Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing 3 Problemas graves que o marketing digital ajuda a resolver em sua empresa

3 Problemas graves que o marketing digital ajuda a resolver em sua empresa

Saiba como solucionar 3 problemas graves que atingem a sua empresa com estratégias de marketing digital!

| Atualizado em
por Lays Xavier

O marketing digital consiste na aplicação de estratégias no ambiente online para tornar a sua empresa cada vez mais atrativa para os usuários otimizando a conquista dos objetivos de seu negócio.

Muitas empresas melhoraram o seu desempenho e se tornaram altamente competitivas após a aplicação de estratégias de marketing digital.

Neste cenário, a Construsite Brasil separou 3 problemas graves que podem comprometer o funcionamento de sua empresa no ambiente online e indicações de estratégias de marketing digital que podem resolvê-los de forma simples.
 

1. Baixo número de acessos em seu site

A falta de acessos a um site é um problema muito grave que compromete o objetivo de sua disponibilidade no ambiente online. Seja para oferecer soluções online como vendas, conseguir novos clientes, produzir conteúdos independentes ou aumentar a visibilidade de sua empresa, o retorno esperado não será alcançado caso o seu site não tenha acessos.

O fluxo de visitas que o seu site recebe conhecido também por tráfego, é uma das primeiras preocupações após a criação de um site para que sua empresa alcance o seu objetivo virtual. Para isso, existem algumas estratégias de marketing digital que auxiliam nesse processo. São elas:
 

Conteúdo

A produção de conteúdo é um dos principais recursos utilizados para iniciar estratégias de marketing já que atrai um público qualificado para o seu site, ou seja, que possui algum interesse na solução que sua empresa oferece. A dica nesse caso é gerar conteúdo relevante e criar um blog para atrair a atenção dos usuários, utilizando assuntos interessantes para direcioná-lo para outras páginas de seu site.

O cliente ao acessar o conteúdo ficará satisfeito por encontrar informações sobre um determinado tema e o seu site se tornará acessado e conhecido por ele. É importante ressaltar que o conteúdo deve ser completo e interessante, pois de outra forma, o conteúdo irá apenas frustrar as expectativas do cliente. Não queremos isso, certo?

Busque entender o seu cliente e saber os interesses de seu público para que o conteúdo seja atrativo, com uma linguagem de fácil entendimento e para que você se conecte com ele mais facilmente.

Para criar conteúdo de qualidade leia também o post: Como criar um conteúdo relevante?
 

SEO

Otimize o seu site, aplicando técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Esse recurso fará com que o seu conteúdo apareça mais facilmente nos resultados de buscas feitas por usuários no Google.

A aplicação correta de técnicas de SEO seguindo as exigências analisadas pelos sites de busca tornará o seu site mais propenso a ser encontrado de forma orgânica. Quando o usuário procurar nos buscadores algo relacionado ao que sua empresa oferece, seu site será mostrado nas primeiras posições sem a necessidade de investimentos em publicidade.

iNNvAyqrBZFMABSkwDDSYhhV78dHd8OhnNzsxOCp

O uso de técnicas de SEO é um opção para adquirir acessos de forma gratuita, porém apresenta resultados a médio e longo prazo de acordo com as avaliações do Google relacionadas ao seu site e demais sites concorrentes.

Sendo assim, é necessário paciência, dedicação e comprometimento com a aplicação e acompanhamento das técnicas usadas.

Alguns critérios avaliados pelo Google são:

- Velocidade de carregamento da página: quanto tempo demora para que o seu site seja carregado;

- Responsividade: a adaptação do seu site a telas variadas, como celulares, tablets e computadores, sem comprometer a qualidade do que é apresentado;

- Palavra-chave: compatibilidade dos termos de busca usados para encontrar o seu site e o conteúdo nele disponível;

- Tempo de existência da página: o tempo que a página está disponível para acesso dos usuários no buscador. Páginas mais antigas tendem a ocupar melhores posições pois o Google consegue verificar através de outros fatores que o conteúdo e solução oferecida é confiável e já possui relevância em um maior período;

- Interação do usuário: o tempo de permanência do usuário nas páginas de seu site.

Entre outros critérios, o Google avalia mais de 200 pontos que em conjunto irão determinar a posição de seu site em sua rede de pesquisa.

Para saber como aplicar as técnicas de SEO em seu site e conhecer outros critérios, veja os posts: 5 Dicas de SEO que irão ajudar a sua empresa e SEO: 7 fatores de rankeamento fundamentais para o seu site.


Anúncios

Essa opção traz acessos a curto prazo para o seu site e requer investimentos em publicidade para o Google por meio das campanhas do Google Ads.

O site de sua empresa ficará disponível entre as primeiras opções do buscador, levemente destacado e com uma tag de "anúncio" antecedendo as informações da sua empresa quando forem pesquisadas soluções oferecidas pelo seu negócio.

M8h7Xo7bk4wr2PihC-x6Bsd2k8UCMrgArwYomm3_

Exibição por anuncio no Google.

Você também pode estar anunciando o seu site em outros canais, como Facebook, Instagram, páginas parceiras do Google, entre outros.

Veja mais sobre anúncios do Google e a importância do Marketing Digital clicando aqui!
 

2. Distanciamento do cliente

Se aproximar do cliente é um processo fundamental para o sucesso de uma empresa. Criar um relacionamento saudável e de parceria com o cliente é um caminho que apresenta vários riscos e precisa de uma boa estratégia em ação.

Você já visitou uma loja e foi recebido de modo tão agradável que indicou para amigos e voltou mais vezes para adquirir outros produtos? No ambiente virtual funciona da mesma forma.

Quando um usuário adquire soluções oferecidas por sua empresa, são fornecidos dados que permite a aproximação entre ele e sua empresa. Use isso como estratégia para o seu negócio.

Aproveite essa aproximação para conseguir identificar pontos fortes e fracos do seu negócio, visando aprimorar a solução oferecida e tornar a satisfação de seus clientes constante. Se você consegue identificar um problema inicial, será possível propor soluções reais e transformar a experiência entregue aos clientes.

Faça-se presente! Demonstre para o seu cliente como ele é especial realizando contato com certa frequência. Envie e-mails com dicas e promoções, pergunte como foi o atendimento e o mais importante: não deixe que ele sinta uma sensação de abandono, mas não seja invasivo com atenção excessiva.

Transmita confiança, cumpra os prazos e o proposto em suas soluções, se apresente e deixe que ele saiba quem está o atendendo. Não passe a impressão de que é uma máquina que responde seus questionamentos ou que é um funcionário que não se importa. Converse de pessoa para pessoa!


3. Falta de visibilidade nas redes sociais

Concentrando uma grande quantidade de pessoas conectadas, as redes sociais permitem um contato mais próximo e direto com pessoas que se enquadram no perfil dos seus clientes.

É comum que empresas tenham dificuldade de estabelecerem sua identidade nesse ambiente, pois a linguagem utilizada é diferente da usada em outros canais.

As redes sociais podem ser usadas também com um atrativo para o seu site, ou seja, o conteúdo disponibilizado nesse canal deve ser mais interativo para que o usuário tenha interesse em conhecer mais sobre a sua empresa e busque visitar e interagir com as soluções do seu site.

Veja a seguir as redes sociais mais utilizadas:

- Instagram

- Facebook

- LinkedIn

- Twitter

A mesclagem das soluções oferecidas em seu site com conteúdos em outros canais que atraiam a atenção do consumidor é uma estratégia muito utilizada por grandes empresas para alcançar a atenção dos usuários.

Separamos algumas dicas para que sua empresa se destaque nas redes sociais, confira:

- Conteúdo exclusivo para redes sociais: as redes socias possuem um estilo próprio de linguagem e apresentação visual para que aconteça a interação dos usuários. É indicado criar um conteúdo diferenciado do utilizados no seu site para que se adeque ao interesse do seu público na rede social escolhida.

- Seja regular: desenvolva um estilo de conversa consistente, não se contradiga, e siga um padrão nas postagens, de texto e imagens.

- Aborde outros temas: divulgar o seu produto é importante, mas não fale somente dele e de sua empresa. Disponibilize assuntos variados que interessem o seu público e possa atrair a sua atenção para a rede social da empresa.

Busque engajar o seu cliente nas redes sociais reforçando a credibilidade e presença de mercado da empresa.

Foram mostrados neste post 3 problemas enfrentados por empresas no universo online e dicas para sua solução com estratégias de marketing digital.

Após aplicar essas soluções de marketing digital em sua empresa, será possível observar melhorias no crescimento virtual do seu negócio. Não perca mais tempo e comece a usar essas estratégias para ver o seu negócio decolar.

Não possui disponibilidade para fazer essas melhorias? Não se preocupe, a Construsite Brasil oferece soluções de marketing digital e pode ajudar a sua empresa nessa caminhada para o sucesso. Quer saber mais? Converse com a gente!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: