Como as redes sociais ajudam o e-commerce?

Entenda como as redes sociais podem ajudar a aumentar as vendas do seu e-commerce!

Você usa as mídias sociais para aumentar a visibilidade do seu negócio, mas tem se perguntado como elas podem ajudar a vender mais produtos e serviços? Então, esse post é para você! Hoje vamos falar como o uso das mídias sociais podem ajudar a aumentar as vendas do seu e-commerce.

É importante ter em mente que as mídias sociais não serão a solução de todos os problemas ou de algum problema específico. Trata-se de mais uma ferramenta que você pode usar para alcançar o que sua empresa tem como meta.

Elas também fornecem uma maneira relativamente barata para comercializar seu produto, empresa ou marca, pois não há necessidade de se investir milhares de reais em marketing tradicional pelo fato de envolver ferramentas gratuitas.

Midias Sociais faz parte da estratégia de Marketing Digital

Ok, toda essa história de marketing e economia é muito boa, mas qual é o impacto que o marketing digital e as mídias sociais podem trazer para sua estratégia? Essa é uma boa pergunta!

Quando se trata de aumentar as vendas através das mídias sociais, você deve se lembrar que vender produtos ou serviços de baixa qualidade, não irá ajudá-lo, nem ao menos, aumentará suas vendas. O uso das redes sociais não irá te ajudar se você não usá-las para transmitir a mensagem certa e com um sistema eficaz, que transforme visitantes em clientes.

Mais uma vez, as mídias sociais são apenas ferramentas e não a solução para tudo!

aumentarvendasnainternet.jpg

Então, antes de você começar a questionar se as mídias sociais são efetivas para trazer mais vendas e melhorar as taxas de conversão, pergunte-se se todas as etapas para o processo de conversão estão nos devidos lugares, se a promoção está projetada para o fim que você tem em mente e se você está direcionando seus esforços para o grupo demográfico certo do seu produto ou serviço.  

Se o seu sistema de vendas, partindo da promoção, pré-venda, venda, produto ou serviço de qualidade e pós-venda, não está funcionando corretamente; nem mídias sociais, SEO, propagandas em geral ou qualquer tipo de marketing, irão ajudá-lo a vender mais.

Tenha um produto de qualidade e entregue-o da melhor maneira possível! Assim você terá clientes satisfeitos e comprometidos com sua marca. Eles serão os melhores "marqueteiros" a seu favor.

Por isso, para transformar visitantes em clientes é importante observar os seguintes pontos:

1. Incorporar um claro apelo à ação (Call-to-action)

Seus clientes e fãs visitam suas páginas de mídia social por uma variedade de razões, mas de um modo geral, eles querem fazer algo ou aprender algo.

Algumas pessoas estão à procura de informações sobre a sua empresa, outras estão à procura de informações sobre produtos e serviços. Alguns querem ter acesso às ofertas especiais e cupons, querem ver se você tem quaisquer concursos culturais ou promoções que funcionam, outros podem estar à procura de dicas de especialistas.

Se você não oferece o que eles estão procurando, com certeza, eles não voltarão. Use as atualizações de status para mostrar o que eles querem e, consequentemente, o que você quer: uma venda.

Mas lembre-se de se manter fiel à regra 70-20-10

70% do conteúdo da sua página deve ser a informação que é importante e relevante para seus fãs; 20% deve ser o conteúdo que vem de outras pessoas e 10% deve ser promocional.

Depois de saber por que o seu público quer interagir com você em mídias sociais, não se esqueça de dar a eles o que estão procurando.

2. Transmitir uma sensação de urgência

Devido à natureza ticker-tape da maioria das plataformas das redes sociais, você tem uma quantidade muito limitada de tempo para chamar a atenção de seus clientes/fãs/seguidores. Se eles vêem uma atualização com palavreado que os obriga a "agir agora", você sai ganhando.

Usando palavras como "Por um tempo limitado", "À venda esta semana" ou "Seja o primeiro", vai chamar a atenção de seus visitantes.

Você também pode oferecer incentivos para a reserva ou compra imediata, em vez de deixar para depois. Por exemplo, "Os próximos seguidores que Retweetarem, receberão 10% de desconto na próxima compra.".

No Facebook, você pode usar um aplicativo para fazer uma oferta como, "As primeiras 10 pessoas que compartilharem esta postagem no Facebook, recebem R$100,00 de desconto" e assim por diante.

decisao-de-compra-online.png

Esta é uma maneira de usar a natureza instantânea das mídias sociais a seu favor, mas nunca se esqueça de dar a seu público a informação de que necessitam sobre o seu negócio.

Essas são apenas algumas oportunidades para você se conectar com clientes potenciais para seu negócio, que, juntamente com um plano estratégico, podem ajudar a converter visitantes em clientes, que é o que a sua empresa está procurando.

E você, que você acha eficaz quando se trata de vendas e mídias sociais? Quais os tipos de mensagens e atualizações você encontrou que são os mais eficazes para fazer uma venda?

PS.: Estipular metas e acompanhar o progresso diário das vendas não é tarefa fácil, nem mesmo mês a mês. Por isso nossos especialistas desenvolveram a melhor planilha de acompanhamento de vendas para pequenas empresas. Estamos disponibilizando aqui, agora, grátis pra você! Aproveite.

 

Time Construsite
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso! (Dica baseada em pesquisa interna)

Compartilhe:

Comentários: