Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Erro no envio de e-mails: o que pode estar acontecendo?

Erro no envio de e-mails: o que pode estar acontecendo?

Saiba o que é e o que fazer quando seus e-mails não forem enviados!

| Atualizado em
por Time Construsite

Os bounces são conhecidos como retornos de provedores relacionados aos endereços de e-mail que possuem algum erro. Muitas vezes, alguns desse endereços podem estar em suas listas, interferindo na entrega de mensagens e campanhas de E-mail Marketing.

giphy(3).gif

Existem dois erros que podem acabar atrapalhando a sua entrega de e-mails, sendo eles: hard bounce e soft bounce. Entenda um pouco sobre eles abaixo!

O que é Hard Bounce?

Em poucas palavras e indo direto ao ponto é basicamente um erro permanente na entrega do e-mail. Mas agora vamos entender melhor!

Este erro está diretamente relacionado ao envio de mensagens para e-mails que não existem ou estão com um longo período de inatividade (mais ou menos 5 meses). Sua entrega de campanhas ou E-mails Marketing podem ser afetadas por esses erros, pois recebem uma rejeição instantânea do provedor que você está utilizando (hotmail, gmail, outlook, dentre outros) a respeito dos e-mails que estão em sua lista.

Como solucionar esse erro?

No caso do Hard Bounce, a solução imediata pode ser remover os endereços de e-mails que estão causando problemas no envio da sua mensagem. Se acontecer do endereço de e-mail que você está tentando enviar uma mensagem ser classificado como um erro permanente, é possível que ele não seja mais entregue se permanecer em sua lista, podendo afetar a entrega de todos os outros.

Também é importante que você sempre verifique e atualize a sua lista de e-mails (contatos dos seus clientes ou leads) para que as campanhas sejam realmente entregues ao público desejado. Ter uma lista de contatos desatualizada e/ou que não existem é quase o mesmo que nada.

O que é Soft Bounce?

É um erro temporário na entrega do e-mail que pode surgir por vários motivos como: caixa de entrada superlotada, falhas temporárias no acesso, bloqueio por antivírus (antispam) e falhas de conexão.

Não é um erro considerado muito grave e não há a necessidade de ser eliminado com urgência no seu primeiro aparecimento.

Mas como já foi dito sobre a importância de estar sempre atualizando suas listas de e-mail para que as mensagens sejam entregues ao público desejado, tente entrar em contato com alguns de seus clientes para captar dados corretos e atualizados.

Entenda a diferença

Analisando o que é cada um dos erros já citados, podemos compará-los e entender a diferença entre eles.

O Hard Bounce é uma mensagem que você recebe quando o e-mail que você tentou enviar não será mais entregue, nesse caso, o endereço de e-mail é inexistente.

Já o Soft Bounce é uma mensagem que reconhece o endereço de e-mail - ou seja, o e-mail existe -  para qual está sendo enviado mas por algum motivo, não pode ser entregue por motivos como: superlotação da caixa de entrada, falhas de acesso, dentre outros.

Esperamos que a partir dessa explicação sobre Hard Bounce e Soft Bounce, vocês possam saber diferenciar erros permanentes e temporários na hora de enviar qualquer mensagem via e-mail e aplicar soluções rápidas para obter sucesso em seus envios. 

Que tal impactar seus clientes com uma imagem profissional já na proposta comercial, então, pensando em te ajudar, a Construsite Brasil criou o Modelo editável de Proposta Comercial para sua empresa vender mais, baixe agora, é grátis!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: