Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Para abrir loja virtual precisa de CNPJ?

Para abrir loja virtual precisa de CNPJ?

Qual é a melhor forma de manter uma loja virtual e as suas obrigações enquanto empreendedor. Confira!

| Atualizado em
por Time Construsite

Abrir loja virtual se tornou parte do planejamento de muitas empresas que tiveram suas vendas físicas impactadas pela economia, especialmente os microempreendedores individuais. No entanto, para entrar no universo online com precisão e credibilidade, é importante entender como montar uma loja online sem falhas.

Pensando nisso, elaboramos o artigo abaixo para te ajudar a entender qual é a melhor forma de manter uma loja virtual e as suas obrigações enquanto empreendedor. Confira.

Como montar uma loja virtual?

Se você deseja começar a praticar vendas online de um determinado serviço ou produto, deve primeiramente elaborar um planejamento que conte desde a criação da identidade visual até as estratégias de captação de clientes e como sua loja virtual pode impactar positivamente o público-alvo que você deseja atrair.

Ao realizar esses passos, você pode começar a pensar em uma estrutura digital para criar a loja virtual, principais informações que precisam estar visíveis para todos os clientes, principalmente a exposição dos produtos e segurança das transações.

Por fim, você deve pensar em um nome atraente e já se preparar para registrar sua patente e domínio, assim você evita o roubo de identidade e pode recorrer juridicamente para reaver qualquer plágio que possa existir.

Loja virtual para iniciantes: é possível começar a vender através do CPF?

Não há impedimentos jurídicos para que você comece a vender através da sua loja virtual somente com o seu CPF. Por se tratar de um processo burocrático e caro, muitos empreendedores esperam obter um caixa maior para formalizar o negócio como uma microempresa e ter acesso a maiores recursos.

Sendo assim, é importante que você não deixe de abrir um CNPJ para o seu e-commerce. Isso vai ajudar a passar mais credibilidade e autoridade aos clientes, fazendo com que mais pessoas possam confiar em comprar na sua loja virtual devido ao registro.

Além disso, abrir um CNPJ mesmo em loja virtual para iniciantes pode ser um bom começo para conseguir financiamentos ou investimentos de instituições financeiras para você conseguir escalar seu negócio em menos tempo.

Dessa forma, embora seja um processo burocrático, o CNPJ acaba se tornando uma vantagem a longo prazo para suas estratégias de vendas, além de estar regulamentado na Receita Federal.

Como abrir um CNPJ para loja virtual

Se você está começando a empreender agora, o ideal é que você se formalize como um MEI (Microempreendedor individual). Esse cadastro te dá acesso a movimentar até R$130 mil por ano na sua empresa e os impostos devidos são cobrados através de uma taxa mensal de apenas R$60, uma despesa que um bom planejamento financeiro pode conseguir cobrir sem gerar dívidas.

Essa opção também é interessante para quem deseja poupar recursos com a contratação de um profissional contábil no início, uma vez que a abertura desse CNPJ MEI pode ser realizada com bastante facilidade através do Portal do Empreendedor de forma inteiramente gratuita.

Já no caso do seu planejamento passar do teto orçamentário do MEI, você precisa abrir um CNPJ diretamente no site da Receita Federal e preencher os documentos solicitados pelo órgão.

Nesse caso, é importante que você conte com o acompanhamento e aconselhamento de um profissional de contabilidade para que todo o registro seja realizado sem grandes transtornos e você obtenha um cadastro mais rápido para seguir empreendendo.

O que preciso saber sobre a Lei do E-commerce?

Embora muitas pessoas ainda pensem que o ambiente online não é passível de regulamentação, saber como montar uma loja online também precisa entender o que diz a Lei do e-commerce e os motivos que o empreendedor precisa estar em conformidade com suas diretrizes.

A Lei do e-commerce passou a vigorar em 2013 junto ao Código de Defesa do Consumidor e é válida para todas as lojas virtuais, independentemente do seu tamanho.

Sendo assim, a legislação conta com três pontos iniciais que devem ser respeitados pelo por quem deseja abrir loja virtual e que dizem respeito diretamente à boa experiência do cliente e à credibilidade da empresa. São eles:

  • Atendimento eficaz e ágil;
  • Direito de arrependimento;
  • Informações claras e visíveis, principalmente sobre o uso dos dados do visitante.

Essas informações são o grande ponto de partida para você estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente e este, por sua vez, entender que não será lesado de nenhuma forma ao adquirir o seu produto.

Além disso, a Lei do e-commerce também faz com que você tenha que fornecer informações de contato, exposição do cadastro do CNPJ, todas as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento, prazos de entrega, resumo das compras e as condições para trocas e devoluções.

Ao seguir esses passos com exatidão e profissionalismo, suas vendas online têm a chance de serem potencializadas e você consegue criar um fluxo positivo de receita comercial, melhorando cada vez mais seu atendimento ao cliente e a reputação da loja virtual.

Conte com a Construsite Brasil para abrir loja virtual

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de desenvolvimento de sites profissionais, a Construsite Brasil é uma das empresas mais procuradas por empreendedores que queiram apostar em vendas online ao abrir loja virtual.

Ao contratar um de nossos pacotes, você tem acesso a uma equipe de profissionais especializada em programação, design e otimização de busca através das estratégias de SEO, tudo para que sua loja virtual renda frutos até mesmo durante a madrugada por estar bem posicionada na busca pelo Google.

Além de um consultoria e suporte em relação a questões de segurança do e-commerce e otimizações que podem ser feitas para elevar ao máximo a experiência do usuário.

Ficou interessado? Preencha nosso formulário de contato para que um de nossos especialistas ajude a impulsionar o seu negócio ao abrir uma loja virtual.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: