no seu WhatsApp. Aproveite.
Lays Xavier

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: