Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Wix, WordPress ou Construsite Brasil: Qual é a melhor plataforma para criar site

Wix, WordPress ou Construsite Brasil: Qual é a melhor plataforma para criar site

Está em dúvida de onde criar o seu site? Confira a análise completa sobre Wix, WordPress e Construsite Brasil. Acesse o post e saiba mais.

| Atualizado em
por Time Construsite

Ter um site é uma obrigatoriedade no marketing digital. Independente da estratégia adotada, contar com um website para enviar os clientes para conhecer mais sobre a empresa está no centro de qualquer ação ou campanha.

E é neste momento que pode surgir a dúvida: o melhor caminho para ter um site corporativo é através de qual CMS? Wix, Wordpress ou Construsite, qual a opção mais ideal?

Fique conosco até o fim deste post, pois iremos analisar cada uma dessas opções, levantando seus pontos positivos e negativos, bem como realizando um comparativo geral que te ajudará a encontrar a solução ideal para você.

O que é um CMS?

CMS é uma abreviação para a expressão americana Content Management System que, em tradução livre, pode ser entendida como Sistema de Gestão de Conteúdo. De forma prática, o CMS consegue colocar no ar o seu site, te dando a opção de fazer a gestão do conteúdo interno.

Um CMS permite o gerenciamento do conteúdo dinâmico de forma bastante simples, como conteúdos de páginas, posts de blogs ou cadastros de produtos de uma loja virtual.

É este sistema que permite, por exemplo, que sites de notícias adicionem novas notícias em suas páginas em tempos recordes, ou que blogs corporativos sejam atualizados constantemente.

No ambiente das empresas, um CMS é útil para atualizar banners de homepage e conteúdos específicos das páginas, como chamadas, textos de destaque, avisos e comunicações.

As principais opções de CMS do mercado

Existem diversas opções de CMS disponíveis para uso no mercado. Em resumo, podemos destacar três dos principais: Wix, Wordpress e Construsite.

No caso do Wix, a gestão de conteúdo é feita em uma plataforma própria, com uma facilidade maior de customização e desvantagens significativas sobretudo quando o assunto é layout e experiência do usuário.

O mesmo pode ser dito do Wordpress que, embora bastante utilizado e atendendo às principais necessidades de um site corporativo, pode exigir um nível maior de conhecimento técnico, sobretudo programação.

Já no caso da Construsite, além das vantagens de um CMS tradicional, ainda conta com o desenvolvimento de profissionais capacitados e gabaritados e, exatamente por isso, exige um investimento maior.

No decorrer deste artigo você poderá conhecer mais sobre cada um deles e descobrir qual a melhor opção para sua realidade.

Como escolher um CMS?

Para escolher um CMS, é preciso considerar alguns fatores como valor disponível para investimento, tempo necessário para entrega e qualidade esperada do serviço.

Nas análises a seguir você poderá analisar esses e outros elementos a partir de um relatório completo sobre cada um dos CMS’s citados.

Análise do Wix

O Wix é uma das mais populares plataformas de construção de sites no Brasil, destacando-se justamente por sua popularidade e penetração rápida de mercado, pois consegue atrair um grande número de empreendedores e empresários que buscam sites profissionais com um baixo custo de investimento.

O Wix funciona no sistema arrasta e solta, onde é possível, de forma digital, organizar, ordenar e editar módulos do conteúdo e do layout do site.

Caso você tenha conhecimento técnico de programação ou conte com um profissional da área para te ajudar, também estão disponíveis opções de personalização do HTML, o que garante uma experiência muito mais personalizada.

Um outro recurso interessante é o exclusivo sistema de inteligência artificial, que fornece ao empreendedor uma série de perguntas que, quando respondidas, darão à máquina informações suficientes para que esta construa um site de forma totalmente automática e personalizada para a empresa.

Personalização

O primeiro fator que vale a pena ser analisado é a personalização, ou seja, a capacidade da plataforma de fornecer uma experiência positiva e facilitada de personalização. Após expor as principais características de cada fator, daremos uma nota de 0 a 10, o que nos fornecerá um plano geral comparativo ao final do texto.

No caso do Wix, o fator personalização é um dos seus pontos fortes, já que seu sistema arrasta e solta permite que mesmo usuários sem experiência com programação consigam dar seu toque pessoal à aparência das páginas.

Para adicionar recursos extras àqueles padrão da plataforma, o Wix App Market traz diversos plugins e funcionalidades que enriquecem a experiência de criação de sites.

De 0 a 10, a personalização do Wix pode ser classificada com uma nota 9.

Performance

Quando o assunto é performance, no entanto, o Wix deixa a desejar. É muito comum que empreendedores e criadores de sites reclamem da velocidades dos sites e da plataforma, especialmente quando determinados temas são instalados.

Segundo testes, a velocidade média das páginas é de 5,2 segundos, o que é considerado bem lento. Fica claro, portanto, que a performance é um fator crítico no Wix, embora na maioria das vezes as experiências sejam bastante positivas.

Em uma avaliação prática, podemos analisar a performance do Wix com uma nota próxima a 7.

Flexibilidade

Por flexibilidade, entendemos aqui como a capacidade de criar novas ferramentas e funcionalidades para seu site. Nesse quesito, o Wix não se destaca muito bem, isso porque os recursos são limitados àqueles padrão ou disponíveis na loja.

Se, portanto, surgir uma necessidade muito específica para seu mercado, você não poderá implantá-la em seu site Wix com grande facilidade.

Além disso, até mesmo a personalização em HTML é limitada, pois a ferramenta não permite a edição do código completo, apenas trechos do código e que são chamados de “iFrame”.

A nota para o fator flexibilidade, no Wix, é também de 7.

Conhecimento técnico exigido

Vamos avaliar, também, o conhecimento técnico exigido para otimizar as experiências com os CMS’s. No caso do Wix, caso haja um conhecimento técnico em programação, isso será muito útil, mas não é necessário.

O sistema de fácil edição no modelo arrasta e solta permite que qualquer pessoa faça as alterações na página e construa seu site.

Este é, portanto, um ponto positivo do Wix, sobretudo quando comparado ao Wordpress.

A nota geral desse quesito é, portanto, 9.

Segurança dos dados

Um ponto essencial para entrar nessa análise é a segurança dos dados, ou seja, a capacidade que a plataforma tem de proteger e salvaguardar os dados utilizados no site.

No caso do Wix, os dados são criptografados para evitar vazamentos de informações. Além disso, a empresa afirma que contrata profissionais e consultores para garantir a segurança das informações fornecidas pelos usuários.

Por fim, Wix também conta com diversas camadas de segurança para proteger os clientes em casos onde haja vulnerabilidade. No quesito segurança, o Wix conta com nota 8.

Otimização para SEO

Vale falar, ainda, sobre as otimizações para SEO, e verificar se há funcionalidades suficientes para causar bons impactos nos resultados orgânicos do site.

Entre os três CMS’s analisados até aqui, o Wix apresenta a pior performance neste quesito, embora tenha apresentado uma significativa melhora nos últimos anos.

Nas versões gratuitas do Wix não há integração com o Google Analytics, sitemaps com integração no Search Console da Google, nem qualquer facilitador de ranqueamento neste sentido.

A nota para a otimização para SEO no Wix é de 6.

Custo

Por fim, vamos analisar os custos envolvidos na contratação do Wix. Em resumo, existem duas categorias de planos: planos pessoais e planos para negócios. No valor normal, o plano mais barato é de R$ 13 por mês, que conta com limitações de largura de banda, armazenamento e horas de vídeo.

Em contrapartida, o plano mais completo pode chegar a R$ 69 por mês, com um suporte privilegiado e prioritário, além da possibilidade de criação de e-commerces, cadastro de produtos e vendas online.

A nota para o custo do Wix (calculado a partir do custo-benefício) é de 8.

Análise do Wordpress

Agora que já fizemos uma análise completa sobre o Wix, chegou o momento de olharmos com atenção especial para o Wordpress.

Em primeiro lugar, é importante fazer uma distinção muito clara: existe um serviço online de criação de sites, semelhante ao Wix, cujo nome é Wordpress.com.

Nós não estamos falando desse serviço, mas sim do sistema livre e aberto de gestão de conteúdo. Justamente por ser um sistema livre, ou seja, de código aberto, seu uso é gratuito.

No entanto, atenção: para utilizar o Wordpress é preciso instalá-lo em um servidor e contratar uma hospedagem.

Personalização

No quesito personalização o Wordpress consegue surpreender: o usuário poderá fazer tudo o que quiser, já que todas as configurações são feitas diretamente a partir do código-fonte.

Em contrapartida isso também pode tornar-se um problema, já que para qualquer alteração será preciso contratar um profissional ou, então, obrigará o proprietário do site a adquirir conhecimentos avançados em programação.

A nota geral de personalização é de 9 pois, embora tudo seja possível, a contratação de um profissional será exigida a cada nova alteração.

Performance

No quesito performance, o Wordpress consegue bons resultados, mas isso sempre é dependente do servidor onde está hospedado. Para ter uma boa performance não basta, portanto, contar com o Wordpress. Antes, é preciso contratar um servidor eficiente.

O Wordpress conta com um CDN interno, que ajuda a melhorar a entrega do conteúdo para o usuário final, influenciando positivamente na performance geral do site.

De forma objetiva, a performance do Wordpress pode ser avaliada com uma nota de 8, não recebendo uma avaliação maior justamente pela necessidade de contratação de um servidor externo.

Flexibilidade

A flexibilidade do Wordpress também é ilimitada por duas razões complementares: a primeira é que o Wordpress conta com diversos plugins que adaptam as funcionalidades do site para necessidades bem específicas.

Além disso, a possibilidade de fazer edições em HTML e até criar plugins são grandes potencializadores da flexibilidade. Atualmente já são mais de 50 mil plugins disponíveis para complementar os sites e a experiência do usuário final.

A nota da flexibilidade para o Wordpress, portanto, é de 10.

Conhecimento técnico exigido

O nível de conhecimento técnico exigido para utilizar o Wordpress é bem alto e, por isso, nossa avaliação neste ponto não será tão positiva para a ferramenta.

Para conseguir utilizar o Wordpress com eficiência, será preciso contar com um especialista na plataforma ao seu lado, porque gerenciar esse CMS não é fácil.

No final das contas, portanto, o custo do Wordpress pode tornar-se bem acima daquilo que inicialmente foi imaginado, justamente por essa necessidade de contar com alguém como suporte.

A nota do nível de conhecimento técnico exigido é de 6, justamente pela necessidade de contratar um especialista em Wordpress para conseguir desenvolver as ações do dia a dia.

Segurança dos dados

A segurança dos dados, no Wordpress, é um ponto crítico. Isso porque o sistema de código aberto acaba tornando o site vulnerável, sobretudo quando não são tomadas ações ativas de reforço de segurança e o sistema não é completamente atualizado.

Por isso sites em Wordpress são constantemente invadidos, justamente porque a segurança está sob responsabilidade daquele que cria o site.

Mais uma vez nos deparamos com a principal limitação do Wordpress: a necessidade de contratar algum especialista para auxiliar no desenvolvimento e execução dos trabalhos.

De forma geral, a nota para segurança dos dados é de 7, justamente porque não há uma funcionalidade própria de proteção às informações.

Otimização para SEO

Em nosso penúltimo requisito do Wordpress, vamos falar sobre as técnicas de otimização para SEO. Esse é um verdadeiro destaque do Wordpress justamente porque estão disponíveis um número sem igual de plugins e recursos exclusivos para a plataforma.

Mas, mais uma vez, nos deparamos com a necessidade de contar com a ajuda de um profissional, pois toda a construção do site precisa ser feita com a mentalidade de otimização para SEO, e somente um profissional de programação pode fazê-lo com maestria.

A nota final da otimização para SEO do Wordpress é 9, devido às suas muitas opções, não alcançando avaliação máxima por exigir a contratação de um profissional.

Custo

Por fim, precisamos avaliar os custos envolvidos no Wordpress. Como já dissemos, a plataforma é gratuita, mas exige a contratação de domínio e hospedagem, bem como um profissional de programação ou criação de sites para otimizar a página criada.

A nota para o custo do Wordpress (calculado a partir do custo-benefício) é de 8.

Análise da Construsite Brasil

Chegamos à nossa última análise. Agora, vamos avaliar a Construsite Brasil, uma agência especializada na criação de sites verdadeiramente vendáveis e adequados à sua necessidade de comunicação.

A empresa está no mercado digital desde 2004 e conta com mais de 3 mil clientes ativos. Com uma entrega de qualidade incrível, o preço é bastante acessível para diversos tipos de empresas.

Dois planos estão disponíveis: no site modelo, o cliente escolhe um layout que esteja alinhado ao propósito da sua marca. A partir daí, nossa equipe fará a personalização de cor, logo e menu, com uma entrega recorde de 7 dias úteis.

Já no plano personalizado, todo o site será criado do zero para atender as necessidades da sua empresa, incluindo o layout. O prazo de entrega é maior, chegando a 25 dias úteis.

Personalização

Na Construsite a personalização é total. O cliente poderá contar com um site feito totalmente sob medida a partir de seus gostos e interesses.

Enquanto no Wix existem limitações devido à performance e, no Wordpress, a limitação aparece justamente devido a contratação de um profissional, na Construsite Brasil a personalização está disponível para qualquer cliente do plano personalizado.

Nem o céu é mais limite para aquilo que é possível fazer. A nota geral para personalização na Construsite é 10.

Performance

Vale destacar, ainda, a performance. Se o Wordpress pode apresentar problemas nesse quesito devido à hospedagem e o Wix costuma ter aqui a principal fonte de reclamação dos clientes, a Construsite Brasil é destaque no assunto performance.

Isso porque os profissionais envolvidos na construção do site são capazes e preparados para gerar experiências positivas no site de cada cliente, mantendo a beleza e a boa aparência dos layouts.

A nota final para performance na Construsite Brasil é de 10, justamente porque a empresa garante a melhor entrega nos sites e com qualidade extraordinária.

Flexibilidade

No quesito flexibilidade, a Construsite acaba ficando para trás. Isso porque para que sejam feitas novas alterações no site pronto será preciso contratar um serviço específico da empresa para isso.

Em contrapartida, sites feitos com a Construsite contam um gerenciador de conteúdo que facilita a inserção de banners, conteúdos de blog e em páginas.

A nota para flexibilidade da Construsite Brasil é de 7, portanto.

Conhecimento técnico exigido

Esse item já ficou implícito em tudo o que falamos até aqui. Para ter um site com a Construsite Brasil não será preciso nenhum conhecimento técnico.

Isso porque é a Construsite é quem fica responsável por toda a programação e desempenho do site. O papel do contratante é só esperar para ver a mágica acontecer e surgir um site incrível diante de seus olhos.

A nota de conhecimento técnico exigido para a Construsite Brasil é, portanto, 10, justamente por fazer com que o cliente não precise de nenhum conhecimento do gênero.

Segurança dos dados

A Construsite Brasil utiliza os mais modernos recursos de segurança, garantindo a integridade de cada dado fornecido nos sites construídos pela empresa.

Além disso, são realizados backups diários de dados, evitando perda de dados em situações extremas ou ataques. Sites feitos pela Construsite também contam com certificados de segurança, o que garante a criptografia de cada informação preenchida por seu cliente.

A nota de segurança, portanto, é de 10.

Otimização para SEO

Estamos quase chegando ao fim do nosso artigo mas não poderíamos deixar de falar sobre a otimização para SEO.

Na Construsite, os sites recebem o toque de profissionais do começo ao fim do projeto, com otimizações no front e no back-end, o que potencializa os resultados orgânicos do site a longo prazo.

A nota de otimização para SEO é máxima para a Construsite, justamente pelo envolvimento total de profissionais especialistas no assunto.

Custo-benefício

Por fim, precisamos falar de custos. Embora os preços possam variar bastante entre um projeto e outro, a Construsite exige um investimento maior do que aqueles feitos no Wix ou no Wordpress, mas justamente pela altíssima e superior qualidade oferecidas.

A nota para o custo é de 9, considerando a relação custo-benefício.

Comparativo final: Wix x Wordpress x Construsite

Agora que você já está munido de todas as informações, vale a pena avaliar um comparativo final entre as três soluções. Confira:

Quesito Wix Wordpress Construsite Vencedor
Personalização 9 9 10 Construsite
Performance 7 8 10 Construsite
Flexibilidade 7 10 7 Wordpress
Conhecimento técnico exigido 9 6 10 Construsite
Segurança dos dados 8 7 10 Construsite
Otimização para SEO 8 9 10 Construsite
Custo-benefício 8 8 9 Construsite

Crie agora mesmo um site vendedor com dicas exclusivas. Quer saber como? Baixe gratuitamente o ebook "10 Passos para criar um site vendedor" e descubra o que seu site precisa ter para gerar melhores resultados para você.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: