Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Google Analytics: o que é e como funciona?

Google Analytics: o que é e como funciona?

Saiba como o Google Analytics pode auxiliar no planejamento de estratégias da sua empresa!

| Atualizado em
por Lays Xavier

A intenção de fortalecer a imagem da sua empresa no meio virtual, exige o investimento de recursos. A criação de sites, e-commerce, e blogs deixa subentendida a intenção de direcionar algo a alguém, independente de qual seja o segmento.

Como acompanhar a presença online da sua empresa e se os esforços financeiros e estratégias definidas estão alcançando o retorno esperado? Como saber se as pessoas estão vendo ou gostando do que você disponibiliza para elas?

Pode parecer impossível ter ideia do que está acontecendo com o site ou loja virtual do seu negócio, afinal, cada usuário possui um comportamento específico, irá acessá-lo de lugares diferentes, horários distintos e criando suas próprias percepções.

Mas, fique calmo! Saiba que o Google criou uma ferramenta chamada Google Analytics, que permite acompanhar as ações realizadas em sites, a recepção do público, entre muitos outros detalhes.

E para ficar ainda melhor, a Construsite Brasil preparou este post para explicar o que é essa ferramenta e como ela funciona.

qqaEESg7SveXB6PfKMKJVh-LBnKhgJONIeUZ6Osw

 

Google Analytics: o que é?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita cedida pelo Google, que monitora o tráfego de qualquer site, blog, ou e-commerce, desde que tenha uma integração entre a página e a ferramenta.

Para ter acesso a essa plataforma basta ter uma conta Gmail (serviço gratuito de webmail criado pela Google).

A ferramenta permite fazer o monitoramento da sua empresa no meio virtual com riqueza de detalhes. É utilizado para diversos fins, extrapolando informações como o número geral de usuários que acessam o seu blog, e-commerce ou site.

 

Acesso ao Google Analytics

Para usar o Google Analytics e começar a usar todos os recursos oferecidos, é necessário instalar um código de acompanhamento em todas as páginas do seu domínio. É possível fazer a configuração inicial da plataforma utilizando um tutorial sobre como implementar o código nas páginas de seu site.

O domínio do seu site é a URL que será digitada pelos usuários na barra de endereço do seu navegador.

gviGjp84Hgd9VoeAwyL11nQMOS9RL9k1kTD24Hsj

Exemplo de domínio.

Você sabe o que são métricas?

Para entender melhor sobre o Google Analytics é necessário saber o que são métricas. O termo métricas se refere a medidas de desempenho e estatísticas gerais. Podem ser entendidas como uma forma de medir, avaliar ou monitorar uma coleção de dados específicos ou gerais de uma forma clara e objetiva.

Sabendo agora o que são as métricas, continue a leitura para entender como elas podem auxiliar na elaboração de estratégias para a sua empresa, e como é possível consultá-las para expandir o seu negócio.
 

Google Analytics: como funciona?

O Google Analytics funciona a partir de um sistema de métricas. A análise dessas métricas podem causar confusão, já que sendo uma ferramenta muito completa, entrega dados os quais um gestor iniciante possa ter dificuldade em entender.

As mais variadas informações são fornecidas pelo Google Analytics, possibilitando através de análises criteriosas definir melhores estratégias a serem implementadas em seu negócio, e em quais períodos serão melhor sucedidas.

Veja a seguir algumas das principais métricas que ao serem analisadas da forma correta, podem modificar o destino de sua empresa!

 

- Número de visitas e visitantes: É possível saber o número de visitas e visitantes únicos da sua página. As informações podem parecer repetitivas, ou maneiras diferentes de indicar um mesmo assunto, mas não se assuste ao saber que cada uma se refere a  uma informação específica.

Os visitantes únicos são aquelas pessoas que visitaram a sua página, independente da quantidade de vezes que o fez. O número de visitas mostra quantas vezes a página foi acessada, de modo geral.

Entenda: Se um mesmo usuário acessar a sua página 2 vezes durante o dia e outro acessar mais 2 vezes, a ferramenta irá indicar 2 visitantes único e 4 visitas.

- Taxa de rejeição: Essa métrica é medida através da quantidade de usuários que interagem com apenas uma página, não se interessando pelas demais. Ou seja, se o usuário ao acessar o seu site não explora outras páginas oferecidas, não visita os links ou clica em novas guias, significa para o Analytics a rejeição daquela página.

Muitas vezes ao navegar pela internet o usuário se depara com conteúdos que prometem uma temática e ao clicar percebem que abordam outra. Esse fato  pode fazer com que ele perca o interesse no que é oferecido pelo site.

Para evitar que enganos aconteçam, e que o conteúdo esteja de acordo com o que é esperado pelo usuário, a Construsite Brasil elaborou alguns posts com dicas para melhorar a produção de conteúdo do seu site, como por exemplo, como criar um conteúdo relevante e com personalidade para atrair a atenção do usuário. Saiba também em quais conteúdos investir para atingir o seu público.

A interpretação das métricas podem ser complicadas a princípio, continue com a gente para que suas dúvidas sejam resolvidas!

nQt2QyP5kUD8FnkDPb18JR3jnYZDz2nPheynV7lW

- Permanência de página: Essa informação pode mostrar quando uma página está passando por problemas, ou quando é muito atrativa, considerando o tempo que o usuário permanece nela. Se ao entrar na página o usuário imediatamente clicar para sair ou voltar a página anterior, pode indicar que o conteúdo não é atrativo ou não corresponde ao que era esperado.

Esses pequenos detalhes devem ser analisados para melhorar a experiência do usuário nas páginas de seu site.

- Origens de tráfego: Essa métrica indica qual foi o caminho percorrido pelo usuário até chegar na sua página, podendo ser por meio de buscadores, links externos, anúncios, redes sociais e outros.

Além dessa segmentação, é possível analisar a qualidade dessas visitas, ou seja, apresenta dados relevantes sobre o seu visitante, como localização geográfica, lealdade, número de visitas, se é um usuário novo ou antigo, facilitando a visualização e o mais importante, o retorno que cada fonte de tráfego trouxe ao seu site.  

- Conversões: Independente do seu segmento, o site é criado com o intuito de oferecer algo, sendo um produto, serviço ou conteúdo. Para ter acesso a essa métrica é preciso criar eventos no Google Analytics que consiste em ações que você queira que o usuário faça em sua página, como por exemplo, downloads, compras, orçamentos, contatos, entre outros.

Para conseguir acompanhar essas informações, é necessário criar um código de conversão dentro do Google Analytics para cada evento.

Todas as vezes que a ação é realizada, chamamos de conversão. Através desta métrica é possível identificar como o processo aconteceu e aplicar possíveis melhorias nas estratégias de todo o processo.
 

Acesso a informações diversas

O Google Analytics disponibiliza uma grande quantidade de dados e por isso, é necessário conseguir distinguir informações importantes das que podem ser deixadas em segundo plano. A análise e decisão do que será feito com as informações cabe a pessoa responsável por averiguá-las.

Medir o resultado de campanhas e entender o comportamento dos usuários que acessam o seu domínio é algo fundamental. Afinal, apenas deixar sua empresa disponível no universo online não significa ter retorno rápido e fácil.

É preciso observar a interação dos visitantes com a página da sua empresa e usar os dados coletados para desenvolver estratégias mais eficazes.

 

Por onde começar?

Para melhorar ainda mais o progresso de suas estratégias e empregar o uso desses dados de forma correta, é interessante aplicar as técnicas de SEO em seu site.

Como enfim, uma quantidade enorme de dados será útil, se não é possível usar de forma prática essa informação?

O SEO é um conjunto de otimizações relacionadas ao conteúdo e a estrutura de sites avaliados pelo Google que permitem que o seu domínio apareça nas primeiras páginas dos buscadores. A aplicação de técnicas para essa otimização tornará o seu site muito mais atrativo para o Google e para os seus usuários.

Uma estratégia de Marketing Digital que alie SEO e o uso dos dados fornecidos pelo Google Analytics da maneira correta, tornará o seu site muito mais fácil de ser encontrado pelos buscadores, aumentando dessa forma a sua demanda de clientes e potenciais clientes.

E o Google ainda fornece uma ajuda extra: disponibilizado de forma gratuita também, você pode conhecer melhor a ferramenta com conteúdos explicativos e ser um certificado Google para a expertise em Google Analytics. Acesse!

 

IWJGacGEbMIP92YjXSV70znQpI837Ncc46xi9VIc

 

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Google Analytics, desenvolva estratégias para alcançar os objetivos da sua empresa no universo online.

Conte com os profissionais da Construsite Brasil para te mostrar os melhores caminhos!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: