Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual / Marketing O que é ROI e como calcular?

O que é ROI e como calcular?

Saiba o que é essa métrica e como calcular!

| Atualizado em
por Time Construsite

Return on Investment ou em português, Retorno sobre Investimento é a relação entre o dinheiro ganho e perdido através de um investimento e também, o montante de dinheiro investido.

Entenda um exemplo:

"Se você investiu um valor X na sua empresa e deseja saber se esse investimento valeu a pena, você precisará fazer um cálculo para saber quanto você ganhou em cima desse investimento."

Continue lendo o texto para entender mais!

Essa métrica é importante e ajuda sua empresa a saber quanto dinheiro ganhou e perdeu com os investimentos realizados. Assim, é mais fácil analisar quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão em andamento.

Na publicidade online, o ROI também pode ser calculado com relação ao valor investido em campanhas e anúncios e o lucro gerado por conversões: vendas e leads.

qpUANLl2NnGdwBqKxl8NxeG9V9k2FAHVQ2zFAxa8

Imagem: Resultados Digitais

Vamos entender como essa métrica funciona:

Como calcular o ROI?

Para calcular o ROI da sua empresa é utilizada uma fórmula muito simples, veja abaixo:

u1d75nIWvAALZIsL6gvFO3HG9XG0vtY8zLSZUU5p

Imagine que o ganho da sua empresa em um investimentos seja de 60 mil e o valor investido foi de 6 mil:

ROI = (60.000 - 6.000) / 6.000

ROI = 9

No exemplo citado acima, o retorno do investimento realizado foi de 9 vezes o investimento inicial.

Receita: é todo aquele valor arrecadado pela empresa por conta das vendas realizadas.

Custo: são as despesas necessárias para que o investimento aconteça.

Qual a sua importância?

Estar atento aos resultados dessa métrica pode permitir que sua empresa se planeje para os possíveis resultados a se alcançar com base em resultados anteriores. E também, identificar qual é o tempo que um investimento leva para ter um retorno.

Além disso, quando sua empresa for avaliada por investidores, eles irão analisar o ROI. São analisadas quais são as expectativas de ganhos para saber se o investimento valerá a pena.

O ROI tem um grande impacto no desempenho da sua empresa, portanto se atente a essas métricas e não fique para trás. Procure sempre conhecer e aplicar métricas para que sua empresa continue crescendo e gere cada vez mais lucros e vendas!

Aproveite essas informações e use-as como ponto de partida. E não se esqueça: estamos a disposição para quaisquer dúvidas! teeth_smile.png

Separei um conteúdo complementar especial, pra você avançar mais um nível na gestão financeira da sua empresa. Se trata do Plano de Contas Financeiro, ele não tem que ser amplo, muito menos personalizado, ele tem que ser certo! O Dr. Money da Construsite Brasil criou o melhor Plano de Contas para pequenas empresas atuantes no Brasil, baixe agora, é grátis!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: