Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Dicas / Marketing Digital Saiba como tirar boas fotos para o seu site

Saiba como tirar boas fotos para o seu site

Produza boas imagens e deixe o seu site ainda mais atrativo!

Quando se trata de ambiente virtual, a qualidade das imagens deve ser constantemente considerada e de nenhuma forma ignorada. Muitos produtos, serviços, e acima de tudo, a credibilidade da sua empresa são frequentemente julgados pela qualidade e modelo das imagens divulgados pelo seu negócio.

Um grande diferencial para a atratividade de um site é a qualidade do seu conteúdo visual. Mas, como tirar fotos de produtos pode ter tanta influência? E sabendo dessa importância, como tirar fotos de qualidade para o seu site?

Continue com a gente para descobrir!

 

A primeira impressão é a que fica

Ao criar um site, o principal objetivo do empreendedor é divulgar a sua empresa, com o intuito de aumentar o alcance de seu negócio no ambiente virtual. Mas ter um bom conceito para o site de sua empresa não é o suficiente.

Um usuário que visita o seu site pela primeira vez provavelmente não tem nenhum conhecimento prévio dos produtos e serviços oferecidos, sendo assim, o contato com o seu site será a referência adotada inicialmente a respeito de sua empresa.

Quando um cliente está a procura de um produto na internet ele com certeza quer analisar todos os seus ângulos antes de decidir se vai comprá-lo ou não. E sabe o que pode ser um critério de decisão de compra? As fotos que você disponibilizou em seu site para apresentar o produto em questão.

CYb5AEPbMTcDv2lJNtsU8Gjhb-b8-XE9DTsTlDfB

Uma pesquisa realizada em agências de marketing e institutos de pesquisa americanos pela empresa HubSpot, reuniu alguns dados sobre a influência do conteúdo visual. Surpreenda-se com os resultados:

- Quando as pessoas ouvem informações, elas provavelmente lembram apenas 10% dessas informações três dias depois. No entanto, se uma imagem relevante for emparelhada com essa mesma informação, as pessoas retiveram 65% das informações três dias depois;

- 51% dos profissionais de marketing B2B, ou seja, profissionais de marketing de empresas que comercializam com outras empresas, priorizam a criação de recursos visuais como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo;

- 32% dos profissionais de marketing dizem que as imagens visuais são a forma mais importante de conteúdo para seus negócios.

Agora que foi explicada a relevância de produzir bons conteúdos visuais, não perca tempo e comece a tirar excelentes fotos dos produtos de seu site. Confira abaixo as dicas que a Construsite Brasil tem para você!

 

1. Use luz natural

A luz utilizada durante o dia é uma ótima opção para que a foto fique mais natural, e pode gerar ótimos resultados. Mas nesse caso, é importante ter um cuidado com as sombras nas fotos, pois elas podem atrapalhar detalhes importantes dos seus produtos.

mQdmwFOr-F9aqXoV0_XGX8TI3MhK_BQzahuDehWz

Você não tem disponibilidade de usar a luz natural? Não se preocupe! Ao longo deste texto vamos dar outras dicas para solucionar esse problema.

 

2. Fotografe os detalhes

É interessante que o consumidor consiga ver o máximo de detalhes do produto. Por mais que tenha ao lado da foto de seu produto tenha um texto falando sobre suas utilidades, é crucial que a foto seja de qualidade e apresente detalhes para atrair a atenção do consumidor.

lt11OyN2I20BtbiEeqb_vJFh7j3_8QzakK9h1DsJ

Foto: ComArte Brasil.

Fotografe ângulos variados do seu produto: parte frontal, traseira, laterais, e todos os detalhes possíveis que sua câmera conseguir capturar.

Veja também o post: como tirar fotos profissionais com o seu celular clicando aqui!

 

3. Descarte o flash

Como já citado anteriormente, fotos tiradas em um ambiente com luz natural podem trazer melhores resultados. O uso do flash pode deixar a foto com sombras, escurecer partes importantes, omitir alguns detalhes e por isso, não é considerado uma boa opção.

As sombras existentes na peça com o flash se destacam, ficando mais forte, além da possibilidade de mudar a cor real do produto na foto.

d_d8MunMnD_iaQFdomEuSLvcWq1F7e5LOCgIUaoU

4. Opte pelo fundo branco

O fundo branco é uma opção muito utilizada para fotografar produtos. Essa opção é considerada mais eficaz pois foca somente no produto evitando distrações. A utilização desse fundo também permite que as cores dos produtos fiquem mais destacadas e que as fotos possam ser usadas para compor peças gráficas de divulgação.

O fundo infinito é uma técnica desenvolvida com a intenção de atrair ao máximo a intenção do observador para o objeto. Ele é imprescindível quando se tem o intuito de montar um estúdio fotográfico de qualidade. Este recurso é uma opção, como mostrado abaixo:

4j_X5M3bZlc_cp-va6hAX3umYBl3DRdZMFTwI9ts

Foto: Loja Integrada.

 

5. Usar um Mini estúdio

Já pensou em montar o seu próprio estúdio em miniatura? Sim, é possível fazer isso em casa e sem gastar muito. Essa é uma outra dica para quem não consegue fotografar usando a luz natural.

A utilização do mini estúdio pode proporcionar um visual mais profissional as suas fotos.  Quer saber como produzir o seu mini estúdio? Veja a seguir!

Materiais necessários:

- Duas lâmpadas fluorescentes;

- Uma caixa de papelão;

- Dois metros de TNT (tipo de tecido) branco;

- Duas folhas de EVA (de preferência branco) para fazer o fundo infinito e um tubo pequeno de cola branca comum.

W4qQ0re_FY3sc8hj_RwmwTus8M6TfFEZaQAHXaVb

Foto: Profissional do E-commerce.

Para entender melhor como montar o seu mini estúdio, confira o vídeo que o pessoal da Elo7 preparou: http://bit.ly/miniEStudio.

 

6. Humanize as fotos

Humanizar a foto consiste em colocar uma pessoa utilizando o produto. Essa estratégia é muito boa para conseguir mostrar para o cliente o tamanho real de um produto, além de chamar mais atenção e criar proximidade.

Quando o produto está sobre uma superfície, é complicado simular e referenciar o seu uso, entretanto, associar a pessoas deixa o seu produto mais próximo da realidade e aumenta as chances de convencer o cliente.

ker_V5v5r4DDXchR4kZFjnHi6NrW3F4dFQoMjpEG

Foto: Estilosa BH.

 

7. Deixe a câmera fixa

Essa técnica diminui a possibilidade das fotos saírem tremidas ou borradas. Como o seu site é o primeiro contato com o usuário no ambiente virtual, não se ater a esses detalhes pode passar a impressão de desleixo por parte da empresa.

O uso de tripés, ou até mesmo apoios improvisados, como livros ou mesas, por exemplo, podem gerar um aumento significativo na qualidade das fotos.

4Ndc10wjrh69jbsR76NFHU_AqPMVvl7W9I21wzfZ

8. Prepare o ambiente

Observe o local em que a foto será tirada e o prepare caso algo esteja fora do lugar. Em lugares fechados, como no caso da bancada de uma sala, verifique se tem poeira, se os itens da foto condizem com o que seu produto oferece e organize de forma que faça sentido na composição da sua imagem.

Locais ao ar livre também devem ser analisados antes que as fotos sejam tiradas. Se adequando principalmente ao caso de sites que oferecem serviços, é importante verificar o local em que a realização do serviço está sendo feita.

Detalhes externos podem chamar a atenção do usuário e transmitir uma mensagem diferente do que foi proposto caso não observados. Além disso, ao fotografar em ambientes públicos se atente aos possíveis problemas de direitos de imagens do lugar e pessoas envolvidas.

A identidade visual do seu site deve ser tratada com a devida importância que possui para o aumento de vendas. Uma empresa que mesmo inserida no ambiente virtual a mais tempo, continua perdendo muitas oportunidades de crescimento caso não disponibilize imagens de qualidade.

Sabendo disso, dedique tempo para produzir boas fotos para o seu site e veja os resultados positivos dessa ação!

Comentários:

comments powered by Disqus
Orçamento por WhatsApp