Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo Como usar o Contas a Pagar e Receber? [Baixe Planilha Grátis]

Como usar o Contas a Pagar e Receber? [Baixe Planilha Grátis]

Dizer que o Contas a Pagar serve para não atrasar contas é subestimar sua inteligência. Saiba agora, a verdadeira função!

| Atualizado em
por Michael Alexsander

Você consegue responder quanto a sua empresa tem a pagar até o final deste mês? E a receber? Isso é o básico do controle financeiro de uma empresa e caso você não consiga responder a essas duas perguntas de prontidão, é hora de mudar de vez a sua estratégia de jogo ou o cenário será irreversível. Aperte o botão de emergência o quanto antes, você está prestes a afundar sua empresa.

Administrar o contas a pagar e o contas a receber é a atividade mais básica do departamento financeiro de uma empresa, faz parte da sua rotina diária. São os compromissos da empresa que representam a entrada e saída de recursos. Continue com a gente e vamos te mostrar como se faz.

O que é contas a pagar? O que é contas a receber?

y_ASMBDzDVTtamvaEgqcsSWpYW0mFoJIr4ozpMD-

Uma conta a pagar é uma obrigação financeira assumida pela empresa, como por exemplo: o pagamento a um fornecedor de matéria-prima, o salário de um funcionário, a energia elétrica à companhia e um imposto ao governo.

Já uma conta a receber representa um direito financeiro, normalmente já previsto para entrar no caixa, como por exemplo: as parcelas de uma vendas à prazo e os rendimentos de uma aplicação.

Colocadas lado a lado, é possível diagnosticar a saúde financeira da empresa e questionar o quanto ela é sustentável, ou seja, existe saldo em caixa ou receita suficiente para quitar as obrigações financeiras e manter as atividades empresariais sem a necessidade do dinheiro de terceiros, como empréstimos ou aportes dos sócios.

No Brasil, o empresário sabe que vai entrar um bom dinheiro no caixa, mas não consegue planejar o quanto desse montante vai sair para custear justamente as operações dessa própria venda. Colocando tudo na ponta do lápis, ao alimentar a planilha de contas a pagar e receber, o saldo fica claro dia após dia, facilitando a tomada de decisão do gestor e evitando dores de cabeça com prejuízos futuros.

Como usar a planilha de Contas a Pagar e Receber?

contas-pagar-1.png

O controle das contas a pagar e receber fornece informações para o gestor tomar decisões estratégicas diariamente, mensalmente e anualmente. Além disso, desenha o fluxo de movimentação financeira, possibilitando a geração de históricos do passado e projeção de orçamentos financeiros.

Para tirar o máximo de proveito da planilha siga as boas práticas indicadas abaixo:

Registro de Compras e Vendas

O controle de contas a pagar e receber deve ser alimentado diariamente. Ao realizar uma compra e receber a nota fiscal com detalhes da forma de pagamento, valor das parcelas e data de vencimento, um registro de compra deve entrar imediatamente na planilha, assim será gerado um pagamento no financeiro (ou vários, de acordo com a quantidade de parcelas) referente a compra realizada.

O processo para registrar na planilha as vendas funciona da mesma forma. Ao faturar uma venda, entre com as informações na aba de recebimentos de acordo com a nota fiscal emitida. Assim, os valores a receber serão projetados nas datas do vencimento.

Despesas Fixas

Recomendamos que seja lançado todas as despesas fixas, de todos os meses, já no início do ano. Isso adiantará a sua projeção orçamentária e facilitará a conciliação das contas junto ao extrato bancário. Pensando em te ajudar criamos a melhor planilha de Fluxo de Caixa Semanal, baixe ela GRÁTIS AQUI.

planilhafluxocaixacorpo.png

Faça uma média de todas  as contas mensais da sua empresa do ano anterior, como por exemplo: Luz, Água, Telefone, Internet, Aluguel, Salários, Contador, Impostos, Tarifas bancárias, Parcela de Empréstimos e as demais contas que se repetem ao longo dos meses.

Ao receber o boleto real do mês, atualize no seu contas a pagar com o valor real e a data de vencimento. Ao chegar a data, se pago, consolide o pagamento na planilha. Se não pago, projete uma nova data futura para pagar.

Conciliação Bancária

Realize, diariamente, a conciliação bancária dos seus pagamentos de forma simples e rápida, já que elas foram previstas de forma antecipada no momento do planejamento orçamentário do início do ano. Isso reduz o trabalho de digitação de pagamentos e confirmação de despesas na planilha.

Crie o hábito de checar os seus extratos bancários no início do dia. Confira todas as movimentações do extrato com a Planilha de Contas a Pagar e Receber, baixando e atualizando valores previstos, além de lançar do zero, contas que não foram previstas. O importante aqui é não deixar passar nenhuma movimentação do extrato sem que ela entre na planilha, seja no contas a pagar, ou no contas a receber

OhR0Lx9RAGwrQkxb7A4-hRWOpcghEFbx9tEv-hqS

Plano de Contas

Tenha um padrão de plano de contas a pagar e não saia dele, isso mesmo, engesse-o. Pode acreditar, embora possa parecer o contrário, essa inflexibilidade vai te ajudar a manter o controle e, principalmente, a organização dos seus pagamentos separados por categorias de contas.

Além de facilitar suas consultas de pagamentos, a planilha também irá permitir que você gere relatórios que facilitam o processo de controle financeiro e gestão da empresa.

Emissão de Relatórios para Tomar Decisões

Ao usar uma planilha de contas a pagar e receber, você pode gerar relatórios dos seus pagamentos e recebimentos filtrando-os por diferentes formas de consultas, seja por data, fornecedor, cliente ou valor.

Mude para melhor a forma como você toma as decisões estratégicas da sua empresa. Baixe agora mesmo a nossa [PLANILHA GRÁTIS] de Contas a Pagar e Contas a Receber.

Autor:

Michael Alexsander | Growth
Growth Hacker com foco no crescimento do cliente. No sangue corre axé e funk, mas o colar preto é do forró. Bacharel em Administração e MBA Executivo em Gestão de Custos pela PUC-MG. Empreendedor Serial e Educador Financeiro revoltado com a cultura financeira "burra" do Brasil. Ator com DRT e Scalper da Bolsa de Valores.
Outros posts feitos por Michael Alexsander

Comentários: