Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo Aprenda a fidelizar seus clientes como mágica

Aprenda a fidelizar seus clientes como mágica

Fidelize seus clientes e projete o crescimento de sua empresa!

| Atualizado em
por Lays Xavier

Pode parecer mágica a maneira como algumas empresas se relacionam com os seus clientes e conquistam sua fidelidade, porém o que está por trás desse resultado é uma equipe dedicada, que procura criar as melhores estratégias para atrair e cativar o seu cliente.

Sabendo da importância de fidelizar o cliente, a Construsite Brasil preparou este post com dicas para que sua empresa fidelize clientes e alavanque o crescimento do seu negócio. Confira!

Conheça seu cliente

O relacionamento entre empresa e cliente é muito importante para a continuidade de um negócio. Saber quais são as necessidade e desejos do cliente, compreender o momento em que ele está apto ou não para adquirir produtos e buscar sempre surpreendê- lo de forma positiva, são as ações esperadas pelos consumidores para que se tornem clientes e se fidelizem a sua empresa.

O cliente espera ser reconhecido ao adquirir os produtos e serviços de uma empresa com frequência e ao estar atento a essa demanda será possível oferecer o melhor atendimento, as melhores ofertas e os serviços ideais para impressioná-lo.  

Com a quantidade de softwares e informações disponíveis na internet, conhecer o seu cliente, saber seus hábitos e preferências se torna cada vez mais simples. Assim será possível desenvolver estratégias que o aproxime de sua empresa de forma discreta, sem causar incômodos ou ser invasivo.

Acostumado com empresas que ofereçam serviços e produtos de qualidade com valores acessíveis, o cliente da atualidade espera que as suas expectativas sejam superadas. Satisfazer e surpreendê-lo tem sido o objetivo de diversas empresas, por isso é necessário estar preparado para todas as demandas que surgirem de modo que o seu negócio consiga fidelizar o cliente.

Entenda que é interessante e financeiramente saudável conhecer e fidelizar o cliente pois segundo estudos realizados no ramo de marketing pela principal referência da área, Philip Kotler, comprovam que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais caro do que manter os já existentes.

Foque no cliente certo

Direcione as ações estratégicas de sua empresa. Não tente alcançar todas as pessoas ao mesmo tempo achando que isso irá aumentar a sua probabilidade de retorno. Essa atitude na verdade fará com que você não foque em ninguém e diminuirá o interesse do seu público principal.

Não é possível alcançar todos os nichos de mercado com a mesma estratégia já que um único produto não agradará a todos, por isso tenha foco no cliente certo e direcione suas ações para ele.

Para ajudar nessa definição podem ser feitas 4 perguntas conforme veremos a seguir:

Quem? O que? Como? Quando?

- Quem é o seu cliente? Essa resposta deve ser detalhada para que você consiga visualizar o seu cliente de uma maneira mais ampla. Defina o local onde ele mora, como se comporta, quais suas preferências, a qual classe social pertence.

- O que ele deseja? Saiba o que seu cliente quer, quais são as suas necessidades, se o seu produto atende as demandas dele. Assim conseguirá direcionar os seus produtos e serviços da melhor forma.

- Como você alcançará o seu cliente? Onde ele se encontra? É necessário saber onde o seu cliente está e qual o melhor canal para conversar com ele e o atrair.

- Quando ele vai precisar de seu serviço ou produto? Saber o tempo certo de oferecer as soluções de sua empresa para o cliente é fundamental. Essa pergunta deve ser respondida após serem realizados estudos para definir o momento ideal de apresentar os seu serviços de modo que seja atrativo para ele.

Mostre ao seu cliente como a sua empresa se interessa por ele! Responda às 4 perguntas antes de realizar o contato e torne-se capaz de antecipar as necessidades do seu público, se preparando para agir no tempo certo.

Confiança

Você deseja fidelizar o seu cliente? Conquiste então a sua confiança! A sua empresa deve ser aquela que vem a mente do cliente quando ele pensa na solução de um problema, e não a empresa que ele associa a criação de problemas.

Ao comprar um produto em sua loja você pede ao cliente que faça um cadastro onde ele irá compartilhar o e-mail de contato dele com sua empresa, e com isso você terá a oportunidade de avisá-lo de futuras ações que serão desenvolvidas pelo seu negócio.

Imagine a seguinte situação:

O cliente comprou um relógio em sua empresa, e logo após começou a receber e-mails sobre produtos de beleza, óculos escuros, sapatos e roupas. Em nenhum momento anteriormente ele demonstrou interesse pelos seus produtos, e agora, a sua empresa está enchendo a caixa de e-mails dele.

Qual será a visão adotada pelo cliente quando ele for perguntado sobre a sua empresa? Ele irá enxergá-la de forma agradável ou como o lugar que o importuna enviando e-mails de modo incessante?

Através do exemplo foi possível entender que ser invasivo enchendo a caixa de e-mails com conteúdo indesejado não irá despertar o interesse do cliente pelas soluções de sua empresa, além de gerar uma situação desconfortável. Trate-o com respeito e ofereça a ele produtos que o interessam, segmentando as ações de forma estratégias e pensando na experiência positiva.

Saiba as prioridades de seu cliente

Ao adquirir soluções em sua empresa o cliente acaba fornecendo informações que facilitam na criação de seu perfil de consumo. Como já foi dito, é importante surpreender o cliente de forma positiva, porém, existem outras ações que podem atrair o cliente. Veja algumas a seguir:

- Qualidade e padrão de excelência no atendimento;

- Programas de fidelidade que apresentem resultados para o cliente e empresa;

- Segurança oferecida nas transações;

- Promoções;

- Bons preços;

- Confiança oferecida pela sua marca;

- Qualidade dos produtos, entre outros.

Monitoramento

Todas as ações desenvolvidas pela sua empresa devem ser monitoradas. Afinal, não é possível mensurar o que não se tem controle ou não é acompanhado. O monitoramento permite que as estratégias aplicadas em seu negócio sejam aperfeiçoadas e a partir dos resultados encontrados, sejam criadas melhores abordagens para conversar com o seu público.

Assine nossa newsletter e receba mais dicas de como fidelizar os seus clientes!

Cadastre-se e fique por dentro das últimas novidades sobre Empreendedorismo

A medida que você monitora suas estratégias você adquire mais informações reais para desenvolver estratégias e consequentemente, fidelizar os seus clientes criando assim um ciclo virtuoso.  

Fidelizar o cliente é uma tarefa que requer muita dedicação, pesquisa e trabalho duro como foi mostrado ao longo deste post, mas todo trabalho é recompensado quando oportunidades são criadas e o ticket médio de sua empresa aumenta.

Veja também os posts: Saiba como identificar o perfil dos seus clientes e  A importância de conquistar o cliente ao acessar o seu site para planejar estratégia assertivas de fidelização dos seus clientes.

PS.: Estipular metas e acompanhar o progresso diário das vendas não é tarefa fácil, nem mesmo mês a mês. Por isso nossos especialistas desenvolveram a melhor planilha de acompanhamento de vendas para pequenas empresas. Estamos disponibilizando aqui, agora, grátis pra você! Aproveite.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: