Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo / Mídias Sociais A construção de uma marca no ambiente digital

A construção de uma marca no ambiente digital

O processo de construção de uma marca no ambiente digital deve ser cuidadoso!

| Atualizado em
por Time Construsite

 

A Internet revolucionou e transformou para sempre a forma como as companhias se relacionam com seu público e cada vez mais, o ambiente digital se torna um campo estratégico para a atuação das empresas, pois é capaz de agregar vantagem competitiva para as marcas. 

Temos uma grande inversão de papéis neste cenário: Antigamente, o cliente era um agente passivo que só recebia e filtrava as informações. Atualmente, devemos pensá-lo como um agente participativo, colaborativo, disseminador de informações e influenciador de opiniões, fatores que são decisivos quando se pensa no processo de construção de uma marca.

Gestores e diretores se reúnem com os profissionais da área de comunicação para debater estratégias e saber como atuar nesse ambiente, que por um lado é volátil e hostil e, ao mesmo tempo, de alto alcance e de resposta rápida.

No Brasil, ele deve ser ser pensado e estruturado com mais cuidado ainda, pois somos um dos maiores públicos digitais do mundo e, tanto temos o poder de amar e fortalecer uma marca, quanto de destruí-la em questão de minutos. Por isso, entender os conceitos que norteiam a construção de uma marca no cenário digital é essencial.

A%20construo%20de%20uma%20marca%20no%20a

Branding 3.0

Podemos definir o Branding 3.0 como um conjunto de ações estratégicas que visam posicionar e divulgar uma marca, porém, elas não se restringem apenas ao marketing: são ações que envolvem a companhia por um um todo. Com o avanço da internet e o posicionamento dela como um grande meio de comunicação, o Branding, que era muito praticado offline, foi forçado à migrar e se adaptar ao meio online.

Assim é necessário pensar estratégias sustentáveis e eficazes que sejam alinhadas com os os valores da sociedade atual, que está cada vez mais envolvida e opinante sobre as marcas que consome. 

Atualmente, a confiança dos consumidores se encontra em outros consumidores e não mais nas propagandas geradas pelas empresas. Por isso é necessário criar uma plataforma de comunicação digital para dialogar com esse novo público atuante. A grade ascensão das redes sociais é um exemplo da potência do meio digital nos negócios.

Digital PR

O digital PR é uma nova tendência quando se trata da divulgação e fortalecimento de marca na web. Ele é uma combinação entre o tradicional trabalho do profissional de relações públicas (PR - Publics Relations), com a equipe de marketing de conteúdo, associado-os às redes sociais.

Essa conversão midiática ajuda a construir a marca da empresa, além de definir o público-alvo. No mundo atual dos negócios, quem utiliza de todas as ferramentas sai na frente. Por isso é necessário investir em uma comunicação alinhada, eficaz e criativa. Em resumo, a comunicação deve ser dinâmica como o ambiente digital.

Atendimento 3.0

Como o ambiente em que está inserido, o consumidor digital tem pressa e não quer demorar para receber a resposta de uma marca. O atendimento ao cliente deixou de ser um-a-um, entre o cliente e a marca, para ser um-para-todos, entre você, o cliente e um grande número de pessoas nas mídias sociais. Por isso, um mau atendimento em qualquer canal digital, pode gerar uma grande crise e destruir a reputação de uma marca.

A tecnologia permite o contato direto com o consumidor que, se for bem atendido, poderá gerar um buzz positivo e divulgar sua marca gratuitamente. Porém, as marcas que pretendem adotar esse mecanismo de atendimento, devem ter em mente boas práticas e ferramentas eficientes. Além disso, não pode se estagnar com o tempo: deve, sempre, acompanhar a evolução digital. 

Conheça a arte de atrair, envolver e encantar o seu cliente, transformando-os em Brand Lovers, amantes da marca.

Tradução: Sua marca aqui.

brandlove.png

Pensando em te ajudar a crescer, a Construsite Brasil desenhou um infográfico com um passo a passo, para que você construa a sua marca de modo mais eficiente no ambiente virtual. Confira!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: