Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Passo a passo para criar seu site

Passo a passo para criar seu site

Nesse artigo nós vamos destrinchar todo o planejamento necessário para a criação de um site de sucesso. Leia o artigo!

| Atualizado em
por Time Construsite

A página online é uma ferramenta importantíssima para o marketing digital do seu negócio, por isso, na hora de criar seu site é preciso ter muita atenção e cuidado.

Nesse artigo nós vamos destrinchar todo o planejamento necessário para a criação de um site de sucesso, desde a criação, o desenvolvimento e a utilização como ferramenta de captação e prospecção de clientes.

Por que criar um site?

Criar um site é sem dúvida nenhuma um requisito básico para qualquer empresa ou negócio que queira se tornar referência no seu nicho de atuação online.

Um site funciona como um ponto comercial, um local onde os clientes e as pessoas interessadas nos seus serviços conseguem encontrá-lo e saber mais sobre sua empresa e produtos.

E como hoje a internet é basicamente onde todos buscam por qualquer tipo de serviço ou produto, não ter um site faz com que o seu negócio fique obsoleto e perca dinheiro!

Como um site pode alavancar meu negócio?

O site, além de facilitar o contato de clientes que já conhecem sua marca, permite que pessoas que não conhecem o seu trabalho e não são da sua região vejam os seus serviços.

Uma pesquisa realizada em 2020 pela empresa Boa VIsta mostrou que apenas 42% das empresas brasileiras investem nas vendas online. Desse total 38% tem site próprio, esses são valores muito baixos pensando no retorno que as vendas online podem oferecer.

No mesmo estudo foi constatado que para 36% das empresas que participaram da pesquisa, os ganhos com as vendas online representam de 30% a até 100% do seu faturamento.

Desse modo, sites, blogs e redes sociais hoje são ferramentas de trabalho para aqueles que buscam elevar a sua empresa para um nível global e vender mais. Os dados são muito relevantes para você deixar de criar seu site e investir nas redes sociais.

Como criar seu site: passo a passo

Vamos agora delimitar o passo a passo para criar seu site, de modo que você consiga se planejar para não deixar nada de fora.

Basicamente a construção de um site envolve os seguintes passos:

  • Criação e registro do domínio;
  • Construção do site;
  • Hospedagem do site;
  • Planejamento da estrutura e design do site;
  • Criação de conteúdo.

O desenvolvimento desses itens deve acontecer de forma conjunta, por isso é muito importante ter uma assessoria ou consultoria especializada nesse assunto.

A Construsite Brasil oferece serviços completos quando o assunto é marketing digital. Faça já um orçamento aqui.

Defina um objetivo claro para o seu site

Antes de começar a construir “fisicamente” a página você precisa ter em mente uma ideia clara de qual o objetivo principal.

Cada página terá uma necessidade de formatação e construção diferente de acordo com o seu objetivo final.

No caso você irá criar um e-commerce? Ou divulgar os seus serviços particulares através de um site, ou landing page? Enfim, defina qual é o objetivo final e aí então comece a trabalhar!

O que é o domínio do meu site?

Domínio é o endereço do seu site, o nome pelo qual você será encontrado.

Ele também é conhecido como URL, e é o endereço digitado no navegador para encontrar a sua página, por exemplo: www.suamarcaquiestá.com.

O registro do domínio é pago, e esse valor depende se esse endereço é muito disputado ou recorrente nas pesquisas.

Se o seu domínio já estiver registrado, você pode tentar comprá-lo do dono ou então buscar um endereço alternativo.

O que é um provedor de hospedagem?

A hospedagem de um site é o local onde o seu endereço está armazenado. Então toda vez que seu domínio é digitado no navegador você é direcionado para o “local” onde seu site está.

Após criar um site, a hospedagem funciona como uma grande pasta que armazena todos os dados utilizados para construí-lo, assim como qualquer outra informação coletada.

Muitas empresas oferecem o registro do domínio e a hospedagem em apenas um pacote, bem como a construção do site e manutenção.

Como escolher um provedor de hospedagem?

O provedor de hospedagem não só reside no seu site, mas também garante que ele esteja funcional 24 horas, sem bug’s e prevenindo contra ameaças de hackers.

Por isso, a escolha da empresa onde será feita a hospedagem é uma das mais importantes no planejamento do seu site.

Algumas dicas para escolher a melhor opção:

  • Invista em empresas que oferecem serviços completos, como por exemplo de registro de domínio e construção de site;
  • Veja a capacidade de armazenamento e taxa de transferência disponibilizada e se é compatível com o seu negócio;
  • Verifique se eles disponibilizam e-mail com o nome do domínio escolhido;
  • Verifica a capacidade do banco de dados.

Como fazer o design do meu site?

Essa parte assusta muitos leigos, pois se imagina ser necessário um conhecimento profundo em programação para realizar a construção de um site.

Caso você não queira terceirizar esse serviço, há diversas páginas online onde é possível criar seu site sozinho, como Wordpress e Wix, que permitem que você mesmo construa o seu site de forma fácil e prática.

Porém contar com a ajuda profissional de um design UX e UI é um grande diferencial para criar o seu site. Isso porque esses dois especialistas são focados em analisar e desenvolver sistemas que forneçam a melhor experiência que o cliente possa ter.

Com eles seu site será mais intuitivo, de fácil navegação e totalmente responsivo. Isso tudo quer dizer um retorno ainda maior dos visitantes e maior fidelização dos clientes.

Criando conteúdo

O site está criado, e agora? Bom, agora sim começa o verdadeiro trabalho que envolve a criação de conteúdo.

O seu site deve ser um local onde seja possível encontrar de forma fácil e acessível as principais informações sobre o seu negócio.

Alguns itens imprescindíveis para o seu site:

  • Página inicial ou Home;
  • Quem somos nós ou sobre a empresa;
  • Informações de contato e redes sociais;
  • Produtos e serviços;
  • Blog.

O blog é uma peça não fundamental à primeira vista, mas você deve ter em mente que ele é uma ferramenta a ser explorada, principalmente para obter tráfego orgânico a longo prazo.

Isso porque a criação de conteúdo de relevância é uma das principais formas para se garantir uma boa colocação nas pesquisas em sites de buscas, como o Google.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo que um dos nossos especialistas irá te auxiliar sobre o assunto!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: