E-commerce

Práticas offline para melhorar a sua loja virtual

O que pode ser feito offline para otimizar sua loja online

Mesmo que você tenha somente a loja virtual, existem algumas ações fora do ambiente web, que podem melhorar o desempenho de sua loja online. Se também possui uma loja física, ela pode ajudar a otimizar o seu e-commerce.

e-commerce

O primeiro passo é a divulgação! As pessoas precisam saber que você ocupa um espaço no ambiente virtual. E, utilizar sua loja física para a divulgação, pode ser uma boa estratégia.

  • Deixe à mostra informações do seu e-commerce em todos os produtos da loja física, assim como nas embalagens e cartões de visita.
  • Informe seus clientes sobre as facilidades da compra online e ofereça a retirada do produto no local, assim, o cliente diminui o tempo de compra e ainda fica isento do frete.
  • Cadastre seus clientes para o envio de newsletter.
  • Ofereça cupons de desconto para a próxima compra virtual.

Dica: mantenha sua identidade visual nos dois ambientes. Tanto o físico, quanto o virtual, devem trazer a mesma sensação para seu cliente. Fazendo isso, você diminui o risco dele se sentir desconfortável e de não realizar a compra online

O segundo passo é a observação. Se na loja física você observa os clientes para então oferecer os produtos, os que possivelmente eles irão adquirir, na loja virtual, acontece o mesmo. Por isso:

  • Já comece na loja física. Use o cadastro do cliente como uma ferramenta de marketing. Com ele, você consegue verificar a frequência de compras e o que ele andou comprando na loja física.
  • O mesmo acontece na loja virtual. Observe o que o cliente faz dentro do site, quais produtos ele tem interesse e quais os produtos ele está adquirindo.
  • Analise a frequência que isso ocorre.

Dica: ao observar o comportamento do consumidor, você pode direcionar uma promoção para o mesmo, através do e-mail marketing, por exemplo. Suponhamos que você analisou que um cliente compra certo produto numa frequência. O que você pode fazer? Enviar um e-mail promocional contendo esse produto, um pouco antes da nova compra dele.

Tanto no ambiente real, quanto no virtual, você encara disputas, tem concorrentes, precisa organizar a vitrine e vender. Ou seja, você precisa conquistar o seu espaço, independente de onde o seu negócio está. Por isso, não despreze nenhuma ação normalmente feita em lojas físicas, mas, claro, sempre adaptando-as para o mundo virtual.

Conheça mais estratégias! Continue lendo: Como faturar com o mercado digital.

comments powered by Disqus
Newsletter