Site ou Facebook?
O mundo virtual está cheio de possibilidades para divulgar sua empresa. Por isso, surgem inúmeras dúvidas quando o assunto é como desenvolver sua presença digital.
A dúvida, muitas vezes, parte da ideia de que as redes sociais possuem todos os meios para o marketing virtual de uma empresa; ou que um site já consta todo o conteúdo necessário para que o cliente se informe, se encante e faça negócio. Mas, apesar dos dois itens terem o mesmo objetivo básico, abrigar a empresa na internet; ambos possuem finalidades mais específicas.
Então, qual dos dois escolher?
Ao criar um site, você tem total autonomia para customizar o ambiente e modificar sempre o que for preciso para se adequar ao perfil dos seus clientes e objetivos da sua empresa.
Além disso, por ser um ambiente 100% personalizável, você pode transmitir a personalidade de sua empresa para o seu cliente, que se identifica mais com o seu negócio e, ainda tem a oportunidade de se diferenciar de seus concorrentes, com conteúdos exclusivos, recursos inovadores, e identidade visual.
Por isso, o site acaba virando um atrativo para seu cliente.
Além de conquistar seu cliente, você pode, ainda, utilizar inúmeras ferramentas para impulsionar a sua marca neste universo, como por exemplo:
- Aplicar técnicas de SEO e aumentar sua chance em ser encontrado nas pesquisas realizadas no Google.
- Ampliar a experiência do cliente potencial adicionando um blog, por exemplo.
- Aplicar suas ideias para melhorar ainda mais o relacionamento com o cliente.
No entanto, algumas empresas fazem o seu site no próprio Facebook e acabam perdendo oportunidades únicas, por não terem um domínio próprio.
Por que isso é ruim?
Extingue o seu principal objetivo na internet: ser visível a todos. Pois, nem todo mundo está no Facebook. E o mais importante: você tem certeza que os seus potenciais clientes estão no Facebook?
- Você não aproveita todas as técnicas do SEO.
- Perde a oportunidade de mostrar todas as características importantes da sua empresa.
- Fica refém das regras que o Facebook impõe, afinal, ele não é de sua propriedade.
Já pensou se o Facebook para de existir ou se perde a força igual ao falecido Orkut? Vai começar do zero?
Mas, e as vantagens do Facebook? Bem, elas aparecem quando as redes sociais estão aliadas ao site.
As páginas corporativas no Facebook são até bem versáteis, o que, se bem aproveitado, pode oferecer itens dinâmicos, debates, enquetes, aplicativos e outros. Mas, ainda assim, ele continua sendo uma rede para fortalecimento da marca, onde você terá uma análise de dados bem mais simplificada e até mesmo, insuficiente, constando apenas o perfil das pessoas que curtem a página da empresa e dados de engajamento.
É através do seu canal principal, o site, que você terá os insights mais importantes para a geração de oportunidades de vendas.
O ideal é você estar, tanto nas redes sociais, quanto num espaço próprio. Afinal, você pode desenvolver um relacionamento mais dinâmico e afetivo através das redes sociais, e ainda mostrar a sua empresa como ela realmente é, no seu site, sem se prender nas regras de terceiros.
Continue lendo e saiba como utilizar as redes sociais a seu favor.
Conseguiu identificar valor em um site e não sabe por onde começar? Separamos aqui um infográfico gratuito com 10 passos de como criar um site vendedor e alavancar o seu negócio online, confira!