Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Marketing Digital Saiba como identificar o perfil dos seus clientes

Saiba como identificar o perfil dos seus clientes

Descubra quem são os clientes que mais se identificam com o seu negócio!

Para implementar as melhores estratégias para o seu negócio é necessário ter em mente as características dos clientes que você deseja atrair. Essa segmentação facilita no desenvolvimento de conteúdos, na montagem de produtos ou oferecimento de serviços, já que tudo será feito para um público previamente estabelecido.

É comum que ao criar uma empresa o gestor tenha o anseio de oferecer o seu produto a todas as pessoas, imaginando ser essa a melhor estratégia. Afinal, quanto mais pessoas tiverem acesso aquele produto, maior a chance de adquiri-lo.

XCWcBWsrHUA4Tz-dW-zLzvfDi1Mk5HjzhQavT22p

Não se deixe enganar por esse primeiro impulso!

Ao contrário do que muitos pensam, a melhor estratégia para o desenvolvimento de uma empresa é segmentar o público. Dessa forma, você conseguirá direcionar o seu produto para quem realmente tem interesse, atender suas expectativas e proporcionar melhores experiências durante o planejamento para, por exemplo, a criação de seu site.

Entenda: Um site que oferece produtos para salão de beleza terá uma linguagem mais técnica, que fale sobre as especificidades dos produtos, fórmulas e indicações, enquanto uma loja que vende roupa infantil, se preocupará em falar sobre conforto e qualidade, de modo mais simples e que cative os pais.

Para saber qual abordagem usar, como proporcionar melhores experiências para o usuário e ser relevante, é necessário saber qual o perfil do público para quem o seu negócio irá direcionar a fala. Não ter um perfil do cliente bem definido pode fazer com que você, ao tentar conquistar todos, cometa erros e perca oportunidades.

Neste post, a Construsite Brasil separou algumas dicas de como adquirir as informações necessárias para montar o perfil do seu cliente, além da importância da aplicação dessa estratégia para o crescimento de sua empresa. Não perca!

nQjc_R9WToHWfstMCMa5LER9e7oGLrQO85ePnYEK

 

Perfil do cliente: qual a importância?

O perfil do cliente é um conjunto de características comuns ao grupo como idade, interesses, sexo, profissão, comportamento, entre outros, podendo variar de segmento para segmento.

É importante conseguir alinhar essas características, pois assim você poderá direcionar melhor os seus recursos e investir realmente na estratégia que gere resultados assertivos.

Ao ter definido qual é o perfil do seu cliente, encontrar maneiras de se comunicar com ele se torna muito mais simples, diminuindo o problema de falhas na comunicação. Quando você for criar conteúdos para o site ou loja, blogs e redes sociais, será mais fácil definir a linguagem que será usada, qual o layout atrai mais o seu público, se tornando cada vez mais relevante para o usuário.

 

Como identificar?

Para conseguir identificar o perfil dos clientes de seu segmento, é necessário adquirir e analisar informações sobre as pessoas que consomem o seu produto ou serviço.

As dicas abaixo de maneiras de como conseguir esses dados, irão ajudá-lo nessa caminhada. Explore cada uma das possibilidades e pense além em oportunidades específicas do seu negócio. Confira!

- Pesquisa de mercado: A primeira coisa a ser feita para obter sucesso na identificação do perfil do seu público é pesquisar sobre o seu mercado de atuação. Entenda as particularidades do seu segmento, as projeções para o futuro e o perfil das pessoas que se interessam por conteúdos semelhantes ao do seu site.

8xCstb_RIlkVf28xp7953fSJzX9c8H3v0XyIS5LG

- Pesquisas internas: Outra maneira que ajuda a definir o perfil do cliente é realizar pesquisas internas. Crie um formulário online, com algumas questões pertinentes ao seu segmento e peça para os usuários responderem.

Caso o formulário não seja muito bem aceito, vale a pena investir em estratégia como o oferecimento de descontos especiais, ou até mesmo, brindes exclusivos para despertar o interesse do público em participar. Tenha em mente o benefício oferecido pela participação!

- Análise dos clientes atuais: Quem são os seus consumidores? Qual a recorrência de consumo ou aquisição de produtos oferecidos por sua empresa? Liste suas preferências, alinhando-as ao retorno financeiro por cada perfil de consumidor ativo.

É importante fazer essa análise para conseguir identificar padrões e características nos comportamentos e como traçar estratégias para fidelizar os clientes.

- Identifique as características: Após a análise anterior, use os dados para selecionar esses clientes em especial. Observe como eles utilizam a solução ofertada por sua empresa. Como eles utilizam o produto? Com qual finalidade? É para redistribuição ou consumo próprio? E muitas outras possibilidades que você conseguirá identificar. Pense nas perguntas que atendem ao seu negócio e explore-as!

Tente encontrar padrões neste grupo. Identifique o gênero, a faixa etária, localização, entre outras informações que permitam criar uma segmentação posterior.

- Observe a necessidade pela solução: Qual é a necessidade do cliente? Por que escolhem sua empresa para solucioná-la? Essas perguntas podem apresentar reflexões muito interessantes para o seu negócio.

Ao reconhecer a existência de um problema, o consumidor busca soluções. Entender quais são os problemas e perguntas-chave no início do processo de compra, permite a compreensão do universo do seu público, criando assim ações mais direcionadas para um atendimento personalizado e aperfeiçoamento do produto.

 

Identifiquei o perfil do meu cliente, e agora?

Definir informações do perfil de seu cliente facilita a elaboração de estratégias que gerem mais atração. Através da observação dos canais em que o perfil do seu cliente se encontra, é possível fazer um direcionamento de seu produto de forma mais efetiva.

As redes sociais como Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter são excelentes maneiras de conversar com as pessoas que se enquadram no perfil do cliente indo além do seu site.

Por exemplo: se ao definir o perfil de seus clientes, você fizer uma pesquisa e identificar que 90% do seu público está presente no Facebook, e não possui interesse em outras redes sociais, investir em ações no Twitter podem se tornar desperdício de recursos.

Tão importante quanto conhecer o seu público, é estar sempre se atualizando com o intuito de entendê-lo cada vez mais. Agora que você já sabe identificar o perfil dos seus clientes, que tal preparar conteúdos cada vez mais direcionados para ele?

Conheça os serviços de marketing digital da Construsite Brasil e coloque em prática as melhores estratégias para atender ao seu público!

Comentários:

comments powered by Disqus
Orçamento por WhatsApp