Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Casos de Sucesso Por que o meu site não aparece no Google?

Por que o meu site não aparece no Google?

Saiba porque o seu site não está sendo visto no Google!

| Atualizado em
por Time Construsite

Antes de começarmos este post, é preciso dizer que sim, o seu site aparece no Google! É importante saber que o seu site sempre aparecerá no Google mas, também é importante saber que aparecer no Google e estar bem posicionado são aspectos totalmente opostos.

O seu site pode aparecer no Google e estar na última página. Assim, ele dificilmente será visto pois o comportamento normal dos usuários é se contentar com os resultados de busca mostrados na primeira página. Você como usuário sabe que dificilmente acessamos as demais páginas do Google.

xIMyrsx1IRdEsX92vu8c6rVd7LjkqAkkiLYY9UBZ

Existem maneiras de fazer com que o seu site seja visto por mais usuários sem que eles precisem ficar passando as várias páginas até encontrá-lo ou apenas quando digitam e já procuram pelo nome de sua empresa.

O Google analisa diversos critérios antes de posicionar bem um site. São mais de 200 critérios que após analisados pelo buscador, irão decidir em que página o seu site será encontrado e também, se ele estará entre as primeiras posições da ferramenta de busca para assuntos do seu segmento.
 

Como fazer meu site ser visto no Google?
 

Entre os 200 critérios analisados pelo Google, vamos citar alguns dos principais para ajudar você a entender porque o seu site não está sendo visto em boas posições no buscador quando são digitadas palavras-chave do seu segmento. Confira abaixo:

kiQyQ64aviu9L8mdpFdIZR_j4iEDc3NfjEiEdRQc

Tempo no Ar

É analisado pelo Google o tempo que o seu site se encontra no ar (ativo para todos os usuários), por exemplo, um site que está há 5 anos no ar tem mais chances de ser bem posicionado organicamente do que um site que está no ar há 1 ano.

Os sites com mais tempo no ar já receberam mais acessos, mostraram ao Google relevância e por isso, estarão a sua frente.

Conteúdo Completo

Mas não adianta só ter um site que está a muito tempo no ar e o conteúdo desse site não estar completo. Lojas virtuais, por exemplo, precisam de produtos com fotos de boa qualidade, mostrando diversos ângulos do produtos e descrições completas em seus produtos e não só para ganhar um bom posicionamento no Google, mas também para atrair mais clientes e consequentemente, vender mais.

Conteúdo Duplicado

O Google também analisa se o conteúdo do seu site é original, ou seja, se só você publicou determinado conteúdo, se você foi o primeiro a publicar e se é duplicado (cópia de outro lugar).

O seu conteúdo deve ser autoral e não é efetivo que seja um conteúdo copiado de outro site. Plágio é crime e o Google com certeza vai levar o posicionamento do seu site lá embaixo se isso acontecer. E você ainda poderá enfrentar problemas judiciais.

Leia nosso texto sobre os benefícios de não produzir um conteúdo duplicado!

Palavras-chave

As palavras-chave são termos utilizados para encontrar o seu site de maneira mais prática no Google. São palavras que resumem o conteúdo de um texto, página, site e outros.

No conteúdo do seu site precisa ter as palavras-chave relacionadas ao seu segmento para que o cliente possa encontrar o seu serviço ou produto através de uma pesquisa no Google. O buscador precisa entender do que o seu site se trata através das palavras-chave que ele contém e que um bom posicionamento para as buscas dessas palavras são importantes para você.

Entenda um exemplo:

Se você possui um site de criação de sites bh e essas palavras-chave estão em seu site, quando algum cliente buscar por criação de sites bh no Google, seu site será facilmente encontrado.

VmmV5j8DNXhHHK87ybjaj_pXpcFE43VPSGUzVrEe

Segurança

O seu site precisa ser seguro, isso significa que é necessário a instalação de um Certificado Digital SSL para realizar a criptografia de todos os dados de sua empresa e de seus clientes no site, evitando ataques de hackers e roubo de dados pessoais como cpf ou senhas de cartões.

Esse é um passo importante, pois com a nova atualização do Google, os sites que não possuem o Certificado SSL instalado, o buscador sinaliza ao usuário que determinado site não é seguro. Ou aparece com o símbolo de Informações _ch2vRgxzlMH2I3ZjhMhTDSFe-aZNsfcn1KT5_fH.

lyiTnzC9aS7Kyf1y7MNMC7asEdjV2daLs8sKbXnf

E o mesmo acontece quando o Certificado está instalado em seu site, sendo mostrado ao usuário que seu site é seguro escrito em verde ao lado de um cadeado.

_1qYb-kO23Y6rEnjGXzEkGAp5TToyshyHR_DfJM_

Site Responsivo ou Mobile

Esse fator é importantíssimo em seu site, pois mais de 53 milhões de usuários apenas no Brasil acessam a internet via dispositivos móveis, como tablets e celulares. Um site responsivo ou mobile poderá suprir essa necessidade dos usuários e tornar a experiência deles em seu site muito melhor.

O Google preza muito pela experiência do usuário ao acessar seu site, portanto, os sites que serão priorizados na busca provavelmente serão os responsivos, ou seja, os que podem ser acessados com boa visualização em qualquer dispositivo.

AwVrgueNWdAPV7Su1BFvN9r32Z6Fol0TIc7BqJSl

Google Ads

Os critérios citados acima são muito eficazes para posicionar bem o seu site organicamente, mas se você quiser um resultado mais rápido e mais tráfego, poderá optar por investir no Google Ads.

O Google Ads, antigo Google Adwords, é a divulgação paga do Google que através de anúncios e palavras-chave faz com que o seu site fique bem posicionado na primeira página do Google para buscas relacionadas ao seu segmento e as soluções oferecidas em sua empresa.
 

Resultado de imagem para google ads

 


A Construsite Brasil trabalha com a criação e gerenciamento de campanhas no Google Ads, para ajudar a sua empresa a ter mais oportunidades no mundo online. Além disso, ajudará a levar mais engajamento e clientes para seu negócio. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Apresentamos para você, alguns dos critérios considerados pelo Google. Como citamos no início do post, ainda existem muitos outros critérios que o maior buscador do mundo tem como exigências pensando sempre na boa experiência dos usuários.

Baixe o nosso e-book abaixo! Lá falamos sobre todos os critérios necessários para ter um bom posicionamento no buscador.

É importante lembrarmos que o Google Ads é uma das formas mais efetivas de levar retorno imediato ao seu negócio. Já os critérios citados acima para conseguir posicionamento organicamente (sem mídia paga) trazem um retorno a longo prazo.

Não perca tempo! Otimize agora mesmo o seu site para estar dentro das exigências do Google! teeth_smile.png

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: