Mídias Sociais

As redes sociais e sua importância estratégica para a empresa

Veja a importância estratégica das redes sociais para sua empresa e como utilizá-las a seu favor

As redes sociais podem trazer inovação e novos moldes de serviços para as companhias. Unindo a linguagem informal, conteúdo multimídia e interação social, elas podem se tornar uma poderosa ferramenta de comunicação e publicidade. Se bem estruturado, esse canal possibilita ao público: conhecer, relacionar-se e fazer negócios com a marca
 
Mas muitas empresas possuem uma visão equivocada sobre as redes sociais, o que acaba gerando resultados desapontantes. Uma pesquisa realizada pela Telestra revelou que 24% das pequenas empresas que realizaram algum investimento em redes sociais, não obtiveram um resultado positivo. Um outro estudo criado pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) mostrou que 37% de empresas não melhoraram suas vendas após ingressarem no canal. 
 
Em grande parte dos casos, esse resultado negativo, se dá pela companhia não compreender a linguagem ou como deve se posicionar no ambiente digital. Além disso, não sabem como utilizar as redes sociais como uma estratégia corporativa. Os empreendedores pulam a parte de análise e pesquisa e começam já na inserção e geração de conteúdo. Um erro básico, que pode gerar problemas graves para a marca, principalmente, envolvendo a sua imagem.
 
A posição editorial nas redes sociais deve ser alinhada com os objetivos, visão e missão da empresa. Recomenda-se a consultoria de um profissional de comunicação nessa etapa para ajudar com o planejamento digital. Ele saberá te informar em quais redes a companhia deverá estar inserida, a melhor forma de atuação e como mensurar o seu resultado.
 
Um outro aspecto importante que deve ser considerado é que, como toda estratégia, a inserção nas redes sociais demanda um plano de ações com metas alinhadas a uma gestão bem estruturada. Caso contrário, será uma perda de investimento e tempo da empresa. 
 
Foque também no marketing. Esse canal é uma ferramenta ótima para impulsionar o marketing de conteúdo e trazer benefícios como fortalecimento de marca, fidelização de clientes e aumento na taxa de conversão. Saiba um pouco mais em nosso artigo sobre Conteúdo e Marketing.
 
Outro fator importante para ser usado estrategicamente é o monitoramento. Monitore antes de entrar nas redes sociais, durante e depois. Você poderá ter insights sobre seu negócio, verificar problemas e ter novas ideias a partir das discussões e interações que surgirem.
 
Tendo tudo bem estruturado e planejado, as redes sociais podem ser uma ótima alternativa para sua empresa começar a inovar e gerar novas tendências.
 
comments powered by Disqus
Newsletter