Mídias Sociais

Entenda sua audiência no Facebook - Parte I

Entenda sua audiência no Facebook e saiba como torná-lo uma ferramenta de Marketing para B2B

Você considera que sua empresa atinge outras empresas? Muitas vezes, encontramos problemas para conseguir mais engajamento no Facebook, muito mais agora, tendo em vista as mudanças sofridas no algorítimo do mesmo, o EdgeRank.

O marketing para B2B pode funcionar muito bem no Facebook, mas temos que repensar como usar uma fanpage para alcançar tal objetivo.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas que poderão auxiliar você nesta árdua tarefa de fazer com que o Facebook seja uma ferramenta de marketing eficiente , tanto para seus clientes, como para outras companhias.

marketing no facebook

Entenda sua Audiência

É muito importante que você entenda que a sua audiência no Facebook, pode não ser a mesma que sua empresa tem em outras redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo.

Conhecer a sua audiência - e suas expectativas - é sempre o primeiro passo para o sucesso. Quando você sabe o que seu público de audiência quer, você pode dar isto a eles (sem precisar “adivinhar”).

Então, como você pode descobrir quem faz parte da sua audiência no Facebook?!

Existem diversas ferramentas que podem auxiliá-lo nesta tarefa, que acredite ou não, não é tão simples. Além disso, você deverá sempre avaliar os dados recebidos com cautela. Interprete os dados e use-os a seu favor. Lembre-se de que o Google Analytics possuí uma nova integração com social, que poderá revelar dados importantíssimos. Não ignore o Facebook Insights e dados levantados por pesquisas e análises realizadas por você.

Com o Facebook Insight, você pode verificar como sua audiência engaja com sua página. Você pode, ainda, avaliar suas preferências e como eles reagem de região para região, tendo em vista os dados do Facebook e os seguimentos que você outrora delimitou.

Facebook Insights

Crie conteúdo relevante

O tom utilizado em suas postagens, o tipo de conteúdo que você compartilha e até mesmo a maneira usada para propagá-lo, podem fazer a diferença no Facebook. Este é um equilíbrio que devemos encontrar para entregar um conteúdo que seja interessante, tanto para os negócios, quanto para os fãs que sentirão o desejo de compartilhá-lo.

O ideal é evitar propagandas duras e diretas em sua fanpage. Não tente converter seus fãs em leads ou em consumidores imediatamente. Ao invés disso, crie um conteúdo saudável e relevante que leve seus fãs à uma jornada com sua marca ao longo do tempo. Ou seja: é importante que seus fãs se identifiquem com a sua marca.

Um estudo realizado pelo The New York Times "The Psychology of Sharing", mostrou que as pessoas tem a tendência de compartilhar conteúdo que elas consideram válidos e interessantes. Este valor pode ser usado como ferramenta de marketing para mostrar uma causa, trazer entretenimento ou criar relacionamentos.

Qualquer coisa que seu público de audiência considere útil para eles mesmos, ou para seus amigos, pais, parentes e etc; é atraente e passível de compartilhamentos. Em outras palavras, sua audiência B2B provavelmente está tentando promover eles mesmos como experts em alguma área e irão compartilhar um conteúdo que os ajude a alcançar este objetivo.

Quando você entender como sua audiência B2B reage ao conteúdo compartilhado no Facebook, você estará capacitado a criar um conteúdo que eles irão compartilhar - o tipo de conteúdo que reforce os interesses deles.

Continue por aqui e confira a segunda parte do nosso artigo!

comments powered by Disqus
Newsletter