Práticas offline para melhorar a sua loja virtual

O que pode ser feito offline para otimizar sua loja online?

Mesmo que você tenha somente a loja virtual, existem algumas ações fora do ambiente web, que podem melhorar o desempenho de sua loja online. Se também possui uma loja física, ela pode ajudar a otimizar o seu e-commerce.

O primeiro passo é a divulgação 

As pessoas precisam saber que você ocupa um espaço no ambiente virtual. E, utilizar sua loja física para a divulgação, pode ser uma boa estratégia.

  • Deixe à mostra informações do seu e-commerce em todos os produtos da loja física, assim como nas embalagens e cartões de visita.
  • Informe seus clientes sobre as facilidades da compra online e ofereça a retirada do produto no local, assim, o cliente diminui o tempo de compra e ainda fica isento do frete.
  • Cadastre seus clientes para o envio de newsletter.
  • Ofereça cupons de desconto para a próxima compra virtual.

Dica: mantenha sua identidade visual nos dois ambientes. Tanto o físico, quanto o virtual, devem trazer a mesma sensação para seu cliente. Fazendo isso, você diminui o risco dele se sentir desconfortável e de não realizar a compra online.

O segundo passo é a observação

Se na loja física você observa os clientes para então oferecer os produtos, os que possivelmente eles irão adquirir, na loja virtual, acontece o mesmo.

Por isso:

  • Já comece na loja física. Use o cadastro do cliente como uma ferramenta de marketing. Com ele, você consegue verificar a frequência de compras e o que ele andou comprando na loja física.
  • O mesmo acontece na loja virtual. Observe o que o cliente faz dentro do site, quais produtos ele tem interesse e quais os produtos ele está adquirindo.
  • Analise a frequência que isso ocorre.

Dica: ao observar o comportamento do consumidor, você pode direcionar uma promoção para o mesmo, através do e-mail marketing, por exemplo. Suponhamos que você analisou que um cliente compra certo produto numa frequência.

O que você pode fazer? Enviar um e-mail promocional contendo esse produto, um pouco antes da nova compra dele.

Tanto no ambiente real, quanto no virtual, você encara disputas, tem concorrentes, precisa organizar a vitrine e vender. Ou seja, você precisa conquistar o seu espaço, independente de onde o seu negócio está.

Por isso, não despreze nenhuma ação normalmente feita em lojas físicas, mas, claro, sempre adaptando-as para o mundo virtual.

Conheça mais estratégias! Continue lendo: Como faturar com o mercado digital

Baixe também nosso e-book e saiba como aparecer na primeira página do Google.

 

Ao concluir nossas dicas, recomendo fazer o mais importante para que seu negócio tenha sucesso online: Configurá-lo para aparecer na primeira página do Google.


Time Construsite
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso! (Dica baseada em pesquisa interna)

Compartilhe:

Comentários: