Mídias Sociais , Marketing Digital

O alcance orgânico no Facebook

Por que se preocupar com o alcance dos posts do Facebook?

O alcance orgânico das páginas do Facebook é uma questão primordial para qualquer profissional de marketing digital. Ele refere-se ao número de pessoas que você conseguiu atingir sem utilizar nenhum tipo de verba, ou seja, sem utilizar o Facebook Ads, a publicidade paga da rede social.
 
Ter um alcance orgânico alto é o sonho da maioria das marcas, porém está cada vez mais complicado conseguir. Entenda a seguir os motivos: 
 
A grande baixa
 
Nós últimos anos, estudos e pesquisas apontaram que a rede social reduziu o alcance orgânico das publicações em quase 50%. O futuro é ainda mais tenebroso. Algumas fontes afirmam que até o final de 2014, o alcance chegará a 1% dos fãs da página, ou até menos. 
 
A explicação para a baixa é que a rede é vista como uma plataforma de publicidade e, por isso, há a necessidade de “forçar” as marcas a investirem em Facebook Ads. Acredita-se que assim será possível ter uma página com os reais fãs da marca, os “brandlovers”. Porém é um terreno perigoso, pois, se mal utilizado, a publicidade poderá poluir a página
 
A segunda explicação é a de que, atualmente, há um grande volume de conteúdo gerado no Facebook, mas não há tempo hábil para as pessoas consumirem. Assim, há a necessidade de uma seleção de informações que é feito de acordo com o perfil de cado usuário. 
 
aumentar alcance orgânico
Foco no conteúdo
Para se destacar e conseguir chamar a atenção do público é necessário fazer um conteúdo interessante e forte o suficiente para viralizar. O conteúdo será fundamental, aliado ao investimento que se pretende fazer.
 
Não há uma forma mágica para gerar informações relevantes, por isso, teste várias vezes até conseguir atingir e agradar o número almejado de pessoas. Por isso, pesquise os interesses de seu público-alvo e não meça esforços para compreender o seu comportamento.
 
O Facebook pode não ser a única plataforma de marketing digital, mas com certeza é uma das mais poderosas. Por isso, precisamos entender suas variações e usá-la corretamente. Continue se informando: Entenda a importância estratégica das redes sociais e descubra qual é a melhor opção para a sua empresa: site ou facebook.

 

comments powered by Disqus
Newsletter