Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Casos de Sucesso A Tag Keywords é relevante para o Google?

A Tag Keywords é relevante para o Google?

Acrescentar centenas de palavras-chave pode ajudar?

| Atualizado em
por Time Construsite

Você está no Google pesquisando por artigos de alimentação saudável, o que espera encontrar?

A) Sites e blogs com dicas de nutrição.
B) Site de vendas de sapatos.

Fica óbvio qual o seu interesse, não precisamos nem comentar. Mas, imagine se ao digitar no Google "benefícios do mamão", você só encontrasse artigos sobre músicas, moda, automóveis e vários outros, sem nenhuma relevância para você?

000000000000000.jpg

Provavelmente, isso era possível há muito tempo atrás. Antigamente, os algoritmos do Google e outros mecanismos de busca, tinham dificuldades em saber a relevância dos sites. Por isso, ao criar um site, era necessário dizer do que se tratavam as páginas, através da Metatag Keywords.

Se você tivesse um site sobre artigos esportivos, por exemplo, para ajudar o Google a descobrir o conteúdo das páginas, poderia ser adicionada tags como: dicas de exercícios, equipamentos para musculação, etc. 

No entanto, não havia número limite de palavras e daí, você já pode imaginar o que aconteceu: era só incluir inúmeras palavras para aparecer nas buscas, independentemente do seu segmento. Assim, mesmo que as palavras não fossem relacionadas ao conteúdo da página, você iria aparecer.

Agora, vamos olhar pelo lado do usuário: Quando você entra no Google para buscar algo, você quer encontrar exatamente aquilo que digitou, certo? E o trabalho do Google, no que se refere às buscas, é trazer a melhor experiência para quem o utiliza, assim como você espera que seus clientes tenham boas experiências com seus produtos e serviços. Quando o uso de tags extrapolou o necessário, a experiência do usuário ficou comprometida, uma vez que ele era levado à uma página que não possuía o conteúdo buscado.
 
Com o passar do tempo, as tecnologias evoluíram. O Google desenvolveu vários algoritmos capazes de analisar o conteúdo dos sites, a relevância para os usuários e inúmeros outros itens.

Vamos pensar:

A MetaTag Keyword aparece para os usuários na hora da busca ou em algum outro momento? Não. Se ela não aparece para os usuários, ela influencia a relevância para o usuário? Não. Se ela não tem relevância nenhuma para o usuário, o Google a utiliza para melhorar o posicionamento na busca? Não.

Assim sendo, o Google desconsiderou a MetaTag Keyword para definir o conteúdo do site e o ranking nas buscas.

Então, em quais Tags posso adicionar palavras-chave para melhorar o meu posicionamento?

Tag Description:
 
É aquela descrição que aparece na busca, logo abaixo do título.

Tag%20Description.jpg

Acrescentar palavras-chave nela, não influencia diretamente no posicionamento, no entanto, pode despertar o interesse do usuário, claro, desde que o texto seja bem elaborado. Assim, quando o site é relevante para o usuário, logo, será relevante para o Google.

Dica: Nada de colocar milhares palavras-chave enfileiradas! Escolha a mais relevante para você e molde sobre ela um texto sobre o conteúdo da página em questão. 

Tag Title:

É aquela que define os títulos de cada página do site. Aparecem tanto nos resultados de busca, quanto nas abas dentro do site.

Tag%20Title%200(1).jpg

Tag%20Title%2000(6).jpg

 
Títulos são fundamentais para dar aos usuários uma visão rápida do conteúdo de um resultado, por isso, é de extrema importância para o Google. Esta sim, influencia o posicionamento do site. São 150 caracteres que devem ser utilizados com bastante cautela: a relevância vem da esquerda para a direita, ou seja, a primeira palavra do título, terá maior relevância que a última.
 
Dica: Focar em uma palavra-chave e colocá-la no início do título, trará melhor resultado para você. Escolha a que melhor define o conteúdo da página em questão e pronto, não tente colocar todas as suas palavras ali, pois elas perderão relevância. Além disso, crie diferentes títulos para cada página, evite repetições e textos muito clichês, ofereça informações relevantes e descrições de qualidade.
 
Para avaliar a relevância de um site e melhor posicioná-lo, o Google utiliza mais de 200 critérios, por isso, você deve oferecer a melhor experiência para o usuário: diversidade de conteúdo, conteúdo relevante, url amigável, aceitação dos usuários, acessibilidade mobile e outros. 
 
São inúmeras as variáveis utilizadas pelo Google, mas, com certeza, colocar centenas de palavras-chaves ao criar seu site, pode não ser tão efetivo quanto você imagina. Baixe agora mesmo nosso e-Book para aparecer na primeira página do Google.
 

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: