O melhor blog sobre sites e lojas virtuais
Mudanças no E-commerce: Correios exigem nota fiscal em 2018
Não deixe seus clientes insatisfeitos por não receberem suas encomendas!
Constantemente são notificadas mudanças no mundo do e-commerce que podem impactar tanto o lado do consumidor quanto do comerciante. Para o ano de 2018 algumas recentes mudanças já são válidas: os correios começam a exigir a nota fiscal fixada no exterior da caixa para efetuar o despacho das encomendas.
Essa mudança passa a ser uma obrigatoriedade no despacho de encomendas pelos Correios a partir da sexta-feira dia 02/02/2018. A nova orientação foi noticiada primeiro pela equipe Mandaê e publicada na página oficial da estatal.
Quem não seguir essa nova recomendação, fixando a nota fiscal do lado de fora da encomenda, não terá sua mercadoria despachada.
Já os lojistas classificados como MEI (Microempreendedor Individual) não são obrigados a emitir notas fiscais em vendas para pessoas físicas, mas terão que preencher o formulário de declaração de conteúdo para que sua encomenda possa ser enviada.
Veja o exemplo da declaração de conteúdo abaixo:
Segundo esse comunicado, a responsabilidade de inserir a nota fiscal nas mercadorias é do remetente.
Com essa mudança, os donos de e-commerces que fazem uso dos serviços dos Correios devem, a partir do início de Fevereiro, emitir notas fiscais para todas as mercadorias vendidas antes de serem despachadas.
Sem esse documento, as mercadorias não serão despachadas, o que poderá interferir no fluxo de vendas e gerar a insatisfação dos clientes para com o seu e-commerce.
É recomendado que a nota fiscal seja colocada dentro de um saquinho plástico de material transparente (o que protegerá o documento durante o processo de despacho) e esteja afixada do lado de fora das embalagens das mercadorias.
Veja o exemplo abaixo:
Se você já contava com a emissão de nota fiscal no envio de suas mercadorias, saiba que agora terá que contar com uma nova etapa.
O documento deve ser posicionado com o código de barras a mostra (virado para cima) para que seja mais fácil conferir a mercadoria durante o processo de despacho.
Vale lembrar que você empreendedor deve ficar sempre atento a todas as mudanças e atualizações referentes ao seu e-commerce para que nenhuma oportunidade de venda seja perdida. Busque sempre fazer o melhor para a experiência do seu público!
PS.: Estipular metas e acompanhar o progresso diário das vendas não é tarefa fácil, nem mesmo mês a mês. Por isso nossos especialistas desenvolveram a melhor planilha de acompanhamento de vendas para pequenas empresas. Estamos disponibilizando aqui, agora, grátis pra você! Aproveite.