Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Mídias Sociais 2018: Como aproveitar datas comemorativas para alavancar as vendas?

2018: Como aproveitar datas comemorativas para alavancar as vendas?

Como as datas comemorativas e grandes eventos podem aumentar suas vendas?

| Atualizado em
por Time Construsite

Os grandes eventos e datas comemorativas que ocorrem anualmente como dia das mães, dia dos pais, páscoa, natal e outras são épocas do ano onde a população mais movimenta o comércio.

Um outro exemplo claro que podemos tomar como referência para esses grandes eventos é a Copa do Mundo 2018. Estamos a 84 dias desse super evento que acontece somente a cada 4 anos e o comércio já começa a se preparar.

Mas, como aproveitar datas comemorativas para o seu comércio?

Tanto as datas comemorativas como Natal e Páscoa quanto a realização de grandes eventos como o Mundial de 2018, são épocas do ano que movimentam o comércio de maneira expressiva.

Até mesmo comerciantes que não tem em estoque produtos relacionados a determinado evento ou data comemorativa, acabam pegando carona e personalizando seus produtos ou até mesmo, criando campanhas publicitárias. É uma forma que encontram de aproveitar essas datas para tornar seu negócio conhecido pelos consumidores.

VAMOS DE NÚMEROS!

Vamos entender um pouco sobre como esses eventos podem ajudar o seu comércio tomando o Mundial 2018 como referência.

A Copa do Mundo impacta diretamente na economia do país sede e em 2014 os números de vendas em alguns segmentos foram positivos e compatíveis com a expectativa do evento que movimentou nosso país com a sua realização. Confira:

  • +39% de alta na venda de TVs;
  • +9% de alta nas vendas de vestuário, calçados e artigos esportivos;
  • +20% de aumento na ocupação nas cidades-sede (hotéis);
  • +1% nas vendas reais no varejo;
  • +11% de alta na venda de cervejas;
  • +2% de alta na venda dos refrigerantes;
  • +25% de alta nas vendas em bares;
  • +140% no gasto dos estrangeiros.

Após a derrota para a Alemanha, o Brasil teve uma queda de 17% nos gastos em comparação com os 9% de gastos durante as vitórias.

-UcXoRTrBCvh8PoRqMXYYYWMO71Ufjze_UHgbyvT

A população não apenas se preparou para ser o anfitrião da festa e receber visitas em suas residências, mas também elevou os gastos em consumo de produtos de bens duráveis e não duráveis.

Dicas de como aproveitar essas datas para o seu comércio

Agora entenda um pouco de como você poderá aproveitar essas datas comemorativas ou grandes eventos para o seu comércio de acordo com o seu segmento.

Alimentos e bebidas

Quando alguns desses grandes eventos se aproximam, a busca por novas receitas para impressionar familiares e amigos tende a aumentar. Isso acontece com mais frequência próximo a datas como Natal, Páscoa e Ano Novo.

Já quando o assunto é o Mundial 2018, as buscas por comidas e bebidas também tendem a aumentar. As bebidas são um dos setores mais beneficiados durante esse período e as buscas por bebidas alcoólicas e refrigerantes estão no topo dessa demanda.

Os comércios que atendem esse segmento tendem a ser muito movimentados pelos consumidores. Em junho e julho de 2014, todas as buscas por bebidas chegaram a 50% (+15 milhões de pessoas) no Brasil.

As buscas por entradas, aperitivos e petiscos chega a 97% em junho e caem para 51% em julho.

Além de agitar a procura para consumo em casa com familiares e amigos, não podemos nos esquecer da procura também por estabelecimentos com climas agradáveis, cardápio e valores atraentes para poder assistir aos jogos em um ambiente diferenciado.

gKHYLGYTQac4iO26Xoe6KxZFbfpUGnI-WD0YV9pA

Vestuário, Calçados e Acessórios

As roupas normalmente são uma das principais opções de presentes para datas comemorativas como o Natal,dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e outras datas.

No caso da Copa do Mundo, os comércios não poupam esforços na produção de roupas e acessórios com as cores da bandeira do Brasil ou até mesmo, as famosas camisas da seleção. O volume de vendas de roupas com o tema cresce em até 6x.

Em 2014, a demanda pela camisa da seleção foi de 630% maior que no mês do lançamento da camisa.

Além do grande número de vendas de roupas com o tema da Copa, podem ser encontrados disponíveis também muitos acessórios relacionados a esse segmento como, por exemplo, bandeiras do Brasil, luvas de goleiro, chuteiras, cornetas e até a famosa vuvuzela que nunca falta nessa época do ano.

zLg2wZSVEt0FEaoXTgoC2MmZqVzk4y2Qtgz6fP61

Eletroportáteis e Eletroeletrônicos

As vendas em lojas de eletroportáteis e eletroeletrônicos em grandes eventos tem números significativos. Produtos como TVs, churrasqueiras elétricas, pipoqueiras e outros são um grande destaque nessa época do ano.

As buscas por churrasqueira elétrica aumentaram em +30% durante a época de jogo no ano de 2014. E já as buscas por pipoqueiras chegaram a +111% na mesma época.

Esses itens assumem grande parte da importância na preparação para esses eventos.

Estética e Beleza

Invadindo completamente o universo de beleza temos esse grande evento muito abordado em nosso post, a Copa do Mundo. A maioria das empresas de cosméticos e maquiagens investem em produtos com as cores da bandeira: azul, verde e amarelo.

No mundo online, as buscas por conteúdos relacionados em canais de beleza, sites e blogs tendem a aumentar. A média anual de 2014 na época do jogo foi de +107% de views (visualizações) nos principais canais de beleza.

Já podemos perceber que os grandes eventos que ocorrem no país atingem diretamente os consumidores e eles estão preparados para movimentar o comércio.

Não perca tempo e nem dinheiro!

Comece a se preparar para os eventos que estão por vir e proporcione uma melhor experiência de compra para os seus clientes. Lembre-se de identificar o seu público-alvo, ter um calendário de planejamento e boas vendas!

Que tal impactar seus clientes com uma imagem profissional já na proposta comercial, então, pensando em te ajudar, a Construsite Brasil criou o Modelo editável de Proposta Comercial para sua empresa vender mais, baixe agora, é grátis!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: