Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Marketing Digital A importância do Marketing Digital

A importância do Marketing Digital

Descubra os pontos que fazem o Marketing Digital importante e veja como sua aplicação influencia seu negócio!

O Marketing Digital é uma extensão do marketing que pode ser descrito como o conjunto de ações de comunicação que são aplicadas dentro do ambiente digital. É usado por sites, blogs, vídeos, e-mails, entre outros meios digitais para divulgar e comercializar produtos, conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos.

Um relatório sobre economia digital divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), classificou o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet. Com cerca de 120 milhões de pessoas conectadas, o Brasil está atrás somente dos Estados Unidos, Índia e China.

É comum ao brasileiro navegar pela internet para procurar por conteúdos variados, produtos, serviços e empresas, além de realizar compras sem ter a necessidade de sair de casa.

YgV0sUEMnr5pf3H9OzfMAjDxolJRmTFW_E-aK_Fb

Sendo assim, o Marketing Digital é considerado uma ótima oportunidade para as empresas se destacarem no meio virtual e reforçarem cada vez mais na mente do consumidor a sua proposta.

Tendo em mente essa importância, a Construsite Brasil preparou este post para que você entenda da melhor maneira o porque o Marketing Digital é importante e quais são os benefícios oferecidos para o seu negócio!
 

Ter uma forte presença na internet

Investir em Marketing Digital possibilita a sua empresa visibilidade no Google, que é um dos maiores buscadores online do mundo.

Pense: Quando você tem alguma dúvida, ou deseja buscar informações sobre algum assunto específico, qual é o primeiro local em que você procura? Se o primeiro local que você pensou para fazer essa busca foi o Google, saiba que você se enquadra em um grande grupo de pessoas que tem exatamente a mesma atitude.

CPo0vnYW7oREtstTqWUGUUxi-9h1vWqy9JAuXqwd


Estar presente no ambiente virtual é uma ótima oportunidade para que a sua empresa seja vista por outras pessoas. Uma empresa que não está presente na internet ao ser buscada, irá gerar desinteresse e frustração nos usuários que não à encontrarão.

Por esse motivo, muitos contatos serão perdido e o seu negócio perderá a chance de ser apresentado a várias pessoas. Clique aqui para ver como a ausência no meio digital é prejudicial a sua empresa.

É importante saber que para uma empresa ser considerada confiável no meio online e possuir uma forte presença digital, ela deve criar um site com domínio próprio, ou seja, com um nome específico que descreva a sua empresa e que será usado para a identificação dela na web.

2mILZ5Bq2fq9hvjk4cgGz2rBIA7r2DEjuCN8jrLj

Exemplo de domínio.
 

Estar a frente no mercado

Embora pareça improvável, ainda é pequeno o número de empresas brasileiras que se preocupam em investir em Marketing Digital. As empresas que por sua vez, estão atentas às oportunidades do Marketing Digital, irão se destacar em relação aos seus concorrentes.

A aplicação de estratégias de Marketing Digital também possui influência sobre a decisão do usuário de confiar ou não em sua empresa.

sHb2-lyyeSJ3ufE_yNkWTbPi-Xd70t5OpC9jujOW


As pessoas que estão em dúvida e não possuem conhecimento sobre um assunto ou serviço irão dar preferência a empresas que possuem bons layouts, interagem com os clientes em suas redes sociais e disponibilizam conteúdos de simples entendimento.
 

Investimento acessível

O investimento em Marketing Digital é bem mais barato do que os métodos tradicionais de marketing. Além do mais, campanhas estrategicamente bem elaboradas, possuem maior retorno.

Uma forma bastante utilizada no ambiente online é o chamado Inbound Marketing, que se baseia principalmente em gerar interesse nas pessoas sem ser invasivo. Esse modelo de marketing é muito mais barato e por vezes mais eficiente que o marketing tradicional, que pede recursos financeiros bem maiores de inserções de anúncios em televisão e rádio.
 

Análise de resultados

O Marketing Digital possibilita uma maior precisão na hora de acompanhar os resultados de ações realizadas pela empresa. É possível saber com exatidão quantas pessoas acessam um link, abriram um e-mail ou até mesmo, realizam uma ação de valor como resultado  de uma campanha.

Os dados extraídos de campanhas e estratégias de Marketing Digital, são ricos e ainda proporcionam uma mudança de jogo muito importante para a consolidação das empresas: é possível mudar a estratégia durante o percurso para melhorar ainda mais os resultados e não apenas visualizar de forma imóvel resultados ruins.

É possível monitorar o comportamento dos usuários em seu site, o desempenho de anúncios do Google, os resultados de postagens em mídias sociais, o caminho percorrido pelo usuário até que ele se torne cliente, e muito mais.

b1_0SXWR9NVgIRFVEE1gMuFd6UQ16XfaSIzuhrEX


Para a realização desse acompanhamento e análise é interessante o uso de ferramentas de web analytics para conseguir medir com precisão os resultados das estratégias de Marketing Digital.

Confira o post sobre o Google Analytics e entenda melhor como essa ferramenta poderá ajudá-lo.


Aplicações em canais de Marketing Digital

Existem diversas possibilidades para a aplicação do Marketing Digital que pode ser feita pelos mais variados canais. Dentre elas, existem 4 estratégias que utilizam canais muito conhecidos pelo público, onde as empresas conseguem resultados significativos pelas ações. São eles:  
 

1. Marketing de Conteúdo: trabalhe para que sua empresa seja facilmente encontrada pelos consumidores ao buscarem por algum dos produtos que você oferece. Essa estratégia é cerca de 3x mais efetiva, além de ser 62% mais barata que os meios de marketing tradicionais.

Você conseguirá consolidar suas soluções de mercado através de conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Estes conteúdos podem estar dentro do seu site ou loja virtual como descrições detalhadas sobre quem é sua empresa e quais são os serviços oferecidos por ela.

Outro lugar em que o Marketing de Conteúdo pode aparecer como estratégia é na gestão de um blog em sites que possuem o objetivo de fornecer informações mais detalhadas sobre a utilização de algum produto, ou ser um texto informativo visando atrair o cliente.

Para dominar o Marketing de Conteúdo confira os posts: Conteúdo com personalidade e Qual a importância de ter um blog para minha empresa.
 

2. Ações de E-mail Marketing: é prática de envio de e-mails comerciais para um determinado grupo de pessoas pré-selecionadas que compartilhem algum interesse comum. As mensagens de e-mail marketing são geralmente promoções, anúncios de produtos, conteúdos, divulgações, entre outras oportunidades.
 

Empresas que utilizam e-mail marketing para nutrir seus leads, ou seja potenciais clientes, geram 50% mais leads qualificadas para a equipe de vendas, a um custo de 35% menor. Estes leads, por sua vez, são responsáveis por um aumento de oportunidades de negócio em 20%, como citam os dados da HubSpot.


3. Gestão de Redes Sociais: são redes virtuais de relacionamento que possuem um incrível poder de propagação de mensagens e são capazes de promover em segundos, publicações para uma grande quantidade de pessoas.

O gerenciamento estratégico das redes sociais, oferecendo conteúdo relevante e interação com os clientes, gera a aproximação dos usuários com a empresa, criando uma maior fidelização por parte dos clientes.

Confira os posts sobre o Facebook, Instagram, Linkedin e conheça mais sobre essas redes sociais.
 

4. Anúncios no Google - Links Patrocinados: são anúncios simples de texto. Aparecem no topo das páginas de busca em destaque, e contém em sua estrutura, o nome da empresa a quem o anúncio pertence, um link para acesso a página e informações atrativas sobre o serviço oferecido;

AjYAPFX-w9G3CrkgSIjLYYLZVwH7ZY9AlryKs4hM

Exemplo de link patrocinado - Rede de Pesquisa no Google.


- Rede de display: o alcance é feito através de sites parceiros, portais e blogs que disponibilizam espaço para anúncios do Google.

lYIAOxhT6LVXT_SZHHljtLkc0yMBrJG5YUiI4-tO

Anúncio Rede de Display.
 

- Aplicativos: Não é possível criar anúncios individuais como nos outros links patrocinados. Nesse caso, é necessário apenas que você forneça um texto, um lance (valor que será pago na exibição do anúncio) inicial, o orçamento além do local e o idioma.

Os sistemas do Google irão testar combinações variadas e exibir com maior frequência os anúncios que apresentarem melhor desempenho na divulgar por aplicativos.

- Google Shopping: é uma forma expressiva de campanha que mostrará ao usuário, a sua loja virtual e seu catálogo de produtos. É um comparador de preços e produtos anunciados por lojas diferentes.

 

5YZkQAgh-B2RH-7kqzQ13EOBmSJ5RSNV4xWioI5L

Exemplo do resultado de busca no Google Shopping


- Pesquisa com exibição em display: ajuda a alcançar as pessoas enquanto elas usam a pesquisa do Google ou acessam sites parceiros em toda a Web.
 

- Vídeo: o anúncio é exibido em conteúdos de streaming de vídeo do YouTube, e em toda a Rede de Display do Google.  

Agora que você sabe a importância do Marketing Digital para o crescimento de sua empresa, é hora de colocá-lo em prática e usufruir de seus benefícios. Qual será a sua estratégia?

Na Construsite Brasil, oferecemos serviços de Marketing Digital e contamos com um time de profissionais prontos para ajudar a sua empresa a decolar. Converse com a gente!

Receba o contato de um especialista

 

Comentários:

comments powered by Disqus
Orçamento por WhatsApp