Dicas

Entenda a importância da segurança digital

A segurança digital é imprescindível nos dias de hoje

A evolução da tecnologia nos fez basear grande parte do nosso patrimônio em dados e informações digitais. Grandes companhias são totalmente sustentadas pela informática e possuem grande parte de seus elementos de valor corporativo, baseados em bites. Até pessoalmente, transferimos grande parte de nossos documentos, senhas e informações para o ambiente digital.
 
Mas, da mesma forma que a tecnologia evolui para nos auxiliar, também há o lado ruim, focado na invasão de sistemas, que pode levar ao roubo de informações e segredos. Diante deste cenário, torna-se fundamental pensar em formas de debater e melhorar a segurança no meio digital. No meio empresarial, a segurança da informação tornou-se fator estratégico e necessário para os qualquer empresário
 
Sabemos que não há como ter um sistema infalível e absoluto, porém, há boas políticas e práticas que podem ser adotas e evitar problemas futuros. Separamos um passo-a-passo que pode te ajudar a montar um plano de contenção e monitoramento de segurança:
 
Comece verificando os principais riscos de vazamento de informações, desde as básicas, como senhas, até relatórios sigilosos. Após, prepare um sistema de confidencialidade que baseia-se em níveis de autorização a acessos
 
Verifique o responsável pelas últimas alterações e implante um sistema focado em integridade, que se traduz na proteção contra manipulações e alterações indevidas.
 
Instale um sistema de backup, porém, para acesso de poucas pessoas: que sejam de confiança e de alta patente em sua empresa.
 
Não possua a mesma senha para diversos sistemas. Isso evita a perda de arquivos no caso de alguma invasão ou caso alguém descubra sua senha.
 
Algo simples, mas que deve ser implantado é a identificação de usuário. Ela deve ser usada junto ao nível de acesso. Assim, ficará mais fácil de controlar quem está utilizando cada sistema da companhia. 
 
Essas pequenas dicas poderão reduzir (e muito!) o risco de perder o item mais poderoso que as empresa possui: informação. Se você é uma apenas uma pessoa física, adapte essas dicas para seu e-mail, token de banco e aplicativos de celular. Temos que nos blindar em todas as vertentes!
 
segurança digital
 
 
comments powered by Disqus
Newsletter