Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Uso do WhatsApp como ferramenta de Marketing Digital

Uso do WhatsApp como ferramenta de Marketing Digital

Disponibilize mais de um canal de comunicação para os seus clientes!

| Atualizado em
por Time Construsite

Com as inúmeras possibilidades de comunicação que nos rodeiam, limitar as opções de contato de clientes e possíveis clientes com a sua empresa, trará como consequência a perda de inúmeras potenciais vendas e também, de relacionamento.

É muito importante oferecer mais de um canal de comunicação para o seu cliente, dando a ele a liberdade de escolher o canal que melhor atenda a necessidade e limitação de tempo em sua rotina.

Atualmente, com a rápida expansão tecnológica muitas empresas estão aderindo a prática do uso do WhatsApp como ferramenta de Marketing Digital e de se manter próximo do seu cliente.

TpWKa7MIB9m00f5hbfCHfhEBONSxxPKCBMnzsVvD

Como eu posso utilizar essa ferramenta na minha empresa?

O WhatsApp é um aplicativo de troca instantânea de mensagens e arquivos audiovisuais que vem sendo muito utilizada pelas empresas atualmente por benefícios como baixo custo, comunicação rápida e eficaz.

Pela transformação do aplicativo em mais uma canal de comunicação para as empresas, resolvemos dar algumas dicas de como você pode utilizá-lo como uma ferramenta de Marketing Digital dentro da sua empresa! Confira:

Número exclusivo

É importante e extremamente necessário que você utilize um aparelho de celular com um número exclusivo para o WhatsApp da sua empresa. Jamais misture sua rede de relacionamentos e os seus assuntos pessoais com os assuntos profissionais!

Transmita profissionalidade

O WhatsApp permite que você utilize uma foto de perfil para as pessoas identificarem quem você é, nesse caso, os seus clientes. Portanto, é muito importante transmitir profissionalidade e utilizar uma foto de perfil com a logo da sua empresa.

Status Personalizado

Utilize a ferramenta de status a seu favor, para informar algo que seja importante para seu cliente, como o horário de atendimento por WhatsApp ou até mesmo o endereço da sua empresa. Serve para que você evite algumas dúvidas referentes a esses assuntos mais importantes.

Taxa de respostas rápida

Se o uso do WhatsApp é justamente pela sua agilidade na comunicação, não é recomendável deixar o seu cliente esperando! Não pense que se você demorar um ou mais dias para respondê-lo ele irá continuar insistindo, pois ele poderá desistir e ir atrás de outra empresa que se importe com as necessidades dele e o atenda de maneira rápida e eficaz.

Além disso, um cliente insatisfeito irá continuar mandando mensagens incansavelmente e como o próprio aplicativo fornece informações de última abertura do aplicativo, quando você está online e quando visualizou as mensagens, o conjunto dessas ações poderá mostrar desfeita e aumentar ainda mais a insatisfação. Cuidado!

Linguagem formal

Lembre-se que você está utilizando o WhatsApp da sua empresa, ou seja, deve se adequar a linguagem utilizada no ambiente profissional. Evite o uso de linguagem informal e com muitas gírias. Seja profissional!

Direcione pessoas para esse atendimento

É importante entender que quando alguém começa um atendimento a um cliente, essa mesma pessoa deve finalizá-lo. Não é recomendável ficar "passando a bola" para outras pessoas.

Você precisa entender que deve-se direcionar uma função para cada determinada pessoa, sendo assim, se houver alguma falha ou algum problema você saberá de quem chamar a atenção e como resolver.

Recurso de localização

É um grande diferencial usar do recurso de localização do Whatsapp. Pode ser uma ferramenta muito útil na hora de mostrar ao seu cliente onde sua empresa está localizada ou onde ele pode encontrá-lo.

E agora, com a nova atualização do WhatsApp é possível compartilhar sua localização em tempo real por até 8 horas, ou seja, a medida que a pessoa se move, o indicador no mapa também se movimenta indicando a sua trajetória. 

Horário das mensagens

Não é profissional responder às mensagens dos seus clientes durante o horário da madrugada ou fora do horário de funcionamento da sua empresa. O mais indicado é deixar o aparelho celular na sua empresa e não levar para casa, e assim verificar as mensagens e responder no dia seguinte durante o horário comercial.

O fato de utilizar o aplicativo já demonstra para alguns usuários, assim como acontece com o uso pessoal dele, de que há a necessidade de 24 horas as pessoas serem rápidas e estarem a disposição para conversa. Seja coerente e firme em relação aos horários de atendimento para evitar maiores problemas.

pM6DVLlEx3g-mLVEHR_0NRlweMKXfQyXv6Zj6YKp

Manter seu cliente atualizado de promoções e/ou sorteios

Você pode utilizar o WhatsApp para enviar aos seus clientes promoções e realizar a divulgação de sorteios. E com isso, conquistar cada vez mais os seus clientes!

Lista de transmissão

O WhatsApp possui um recurso chamado Lista de Transmissão e permite que você envie a mesma mensagem para vários contatos da sua agenda. Assim, você pode enviar promoções, sorteios e até desejar um feliz aniversário e outras datas comemorativas para todos os usuários de forma rápida. Criando assim, um relacionamento de confiança com seus clientes!

Compartilhar conteúdos multimídia

Você pode compartilhar com os seus clientes algumas fotos e vídeos dos produtos que você oferece na sua empresa, para que eles conheçam e avaliem antes de irem a loja para comprar.

Grupos

Uma das funcionalidades disponibilizadas pelo WhatsApp é a criação de grupos que permite ao administrador adicionar entre 1 e 256 participantes. Portanto, essa funcionalidade pode ser muito bem aproveitada dentro de uma empresa, como por exemplo para melhorar o relacionamento e o convívio do time, dentro e fora do ambiente de trabalho.

História do WhatsApp

Assim como no Instagram e Facebook, o WhatsApp permite que o seus usuários compartilhem histórias com sua lista de contatos. Nela você pode compartilhar fotos de algum assunto importante que aconteceu na sua empresa ou ser mais um meio de divulgar os seus produtos e serviços.

WhatsApp Web

Pensando na comodidade dos seus usuários o WhatsApp criou o WhatsApp Web, feito para que seus usuários não precisem utilizar o celular o tempo todo e consigam acessar o aplicativo pelo computador, melhorando a visualização e agilidade de respostas. Este recurso necessita que seu celular esteja logado na internet e que confirme o código de verificação apresentado pelo próprio aplicativo.

Assim, fica ainda mais fácil que sua empresa atenda de forma rápida os seus clientes!

Vale a pena investir no WhatsApp como ferramenta de Marketing Digital para sua empresa, mas não se esqueça que esse recurso precisa ser bem utilizado, ou você vai acabar se tornando um "spam" no celular dos seus clientes ao invés de conquistar, aproximar e ter confiança.

A Construsite Brasil oferece serviços de Criação de sites, Lojas virtuais e Planos de Marketing Digital para ajudar a desenvolver a sua empresa na internet e alavancar o seu negócio. Inclusive criamos um eBook completo com tudo que você precisa saber para vender no ambiente virtual, baixe grátis agora!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: