Black Friday 2018: uma oportunidade para o seu negócio!

Uma das datas comerciais mais aguardadas pelos consumidores é a Black Friday. Não perca as oportunidades de faturar na Black Friday 2018!

O termo Black Friday se refere a uma liquidação que possui a duração de 24 horas ocorrendo sempre em uma sexta-feira de Novembro. Normalmente acontece na 4° sexta-feira do mês e o varejo se prepara para proporcionar grandes descontos aos consumidores. A data comercial foi criada nos Estados Unidos e ocorre um dia depois do feriado de Ação de Graças.

No Brasil essa liquidação só chegou em 2010 e envolveu apenas varejistas online. A primeira grande liquidação ocorreu em um site especializado em cupons de descontos, conhecido como Busca Descontos que atua nas principais lojas virtuais do país.

No ano de 2011, o supermercados Extra aderiu a Black Friday também para o preço de suas lojas físicas, chamando a atenção de pequenos e grande comerciantes, que estavam ou não na internet.

Apenas 8 anos após a sua adesão no Brasil, a Black Friday se tornou uma data bastante difundida entre os consumidores e comerciantes.

 

XQH48tEbMwPF7jhaSD4WuP9M-khOLhth9ZR7C0Zg

 

Alguns comércios extrapolam a data, expandindo-a para além de um dia, oferecendo descontos durante a última semana e em alguns casos, até durante o mês inteiro de novembro.
 

Black friday: o dia do eu mereço

No Brasil a Black Friday é considerada por muitos consumidores como o dia do eu mereço, por isso adquirem produtos que almejam a muito tempo. O consumo nesse período é realizado de forma diferente, já que as pessoas buscam comprar produtos para uso próprio e não presentes nessa data.

NSkFMbMt0Nw8T64Pcl_ORw8Fz9r235vap4R6ENnu

 

Os descontos oferecidos durante a Black Friday são vistos como oportunidades para a aquisição de produtos de alto valor agregado, como smartphones, computadores, televisões, entre outros produtos que são sempre desejados pelos consumidores.

 

Os clientes pesquisam sobre os produtos

Engana-se quem pensa que os clientes compram de forma aleatória durante a Black Friday. A jornada de compra do consumidor é orgânica, e ele não é direcionado apenas por um evento ou uma promoção. Os consumidores estão mais racionais e dispostos a fazer pesquisas sobre o que comprar e em qual loja.

Devido a alta concorrência e as dezenas de oportunidades oferecidas para o consumidor no dia da promoção, não é garantida a fidelidade do cliente e por isso, é importante acompanhar toda a jornada de compra e  fazer campanhas expressivas avisando previamente sobre os descontos que sua empresa irá oferecer.

 

Tenha um canal responsivo

Sites e lojas responsivas são canais que se adaptam às diversas telas sem perder a qualidade e visibilidade do conteúdo da página. Seu negócio precisa estar atento as mudanças e hábitos de navegação dos usuários. Estar antenado a essas mudanças, é fundamental para quem deseja garantir o seu espaço durante a jornada de consumo dos consumidores.

Em 2017, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCcom) estipulou que os lojistas investiriam mais no comércio eletrônico visando melhorar a experiência dos consumidores. A expectativa era de que as vendas feitas por dispositivos móveis alcançassem a marca de 33% dos pedidos.

Em temporada de Black Friday os números são ainda maiores. O acesso a sua loja por dispositivos móveis é fundamental para aumentar os seus lucros. Pesquisas realizadas pelo Google em parceria com a agência Provokers divulgada em agosto de 2018, identificou que 82% das pessoas fazem as compras online e 13% consideram a experiência através de dispositivos móveis como um dos atributos mais importantes.

Essas pesquisas ainda mostraram que os downloads de aplicativos aumentam 233% durante a Black Friday em relação ao período semanal, e que 70% das buscas de produtos no Google é feita por dispositivos móveis.

Não possuir um site responsivo fará com que você perca as inúmeras oportunidades citadas acima. Cerca de 25% dos usuários valorizam a experiência que a loja ou site proporcionam durante a navegação, sendo que 7% priorizam a usabilidade, ou seja, a fácil interação com as funcionalidades e etapas do site.

O buscador Google também prioriza a experiência do usuário. Sendo assim, caso o seu site não esteja pronto para receber o usuário de forma satisfatória e deixe a desejar em sua experiência de navegação, ele pode nem aparecer como uma sugestão nas buscas dos usuários.

i-UKAKVg-4IJPRUBZ4jBVHMO4phvl_MmL8pJecAl

 

A Black Friday não anula o natal

O sucesso crescente da Black Friday no Brasil não interferiu nas vendas do período natalino. Por ser próximo ao natal (cerca de um mês antes), é comum ouvir que as vendas de natal seriam enfraquecidas pela adoção do evento.

Foi comprovado que a intenção de compra das pessoas são diferentes nas duas datas citadas, e por esse motivo, não interferem no volume de buscas do período natalino.

Enquanto na Black Friday as pessoas buscam por bens duráveis, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, no Natal elas optam por brinquedos e itens de uso pessoal.

Sendo assim, é possível observar que as pessoas veem o Natal como uma data para presentear pessoas próximas, enquanto a Black Friday é o momento de aproveitar oportunidades para si mesmo.

 

Oportunidades para marcas desconhecidas

Uma característica forte da Black Friday é o fato das pessoas se tornarem mais acessíveis. Essa é uma enorme oportunidade para lojistas que se instalaram no mercado a pouco tempo e para empresas que não são tão consolidadas e reconhecidas.  

As pessoas nessa data estão mais dispostas a se arriscarem adquirindo produtos de marcas desconhecidas. Divulgações e campanhas de sua empresa próximo a esse período serão importantes para mostrá-la aos consumidores que eles podem confiar em sua marca.

 

Agarre essa oportunidade para o seu negócio

Conseguir desenvolver estratégias para a Black Friday é uma ótima maneira de se inserir no mercado e ser reconhecido pelos consumidores. Não perca essa oportunidade!

Se sua empresa ainda não se planejou para essa data, ainda há tempo, mas é preciso acelerar!

RAbWHnGhIiS07PC-Q4FPxu9AEdL6T1hANQhFcoJp

Oferecer produtos de qualidade e descontos reais, irão atrair o consumidor para o seu negócio. Aproveite também para acabar com o estoque de produtos estagnados. A Black Friday é uma ótima oportunidade para mostrar os seus produtos aos consumidores e ganhar ainda mais visibilidade no universo online.

Dados da pesquisa da agência Provokers apontam que 51% das pessoas preferem comprar todos os produtos que desejam na mesma loja, mesmo que paguem um pouco mais e que 10% das pessoas que realizaram de fato a compra de mais de um produto, fizeram isso na mesma loja.

 

Conquiste o cliente durante a Black friday

Muitos consumidores que conhecem e compram um determinado produto na Black Friday acabam voltando a loja com o decorrer do tempo. O contato criado com a loja faz com que o consumidor ao voltar, consuma novamente o que adquiriu no dia da liquidação, e experimente também novos produtos da loja.

Esperamos que este post tenha vindo em boa para que a sua empresa saiba aproveitar cada detalhe desta data. Planeje-se e aumente os lucros nesse fim de ano.  

Veja também os posts 8 Dicas: Como vender mais na Black Friday e Como se preparar para a Black Friday preparados pela Construsite Brasil e crie as melhores estratégias para a sua empresa aproveitar todas as vantagens oferecidas pela Black Friday!


Lays Xavier
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.

Compartilhe:

Comentários: