Curiosidades , Mídias Sociais

A construção de uma marca no ambiente digital

O processo de construção de uma marca no ambiente digital deve ser cuidadoso!

branding 3.0

A Internet revolucionou e transformou para sempre a forma como as companhias se relacionam com seu público e cada vez mais, o ambiente digital se torna um campo estratégico para a atuação das empresas, pois é capaz de agregar vantagem competitiva para as marcas. 
 
Temos uma grande inversão de papéis neste cenário: Antigamente, o cliente era um agente passivo que só recebia e filtrava as informações. Atualmente, devemos pensá-lo como um agente participativo, colaborativo, disseminador de informações e influenciador de opiniões, fatores que são decisivos quando se pensa no processo de construção de uma marca.
 
Gestores e diretores se reúnem com os profissionais da área de comunicação para debater estratégias e saber como atuar nesse ambiente, que por um lado é volátil e hostil e, ao mesmo tempo, de alto alcance e de resposta rápida.
 
No Brasil, ele deve ser ser pensado e estruturado com mais cuidado ainda, pois somos um dos maiores públicos digitais do mundo e, tanto temos o poder de amar e fortalecer uma marca, quanto de destruí-la em questão de minutos. Por isso, entender os conceitos que norteiam a construção de uma marca no cenário digital é essencial.
 
Branding 3.0
 
Podemos definir o Branding 3.0 como um conjunto de ações estratégicas que visam posicionar e divulgar uma marca, porém, elas não se restringem apenas ao marketing: são ações que envolvem a companhia por um um todo. Com o avanço da internet e o posicionamento dela como um grande meio de comunicação, o Branding, que era muito praticado offline, foi forçado à migrar e se adaptar ao meio online.
 
Assim é necessário pensar estratégias sustentáveis e eficazes que sejam alinhadas com os os valores da sociedade atual, que está cada vez mais envolvida e opinante sobre as marcas que consome. 
 
Atualmente, a confiança dos consumidores se encontra em outros consumidores e não mais nas propagandas geradas pelas empresas. Por isso é necessário criar uma plataforma de comunicação digital para dialogar com esse novo público atuante. A grade ascensão das redes sociais é um exemplo da potência do meio digital nos negócios.
 
Digital PR
 
O digital PR é uma nova tendência quando se trata da divulgação e fortalecimento de marca na web. Ele é uma combinação entre o tradicional trabalho do profissional de relações públicas (PR - Publics Relations), com a equipe de marketing de conteúdo, associado-os às redes sociais.
 
Essa conversão midiática ajuda a construir a marca da empresa, além de definir o público-alvo. No mundo atual dos negócios, quem utiliza de todas as ferramentas sai na frente. Por isso é necessário investir em uma comunicação alinhada, eficaz e criativa. Em resumo, a comunicação deve ser dinâmica como o ambiente digital.
 
Atendimento 3.0
 
Como o ambiente em que está inserido, o consumidor digital tem pressa e não quer demorar para receber a resposta de uma marca. O atendimento ao cliente deixou de ser um-a-um, entre o cliente e a marca, para ser um-para-todos, entre você, o cliente e um grande número de pessoas nas mídias sociais. Por isso, um mau atendimento em qualquer canal digital, pode gerar uma grande crise e destruir a reputação de uma marca.
 
A tecnologia permite o contato direto com o consumidor que, se for bem atendido, poderá gerar um buzz positivo e divulgar sua marca gratuitamente. Porém, as marcas que pretendem adotar esse mecanismo de atendimento, devem ter em mente boas práticas e ferramentas eficientes. Além disso, não pode se estagnar com o tempo: deve, sempre, acompanhar a evolução digital
 
Conheça a arte de atrair, envolver e encantar o seu cliente, transformando-os em Brand Lovers, amantes da marca.
 
Tradução: Sua marca aqui.
Brand Lovers
comments powered by Disqus
Newsletter