Mídias Sociais

Entenda o poder dos blogs

Entenda como os blogs exercem cada vez mais influência no processo de compra e na tomada de decisão.

A internet vem ganhando cada vez mais força e, a maioria dos lares brasileiros, já possui pelo menos um computador conectado à internet. Além disso, com o avanço do 3G, o acesso advindo de celulares e tablets, também mostram um grande crescimento. Dessa forma, o acesso às redes sociais em busca de informação e entretenimento, também cresce.

As pessoas têm usado as redes sociais, de modo geral (Facebook, Blogs etc), como fonte de informação e referência sobre um determinado produto, serviço ou empresa. Isso acontece pois, através da internet, os consumidores expressam sua opinião, satisfação - ou não - sobre um produto, serviço e/ou empresa, sem receios; Influenciando diretamente outros consumidores na hora da compra.

Essa, se torna mais uma maneira de obter conteúdo gerado pelo consumidor, que ajudará a sua empresa a desenvolver guias, textos e reviews, capazes de influenciar a decisão de compra de muitas pessoas.

Como os blogs influenciam na decisão de compra

conteúdo blog

Das diversas redes sociais existentes, os blogs são os que têm ganhado cada vez mais força e confiança dos consumidores. Eles constroem confiabilidade e muitos consumidores, antes de realizar uma compra, consultam "seus blogs" de confiança em busca de informações sobre o produto e/ou serviço específico. Consumidores hoje são proativos, vão em busca de informações, já não ficam apenas à espera.


Um estudo realizado pela JupiterResearch (Empresa da Forrester Research), afim de mostrar o poder dos blogs no decisão de compra e a influência que eles exercem, chamada "Harnessing the Power of blogs", que traduzindo seria "Aproveitando o poder dos blogs", mostra que houve um crescimento de quase 300% no número de pessoas que leem blogs.

O estudo ainda indica que dos 2000 entrevistados, cerca de 52% afirmam que os blogs tiveram um papel importante no processo de aquisição. As influências vão desde a consulta para ajudar a se decidir por um produto ou serviço, informações mais técnicas, suporte, procuras mais refinadas e até mesmo confirmar as escolhas e descobrir novos produtos.

Em relação aos anúncios, cerca de 25% dos entrevistados afirmam que confiam nos anúncios colocados em blogs que leem, 25% confia em anúncios patrocinados e outros 19% confia nos anúncios das mídias sociais.

Vale ressaltar que os blogs não são utilizados de maneira isolada, os leitores leem mais de um blog por dia e utilizam feed de notícias, afim de trazer as principais atualizações de cada um de seus blogs favoritos.

O CEO da Buzzlogic afirma que os blogs se tornaram guias de confiança para leitores e consumidores atentos e com interesses específicos, além disso, ele ressalta que, uma vez que conseguimos identificar tal fenômeno, seremos capazes, enquanto empresa, de levar conteúdo de qualidade, guias específicos e que responda às perguntas e anseios dos consumidores e melhor, trabalhar uma publicidade cada vez mais segmentada, possibilitando atingir o público alvo.

Por isso, ter uma presença digital já não é mais uma opção para empresas e comerciantes em geral. Ter um blog com um conteúdo direcionado, que responde perguntas e que transmite confiança é uma nova maneira de chegar ao seu público alvo. Cada vez mais, pensar no consumidor é a chave para o sucesso!

comments powered by Disqus
Newsletter