Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Google & SEO Estratégias para gerar leads B2B

Estratégias para gerar leads B2B

Os leads BSB podem ser o diferencial para seu negócio. Você conhece as estratégias para gerar leads B2B? Neste artigo conto tudo sobre elas, vem comigo!

| Atualizado em
por Time Construsite

As relações comerciais entre empreendedores sempre estiveram presentes na história da humanidade. Antes mesmo da existência do dinheiro, os agricultores realizavam trocas de mercadorias entre si, estabelecendo uma relação comercial mesmo que bem simples se comparado aos dias atuais.

Atualmente, com o avanço da tecnologia e dos estudos nas áreas de marketing e comércio, essa relação entre empresas e empresários se tornou mais complexa e mais adequada ao cenário em que nos encontramos.

Um dos modelos de negociação em alta atualmente é o BSB, mais especificamente os leads B2B. Esse modelo possibilita que uma empresa ou um empreendedor consiga captar no mercado outras empresas e empresários que buscam os seus serviços. Através dessa captação, inicia-se o processo de negociação entre as partes e finalizando na contratação do serviço.

Portanto, para sobreviver no mercado atual, você deve ser capaz de gerar leads B2B de maneira eficaz. Dito isso, te fazemos as seguintes perguntas: Você sabe o significado de leads B2B? Sabe como usá-los para maximizar os lucros do seu negócio?

Caso não saiba ainda, você chegou ao artigo certo. Ao longo dele, iremos te explicar o significado do termo leads B2B, sua importância, como utilizá-lo e dicas para aproveitar todos os benefícios dessa estratégia. Nos acompanhe nessa leitura.

Qual o significado do termo leads B2B?

Antes de tudo, vamos te explicar o significado de B2B. Essa sigla vem do inglês, “Business-to-Business” e se traduzirmos ao pé da letra significa empresa para empresa. Ou seja, o B2B é uma modalidade de negócio onde os envolvidos são pessoas jurídicas e as vendas podem ser de variados produtos ou serviços como matéria prima, consultorias, marketing digital, criação de site ou loja virtual, entre outros.

Já os leads B2B, são as empresas ou empreendedores que podem se tornar clientes de sua empresa, usufruindo de seu produto ou serviço principal. Eles se tornam seus leads B2B quando, em algum momento da fase de compra, demonstram interesse em adquirir seus serviços ou interesse em algum material oferecido por seu negócio.

Toda empresa deve ser capaz de captar leads, entretanto nem todas são capazes de realizar a prospecção de leads B2B. Isso porque, eles se restringem para empresas ou empresários que possuem como clientes outras empresas e empresários.

Pense com a gente, se o seu negócio é consultoria financeira especializada em gestão empresarial, gerar leads B2B é completamente importante para que seu produto ou serviço se mantenha no mercado. Porém, se o seu negócio é realizar pequenos reparos rotineiros em casas e apartamentos, você ainda deve gerar leads, mas não leads B2B.

Portanto, os leads B2B só se aplicam a empresas ou empresários que oferecem produtos e serviços para outras empresas e, se aplicados corretamente, garantem a sobrevivência e destaque da sua empresa no mercado.

Qual a importância da geração de leads B2B?

Agora que você já está familiarizado com o termo leads B2B, vamos explicar qual a importância dele para o seu negócio.

Vamos imaginar o seguinte cenário: você é um empresário no ramo de consultoria ambiental para empresas e já possui uma cartela de clientes, porém deseja aumentar a quantidade de clientes, aumentar os lucros e fazer com que o nome da sua empresa cresça.

O que você pode e deve fazer para te auxiliar a alcançar essa meta? Atrair mais clientes com certeza te ajudará nessa missão. E o que ajuda a sua empresa a atrair mais clientes? A geração de leads B2B.

Existem várias maneiras de fazer essa prospecção de leads B2B, como por exemplo o marketing de conteúdo, as redes sociais, chamadas telefônicas e e-mails personalizados. A escolha de como gerar mais leads vai variar de acordo com sua persona (personificação do seu cliente ideal) e das estratégias usadas por você.

Portanto, os leads B2B ajudam a sua empresa a atrair e captar possíveis clientes em potencial para seu negócio, fazendo com que eles entrem no seu funil de vendas. Após entrar no funil, você deve realizar ações capazes de criar interesse dos seus leads e persuadi-los a fechar negócio.

Como gerar leads B2B?

Depois de entender o que significa e a importância dos leads B2B você já deve estar ansioso para saber como implementar essa tática em sua empresa certo? Neste tópico te mostraremos como conseguir gerar leads B2B.

O primeiro passo que você deve fazer antes de conseguir prospectar leads B2B é definir a sua persona. Estabeleça qual o perfil ideal das empresas que podem ser seus clientes, como o porte, número de funcionários, localização, faturamento, nicho do mercado de atuação, produtos e serviços ofertados, entre outros. Dessa maneira, você conseguirá atrair apenas aqueles com maior chance de conversão.

Após definir o perfil da sua persona, vá em busca de empresas que possuem as características que você definiu. Através das redes sociais como o LinkedIn, é possível realizar essa busca dentro de seus critérios, além do fato de ser uma rede social corporativa. Outra maneira é ir a eventos onde seus clientes estarão e aumentar seu networking e se conectar com várias pessoas.

Além desses passos, tenha como sua principal aliada a tecnologia. Atualmente o nosso tempo está cada vez mais corrido e, sempre que possível, automatize seus processos ou contrate uma empresa de marketing digital como nós da Construsite Brasil. Nós iremos administrar suas campanhas e atrair clientes para você todos os dias, sua preocupação será apenas em atender bem seus novos clientes.

Portanto, para gerar leads B2B é necessário passar por uma fase de planejamento para ser mais certeiro em suas ações, além de contar com a ajuda da tecnologia e empresas parceiras para facilitar e maximizar seus resultados.

Estratégias digitais para geração de leads B2B

Agora que você já sabe como gerar leads B2B, vamos te apresentar algumas estratégias digitais que podem te ajudar nessa tarefa. Combinadas com os passos que mostramos acima você estará mais preparado para se destacar no mercado.

SEO e geração de leads B2B

O SEO (“Search Engine Optimization” ou otimização para motores de busca) é o conjunto de estratégias e técnicas que possuem como objetivo principal alcançar as primeiras posições dos mecanismos de busca, principalmente o Google.

Ele deve ser usado em conjunto com o marketing de conteúdo no blog de sua marca. Produza conteúdos consistentes, com os principais assuntos relacionados ao seu produto ou serviço capazes de atrair novos usuários que se tornarão leads B2B e futuramente seus novos clientes.

Abaixo separamos uma lista das principais técnicas relacionadas ao SEO que você precisa usar para aumentar seu tráfego orgânico (sem anúncios).

  • Palavras-chave: otimize as palavras-chave de seus textos, sempre pesquisando os assuntos que estão em alta em relação ao seu nicho. Saiba o que seu cliente está buscando.
  • Links: através de backlinks em posts de empresas parceiras você aumenta sua classificação. Busque sites que já possuam uma boa autoridade de domínio maior que o seu.
  • Storytelling: contar histórias que atraem a atenção de seus leitores é uma boa estratégia para evitar que os visitantes saiam antes do final do texto.

Logo, utilizando essas técnicas de SEO juntamente com o marketing de conteúdo, você terá um material rico e informativo, que atrai novos leads B2B e novos clientes para seu negócio.

Leads B2B nas redes sociais e anúncios

Uma estratégia que deve ser usada é as redes sociais. Atualmente é inviável se manter fora delas, uma vez que praticamente todos nós temos um perfil em pelo menos uma. E isso não é diferente para seus clientes. Os CEOs, gestores, coordenadores e empreendedores também utilizam as redes para fins profissionais e podem encontrar sua empresa em uma delas.

Portanto, se mantenha ativo, publique frequentemente os conteúdos que você elaborou em seu blog com as técnicas SEO. Elas também podem ser utilizadas nas redes sociais e atrair novos leads B2B.

Nas redes sociais, os anúncios pagos podem te garantir novos leads B2B caso você tenha orçamento para investir. Com eles você consegue segmentar o público que terá acesso aos seus anúncios de acordo com as características que você definiu do seu cliente ideal, entregando diretamente para sua persona nas redes sociais dela.

Já nos mecanismos de busca, você consegue garantir que as primeiras colocações sejam suas através dos anúncios pagos. Mas vale ressaltar que, quanto mais concorrido for o assunto, mais caro pode sair garantir o topo nas pesquisas. Ainda sim, é uma boa alternativa para gerar mais leads B2B.

Leads B2B e os estágios do funil de vendas

Um fator muito importante na hora de atrair novos leads B2B é em qual estágio do funil de vendas ele se encontra. Isso porque cada estágio necessita de uma estratégia diferente para obter maior sucesso na conversão.Existem três estágios: Topo de funil, meio de funil e fundo de funil.

Os leads de topo de funil, ainda não possuem nenhum conhecimento de sua empresa, de sua marca e nem de seu produto ou serviço. Nesta etapa, você deve instigar seu visitante e levantar um problema no qual só o seu serviço é capaz de resolver.

Já os leads que estão no meio de funil possuem um maior conhecimento sobre o serviço que você oferta, seja através de sua empresa ou de algum concorrente. De qualquer forma, ele já tem um nível de interesse em comprar, só precisa de mais um empurrãozinho. Mostre para ele seus diferenciais e benefícios.

Por fim, os leads de fundo de funil já estão preparados para efetuar a compra. Já passaram por todo o funil, pesquisaram e concluíram que o seu serviço atendia às suas expectativas. Esses são os mais fáceis de converter por já estarem mais propensos a compra.

Portanto, seu objetivo para converter o maior número de leads b2b é colocá-los dentro do funil através de textos do blog, publicações de redes sociais, anúncios e etc. Uma vez dentro, você deve conduzi-los ao fundo do funil, descendo um nível de cada vez, até que comprem seu produto ou serviço e se tornem clientes.

Baixe agora sua proposta comercial de impacto!

A geração de leads B2B é de extrema importância para conseguir atrair e converter novos clientes para as empresas e empreendedores que têm como principais clientes outras empresas e empreendedores.

É uma técnica bastante usada, porém pouco possuem o conhecimento necessário para aplicá-la da melhor maneira. Porém você já está se destacando dos demais! Com as informações aprendidas nesse artigo você já é capaz de começar a gerar seus leads B2B e aumentar suas vendas.

Mas você sabia que existe um jeito de sua empresa vender ainda mais, além de transmitir credibilidade e profissionalismo e ainda padronizar a sua identidade comercial? E melhor, sem pagar nada, totalmente de graça?

Nós da Contrusite Brasil preparamos um modelo de proposta comercial de impacto, totalmente personalizada e que com certeza será o diferencial que você precisa para vender muito mais!

Baixe agora seu modelo de proposta comercial totalmente grátis! Não deixe para depois aquilo que pode ser feito agora! Seu negócio merece o melhor de você!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: