O melhor blog sobre sites e lojas virtuais
Saiba para quem você escreve
Saber quem é o seu público é fator importante para definir sua estratégia de conteúdo!
Toda empresa deve se perguntar: "O que devo escrever em meu site?" Mais do que isso, muitas delas se veem dizendo "Ok, vamos começar um blog!". Mas, a pergunta que se segue é: "Sobre o que e para quem nós vamos escrever?".
Use o que você tem:
Toda empresa tem algo para oferecer e Eric Delisle pontuou algumas delas:
- Notícias;
- Blogs de funcionários;
- Atendimento ao Cliente;
- Feedback e Sugestões.
Porém, sua audiência realmente se importa com algum desses tópicos?
Não é sobre mim, mas sim, sobre você:
A primeira regra para criar um conteúdo relevante é saber que: ninguém se importa com você. Por favor, não vá chorar. É claro que seus familiares e amigos com certeza se importam com você.
No entanto, o que dizer dos seus leitores? Usuários? Visitantes? Seus clientes e consumidores em prospecto? A verdade é que eles não se importam com você e sim com os serviços e informações que sua empresa tem a oferecer e que são de interesse deles.
Quando foi a última vez que você se perguntou: "O que a Construsite Brasil está fazendo hoje?". O que querem saber na verdade é o horário de funcionamento, onde está localizada e se ela oferece os produtos e serviços que querem comprar.
Se a Construsite Brasil possui mais informações que, enquanto leitores/consumidores, são interessantes, ela precisa convencê-los disso. Mas é importante entender que o visitante/cliente não entrará no site da Construsite Brasil somente para saber mais informações sobre o último evento que promoveram ou sobre as novidades da empresa, mas sim! Para saber sobre os serviços, solicitar um orçamento ou tirar uma dúvida.
Pense no que tem a oferecer:
Como Eric disse, toda empresa pode ter notícias, eventos, blogs de funcionários, atendimento ao cliente, feedback ou sugestões para oferecer. Mas a chave para o sucesso é determinar quais desses itens são importantes e relevantes para a sua audiência.
Para saber o que é relevante para sua empresa, pergunte ao seu time:
- Quais são as dúvidas que clientes e usuários geralmente tem?
- Onde seus clientes, visitantes e usuários gastam tempo online?
- Com que frequência estão online?
Então analise as respostas:
- Se os usuários/clientes estão perguntando sobre:
Produtos: faça um Q&A (perguntas e respostas) semanal, que pode ser de muita utilidade para o seu blog. Se ele estão fazendo perguntas, então não acompanharão um blog que traz esse tipo de informação;
Eventos: aproveite a oportunidade de falar sobre lugares que você ou algum funcionário irá palestrar. Dê destaque aos clientes e consumidores que encontrar nesses eventos e faça resumos para os que não puderam participar;
Time: constrói o relacionamento. Tenha em mente: seus clientes talvez estejam interessados em ter contato com alguém de dentro da equipe ou um representante dela.
- Se os seus usuários/clientes gastam o tempo online:
Assistindo vídeos: então você aproveitar e postar vídeos no seu blog;
Participando de comunidades e pesquisando: então, ter o serviço de atendimento ao consumidor ou feedback no blog é uma boa ideia;
Trabalhando: você provavelmente irá aparecer como resultado das pesquisas que eles fazem nos mecanismos de busca a procura de informações relevantes ao trabalho. Invista em SEO;
Diversão: verifique que tipo de entretenimento você pode oferecer.
- Se os seus usuários/clientes estão online:
Menos de uma hora por dia: respeite o tempo deles e não atualize o blog a menos que tenha uma novidade relevante ou alguma promoção. Lembre-se, blog não é aplicável a todos os segmentos de mercado e talvez não seja o ideal para seu público. Neste caso, investir em e-mail marketing pode ser uma opção melhor;
Maior parte do dia: então ter um blog é uma ótima oportunidade para entreter, comunicar e passar informação relevante para sua audiência. Atualizações regulares com informações que provoquem conversas e discussões, pode ser um bom caminho;
Em seus celulares esporadicamente durante o dia: evite artigos longos, vídeos e qualquer tipo de informação que exija um computador (desktop ou notebook). Seja rápido e objetivo. Ofereça dicas e atualizações rápidas.
E para quem é tudo isso?
É impressionante quanto tempo produtores de conteúdo gastam pensando sobre o que escrever e onde obter inspiração. Vale lembrar que a inspiração está bem à nossa frente e precisamos parar de "tentar atrair" usuários/clientes e começar a conversar com eles.
Eles estão procurando alguém para conversar, que tire dúvidas e responda suas perguntas, que ofereça entretenimento. O blog é uma das diversas ferramentas para se iniciar uma conversa com seu público.
Fique por dentro do Marketing de Conteúdo e conheça nosso artigo atualizado sobre o conteúdo certo para as pessoas certas.
Criamos um eBook completo para que ao descobrir com quem você deve falar, você também possa vender no ambiente virtual, baixe grátis agora!