Dicas

Ter um site, blog ou um portal?

Esclareça dúvidas sobre qual o melhor meio de comunicação para determinadas situações

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas estão buscando o meio digital como uma alternativa para inovar. Porém, os empreendedores ainda possuem muitas dúvida sobre como será essa inserção e quais os melhores meios para organizar suas informações na web. Um dos principais questionamentos envolve qual plataforma o empreendedor deve optar. Seria a melhor alternativa criar um site ou um portal? E se meu público preferir um blog?
 
A resposta é simples: dependerá de seus objetivos e da estrutura de seu negócio. É preciso delimitar seu público, a informação disposta e como você irá divulgá-la. Assim, você irá compreender e saber como planejar sua presença digital.
 
Entenda os conceitos a seguir e faça sua escolha!
 
 
O site é um espaço digital utilizado por empresas para divulgar seus serviços e produtos para milhões de usuários da internet. Pode ser utilizado como um cartão de visita virtual,  sendo assim, a porta de entrada para todos os tipos de clientes.
 
Blog
 
Os blogs são espaços que permitem que o autor expresse suas opiniões através de posts, ao invés de conteúdos fixos ou notícias, como encontramos nos sites. Geralmente, possuem um tema definido para atrair um determinado público. Ele não é tão organizado como um site, porém instiga a interação.
 
As companhias o utilizam muitas vezes focando em uma persona, que é o personagem que fala em nome da empresa e que possui uma identidade de acordo com os valores da companhia. Eles tendem a tornar o tema abordado algo mais leve e agradável para os internautas.
 
 
Um portal abrange diversos públicos e possui informações específicas para cada um deles, conhecidos como conteúdos verticais. Além disso, possui inúmeras ferramentas que um site e um blog não dispõe e sua atualização também possui uma maior periodicidade. 
 
Ele tem ferramentas próprias para interações como por exemplo: fóruns, enquetes e chats. Muitas vezes, pode ultrapassar o nível institucional e servir como canal de informação para o público-alvo.
 
comments powered by Disqus
Newsletter