Solicitação de Orçamento

Blog

Blog E-commerce / Marketing Digital Por que minha loja virtual não aparece no Google?

Por que minha loja virtual não aparece no Google?

Sua loja não está sendo vista no Google? Saiba como virar o jogo e aparecer nas primeiras posições!

É um equívoco muito comum imaginar que a sua loja virtual não está aparecendo no Google. Sim, é um equívoco! É importante saber que o seu e-commerce está presente no Google desde o momento em que é disponibilizado no ar (ativo para todos os usuários). Mas, é crucial saber também que estar online e bem posicionado nas páginas do Google são pontos de vistas diferentes.

Calma! Parece ser confuso, mas a Construsite Brasil preparou este post para explicar o que acontece e te dar dicas de como solucionar esse problema!  

A sua loja pode estar no Google e aparecer na última página. Por esse motivo, ela dificilmente será vista. É normal que os usuários se contentem com os resultados de busca mostrados na primeira página.

Pense: Você como usuário tem o hábito de acessar as demais páginas do Google?

GbxwQ5foW1FjwTPwMYMo29ZKVa1rfnEwszs8pZVP

Você deve estar se perguntando agora como as lojas que estão nas primeiras páginas do Google chegaram ali, né? Existem maneiras de fazer com que o seu e-commerce seja visto por mais usuários sem que eles precisem procurá-lo nas várias páginas ou simplesmente que apareça quando buscarem pelo nome de sua empresa.

Continue a leitura e descubra qual é o segredo para que isso aconteça!

O Google analisa diversos critérios antes de posicionar bem um site ou uma loja. São mais de 200 critérios que após analisados pelo buscador, definem em seu ranking em qual página a sua loja virtual será encontrada.

O segredo para estar bem posicionado é dedicação e trabalho duro.

 

Como fazer minha loja virtual ser vista no Google?

Entre os mais de 200 critérios analisados pelo Google, vamos citar alguns dos principais para que você entenda o motivo pelo qual as lojas que estão sendo vistas nas primeiras posições alcançaram esse marco. Confira abaixo:

BEYghvfu5bn7muYQf5c4OlkMvlAdqZDFw9puhsCi

Tempo no Ar

É analisado pelo Google o tempo que a sua loja se encontra no ar, por exemplo, uma loja virtual que está há 5 anos no ar tem mais chances de ser bem posicionada organicamente, ou seja, de maneira natural e sem investimento pago do que uma que está ativa a menos de 2 anos.

As lojas com mais tempo no ar já receberam mais acessos e mostraram ao Google relevância, ganhando assim melhores posições!

 

Conteúdo Completo

Não adianta só ter uma loja que está a muito tempo no ar sendo que o conteúdo ali presente não é satisfatório, relevante para quem o acessa e perca o usuário em questões de segundos. É importante, por exemplo, que os produtos sejam representados por fotos de boa qualidade.

Outras características importantes para o conteúdo de sua loja são as descrições completas dos produtos e a demonstração dos produtos por angulações diferentes.

Esses fatores são interessantes não somente para conquistar um bom posicionamento no Google, mas também para atrair mais clientes e consequentemente, vender mais.

 

Palavras-chave

As palavras-chave são termos utilizados para encontrar sua loja de maneira mais prática no Google. São palavras que resumem o conteúdo de um texto, página, site e outros.

No conteúdo de sua loja, precisa conter as palavras-chave relacionadas ao seu segmento para que o cliente possa encontrar o seu serviço ou produto através de uma pesquisa no Google.

O buscador precisa entender o que você oferece através das palavras-chave destacadas em todo conteúdo de sua loja.

Entenda: Quando um usuário usa a palavra-chave ou termo de pesquisa, criação de sites com o intuito de encontrar algum serviço, é exibido para ele os resultados tendo como posição preferencial os anúncios de empresas que ofertam o serviço no topo da primeira página do Google e logo após, os principais resultados posicionados de forma gratuita.

 

Segurança

A sua loja precisa ser segura para os seus dados e os dados dos usuários. Isso significa que é necessário a instalação de um Certificado Digital SSL para realizar a criptografia de todos os dados de sua empresa e dos clientes que navegam em sua loja, evitando ataques de hackers e roubo de dados pessoais como cpf ou informações de cartões.

Esse é um passo importante, pois com a atualização do Google Chrome em 2017, as lojas que não possuem o Certificado SSL instalado, são sinalizadas pelo Google como ambiente Não Seguro, ou aparecem com o símbolo de Informações QpKsxWMRvqeeyPxqWGatYnaRIK5D6WiDtkbpa3Mm, deixando o usuário em dúvida sobre a procedência de sua página.

nXP4vjLrf_eT7J2kAl7aqz4u3bYQJK7MLtjggYQ6

E o mesmo acontece quando o certificado está instalado em sua loja, sendo mostrado ao usuário que seu e-commerce é seguro escrito em verde ao lado de um cadeado.

WVgaAVm942ywmLbpV6GwnFJsEO41pIZNXSO4BbeB

Embora muitas pessoas não conheçam o certificado SSL pelo nome ou não saibam exatamente os seus benefícios, sua ideia de segurança é bem difundida. As características de uma navegação segura são muito comuns e todo usuário consegue interpretá-la.

Pense no impacto que essas palavras podem causar em um potencial comprador. A ausência da sinalização de seguro pode gerar insegurança no usuário fazendo com que sua empresa perca credibilidade e vendas. É possível que ocorra também problemas futuros em relação a segurança de dados.

 

Loja Responsiva ou Mobile

Esse fator é importantíssimo para a sua loja, pois mais de 53 milhões de usuários apenas no Brasil acessam a internet via dispositivos móveis, como tablets e celulares. Um site responsivo ou mobile poderá tornar a experiência do usuário muito melhor, além de tornar a sua loja mais atrativa.

Não estar disponível para dispositivos móveis pode frustrar a experiência de compra do usuário, fazendo com que ele desista da compra de maneira imediata e não considere fazer compras futuras em sua loja.

O Google preza muito pela experiência do usuário, e por esse motivo, provavelmente serão priorizadas as lojas que sejam responsivas, ou seja, as que podem ser acessadas com boa visualização em qualquer dispositivo.

Zz4QgkzpD9zKZj7eSqXBBhbdXnwTd3w1M4w4J2RS

O Google conta com um sistema de avaliação de mais 200 critérios para definir o posicionamento de uma página. Por esse motivo, as otimizações e estratégias indicadas são sempre bem-vindas mas diante do número de páginas já disponíveis, apresentam resultados a médio e longo prazo.

 

Quer posicionar bem a sua loja e de forma rápida?

Conheça o Google Adwords

Os critérios citados acima são muito eficazes para posicionar bem a sua loja virtual organicamente, mas se você quiser um resultado mais rápido e mais engajamento para a sua loja, poderá optar por investir em campanhas no Google AdWords.

O Google AdWords é uma plataforma de divulgação paga do Google, que por meio de campanhas, possibilita a criação de anúncios em sua Rede de Pesquisa. Existem também sites parceiros, portais e blogs que disponibilizam espaço para o Google e por isso, os anúncios também aparecem nas Redes de Display.

Veja a seguir exemplos das duas modalidades de anúncios citadas acima:

VJGND0DQjdRuD9AZeBnWRFMybh7mwMMggxb9cXvz

Exemplo Anúncio na Rede de Pesquisa do Google.

 

78R6C3xMaXTRvA6_pbX2Buo4t0lROk5yfC3Mg-o7

Anúncio Rede de Display.

São investidos vários recursos pelo Google em aprimoramento dos seus serviços e tecnologia, por esse motivo o buscador tem a capacidade de traçar perfis para os usuários que navegam em sua rede.

Com essas informações, ele otimiza as buscas relacionadas ao interesse de cada pessoa, possibilitando que sua empresa seja encontrada no Google quando potenciais clientes estiverem a procura de produtos que a sua loja oferece.

Você pode ver mais vantagens oferecidas pelo Google AdWords clicando aqui!

É importante entender que o Google Adwords é uma forma de alcançar retorno imediato para a visualização de sua loja, e que o posicionamento por mídia paga não anula a importância de ser encontrado organicamente. A melhor estratégia é aliar as duas práticas para que sua loja seja cada vez mais reconhecida no ambiente virtual.

A Construsite Brasil oferece o serviço de criação e gerenciamento de campanhas no Google Adwords, para ajudar a sua empresa a gerar mais oportunidades no mundo online. Além disso, ajudará a levar mais engajamento e clientes para seu negócio. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Receba o contato de um especialista

 

Google Shopping

O Google Shopping é outra modalidade de campanha que irá de forma expressiva mostrar ao usuário a sua loja virtual e seu catálogo de produtos. Ele não é nada mais do que um comparador de preços de produtos anunciados por lojas diferentes.  

 

Veja um exemplo:

Sua empresa vende celulares e quer anunciar os seus produtos no Google Shopping. Ao cadastrar o seu produto, o valor dele será comparado com outros do mesmo segmento que o seu. Com isso, o usuário terá uma base de preços e optar por comprar na loja onde o preço do produto mais se encaixa no seu orçamento.

jCNwDonFJ0GBOoatnCVuvgftrKer-aM4WVM7EEWi

Essas são apenas algumas maneiras de sua loja virtual ser encontrada no Google. Lembre-se de que foram abordados alguns dos principais critérios considerados pelo Google. Como já mencionado, existem muitas outras exigências que o buscador analisa na hora de posicionar uma loja visando sempre proporcionar a melhor experiência para o usuário.

Para saber mais, e se adequar ainda mais aos critérios analisados, baixe o nosso e-book! Nele falamos sobre os demais critérios necessários para ter um bom posicionamento de forma orgânica no buscador.

Não perca tempo! Otimize agora mesmo a sua loja para estar dentro das exigências do Google!

 

Comentários:

comments powered by Disqus
Orçamento por WhatsApp