Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Mídias Sociais Cases de empresas que conquistaram consumidores nas redes sociais

Cases de empresas que conquistaram consumidores nas redes sociais

Veja esses 5 bons exemplos e inspire-se na hora de traçar estratégias para alcançar seu público nas redes sociais!

| Atualizado em
por Time Construsite

Quando dizemos que sua empresa deve estar onde o seu público está e isso inclui hoje, presença online principalmente nas redes sociais, não estamos falando apenas de fazer uma página do Facebook ou um perfil no Instagram e atualizar quando estiver com um tempo livre.

Apenas ter uma rede social para sua empresa e não usá-la de maneira efetiva e estratégica será o mesmo que não ter, pois assim não irá atrair clientes e melhorar o relacionamento cliente – empresa.

Planejamento e leitura do seu público nos ambientes online são muito importantes, para saber aproveitar oportunidades, falar a mesma linguagem que seus clientes, se comportar de forma adequada ao perfil de cada rede social e também, saber contornar conflitos.

As redes sociais hoje também são o Reclame Aqui mais próximo, rápido e que podem causar muitos danos negativos à imagem de uma empresa.

Bons exemplos são sempre estimulantes e servem de referência sobre como fazer algo dar certo. E por isso, vamos listar abaixo cases de empresas que fazem um ótimo trabalho de relacionamento e engajamento com o seu público em redes sociais. Os profissionais de comunicação por trás dessas empresas estão mandando super bem!

1. Netflix

Quem não conhece ou já ouviu falar da maior provedora de filmes e séries online? A empresa americana fornece seus serviços atualmente para vários países no mundo, somando 93,8 milhões de assinantes ao final de 2016.

Mesmo que você não tenha uma assinatura, com certeza em algum momento já se deparou com postagens compartilhadas da página Netflix Brasil que consegue causar o mesmo alvoroço que suas séries e filmes no Facebook.

O profissional por trás do gerenciamento da página da empresa no Facebook, não só consegue promover os serviços oferecidos pela Netflix de forma irreverente, como também interage de forma bem pessoal com os usuários ampliando o valor percebido sobre a empresa.

Veja os exemplos de dois posts abaixo: no carnaval fizeram até uma marchinha com personagens de séries e filmes e também, podemos ver um exemplo de como contornaram um comentário negativo, com humor!

image(87).png

Foto: Reprodução/Facebook

image(88).png

Foto: Reprodução/Facebook

image(89).png

Foto: Reprodução/Facebook

2. Chocolates Brasil Cacau

Quando o assunto são as maravilhas que chamamos de doces e bombons, existem várias empresas deixando seus clientes com água na boca enquanto navegam em seus computadores, smartphones ou tablets.

Pode parecer missão fácil para uma empresa que oferece um produto que agrada a vários públicos, mas é onde o desafio se encontra: como falar com vários públicos e alcançar um bom engajamento ampliando o simples fato de comprar chocolates, por exemplo?

É exatamente esse desafio que a página da Chocolates Cacau Brasil encarou e está mandando super bem com postagens divertidas divulgando seus produtos, buscando por sugestões em sua linha de bombons e trufas, e interagindo com seus clientes de forma única.

image(90).png

Foto: Reprodução/Facebook

image(91).png

Foto: Reprodução/Facebook

3. Spotify

E quando se trata de expandir o relacionamento de um aplicativo e seus clientes em outras redes sociais? É isso que a página do Spotify, aplicativo digital de músicas faz no Facebook. Em sua página no Facebook as postagens estendem suas variadas playlists de músicas, contando novidades sobre os cantores e bandas; divulgando novos álbuns e as novidades que acabaram de chegar para seus usuários, como playlists de filmes recém-lançados. 

image(92).png

Foto: Reprodução/Facebook

image(93).png

Foto: Reprodução/Facebook

4. Redes de Fast Food

Ano passado, fomos envolvidos com as postagens de redes de fast food em suas páginas no Facebook. Quem não se lembra do duelo épico envolvendo o tão famoso milk shake de ovomaltine que era vendido pelo Bobs e agora, é fornecido pela rede Mc Donalds? Muitas empresas sejam redes de fast food ou outros segmentos, entraram na polêmica aproveitando a oportunidade causada pelo alvoroço da notícia.

Uma das empresas de fast food que conseguiu muito alcance com as publicações do episódio milk shake ovomaltine em sua página, foi o Giraffas. Atualmente, o Giraffas continua realizando um trabalho de engajamento com seu público na rede social de forma muito descontraída fazendo uso de seu personagem principal, a Girafinha para interagir com os clientes.

image(94).png

Foto: Reprodução/Facebook

Postagem recente e genial, recriando cartazes dos filmes indicados ao Oscar 2017. Adoramos e vocês?

image(95).png

Foto: Reprodução/Facebook

E o book de gestante da Beyoncé que repercutiu recentemente nas redes sociais? Fizeram uma recriação de uma das fotos com a girafinha. Ficou um máximo, né?

São dois ótimos exemplos de como as empresas precisam estar ligadas ao que acontece e movimenta as redes sociais, para criar posts de oportunidades e fazer parte desses momentos.

No entanto, é preciso cuidado, pois na mesma velocidade que as notícias e memes (como são chamados essas brincadeiras que os usuários da internet fazem com assuntos atuais, em vídeos ou fotos) se propagam na internet, eles também se esgotam rapidamente. Não percam o timing nas redes sociais.

5. Estádio Mineirão no Twitter

Além do Facebook, a rede social Twitter já nos proporcionou diálogos maravilhosos e despojados entre empresas e os usuários da rede. Os mais famosos que viralizaram nos últimos anos, foram a disputa por descontos da Centauro e a Netshoes e entre os bancos Itáu e Santander que entraram em uma disputa de rimas para conseguir conquistar o cliente. Falsas ou não, as conversas divertiram a rede social e chamou a atenção da mídia.

image(96).png

Foto: Reprodução/Twitter

image(97).png

Foto: Reprodução/Twitter

O último diálogo a viralizar na rede social foi entre o perfil do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão e o torcedor Matheus Eleutério que estava nervoso com o estádio por ter sido obrigado a jogar fora seu objeto de uso pessoal, um desodorante, por ser considerado objeto inflamável pela segurança do estádio.

Vários usuários da rede social se mobilizaram junto com o torcedor e o apoiaram na luta por ser ressarcido pelo estádio. Os usuários chegaram a criar um perfil para o desodorante do Matheus e chamaram para a conversa, o perfil oficial da marca Rexona no Twitter.

No final, o estádio soube contornar a situação e presenteou o torcedor com uma caixa do produto. Veja abaixo:

image(98).png

Foto: Reprodução/Twitter

image(99).png

Foto: Reprodução/Twitter

image(100).png

Foto: Reprodução/Twitter

image(101).png

Foto: Reprodução/Twitter

Os usuários também aproveitaram para brincar com o estádio na esperança de serem presenteados e o Mineirão soube participar da brincadeira respondendo de forma descontraída e dentro do perfil da rede social.

image(102).png

Foto: Reprodução/Twitter

image(103).png

Foto: Reprodução/Twitter

Bons exemplos, né? E uma boa notícia para você que quer alcançar bons resultados como as empresas acima: a Construsite Brasil oferece serviços de marketing digital com pacotes de geração de conteúdos para sua empresa.

Compreendemos o seu negócio, o seu o público e realizamos esse trabalho de engajamento em suas redes sociais, incluindo Blogs. Entre em contato com a gente! teeth_smile.png

Que tal impactar seus clientes com uma imagem profissional já na proposta comercial, então, pensando em te ajudar, a Construsite Brasil criou o Modelo editável de Proposta Comercial para sua empresa vender mais, baixe agora, é grátis!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: