Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Dicas Por que minha empresa precisa estar em primeiro lugar no Google?

Por que minha empresa precisa estar em primeiro lugar no Google?

Deseja ver o site ou blog do seu negócio entre os primeiros lugares nos sites de busca? Confira!

| Atualizado em

Atualmente, a maioria dos empreendedores deseja que o site ou blog do seu negócio esteja entre os primeiros lugares nos resultados dos sites de busca. Essa tarefa não é uma das mais fáceis, principalmente quando falamos de conquistar a primeira página do Google pelo posicionamento orgânico, ou seja, gratuito.

Há muitos fatores que rodeiam a pergunta: "Por que minha empresa precisa estar entre os primeiros lugares nas buscas?". Esse post além de contar quais os benefícios que sua empresa terá estando nesse lugar privilegiado, irá ajudá-lo a entender mais sobre o Google e como melhorar o seu posicionamento.

 

AvSq9n-H9xNZERcZK9ZNSw1Cd1t55EmHV9_t1eph

 

Classificação dos sites pelo Google

O Google baseia-se em dois fatores importantíssimos na hora de classificar se o site ou blog da sua empresa merece estar entre os primeiros lugares nas buscas, sendo eles: relevância e reputação.

 

Relevância

É muito importante que você crie um conteúdo relevante para o site ou blog da sua empresa se o seu objetivo é atrair mais clientes e visitantes para o seu site.

Se você produz um conteúdo relevante e desperta o interesse dos seus clientes e potenciais clientes diariamente, você acaba se tornando uma referência no ramo que a sua empresa segue. Portanto, é muito importante que você pesquise, crie métodos próprios para desenvolver a escrita e principalmente, faça um planejamento.

 

Reputação

A reputação do site ou blog da sua empresa vai depender de como ela é vista por terceiros. Como dito no tópico acima, o Google analisa se o site ou blog da sua empresa é uma referência no assunto ou serviço que você oferece.

 

Portanto, o engajamento que você possui em seu negócio online, vai definir se o site ou blog da sua empresa merece estar entre os primeiros resultados no site de busca utilizado, ou seja, no Google.

 

Mas, só esses fatores não vão ajudar o seu site a chegar no topo da primeira página do Google. Existem mais de 200 critérios que são levados em consideração pelo Google na hora de exibir sites e blogs em sua rede de pesquisa. Iremos citar os principais fatores para ajudá-lo nessa conquista:

 

1. Tempo

Um dos principais fatores analisados pelos sites de busca é o tempo em que o site do seu negócio está no ar, por exemplo, se o site já está no ar a cerca de 5 anos, possui um bom conteúdo, boas avaliações e um número relevante de acessos, é óbvio que possui chances deste site estar posicionado na primeira página do Google.

Mas não pense que basta apenas ter um site antigo e não seguir todas as qualificações necessárias para estar na primeira página do Google.

 

2. Conteúdo único e de qualidade

Produzir um conteúdo único e que tenha qualidade é uma das peças mais importantes para sua estratégia de SEO. Você deve pensar no que o seu cliente gostaria de ler e quais são os problemas que ele possui e você pode ajudar a resolver. Na hora de escrever o seu conteúdo, pense em quais personas sua empresa tem, para que você possa definir o tipo de linguagem abordar.

 

3. Velocidade de carregamento

O tempo de carregamento das páginas em seu site influência muito, não só na experiência do usuário, mas também no rankeamento. Esse fator também depende muito do serviço da empresa de hospedagem que você irá contratar. Busque sempre o melhor para o seu negócio!

 

4. Site responsivo

Atualmente, só no Brasil somos 107 milhões de internautas ativos e 53 milhões acessam a internet pelo celular, ou seja, sites responsivos ganham muito mais pontos com o Google, pois se adaptam a diferentes telas e melhoram a experiência do usuário dentro do site.

 

5. Certificado SSL

É um certificado digital que, ao ser adicionado ao seu site ou loja virtual, mostra ao usuário que sua página é segura, pois toda troca de informações é criptografada. Já foi informado pelo Google que sites que possuem esse certificado, ganham prioridade.

 

6. Usabilidade

A experiência do usuário no seu site é muito importante por que quanto mais usual ele for, mais você ganha em tempo de permanência e visualizações de página.

Um exemplo de usabilidade são ícones que tornem as ações dentro do seu site intuitivo.

 

7. Erros de ortografia e gramática

Um site onde existem erros de ortografia e gramática não são bem rankeados e podem ser um sinal de spam. Nunca deixe de revisar o seu conteúdo, e se possível, peça para que mais pessoas revisem e certifiquem de que está tudo da maneira correta e compreensível para todos os tipos de usuários.

 

8. Conteúdo multimídia

Invista em diferentes formatos de arquivos multimídia em seu site, como vídeos, fotos, textos e até mesmo áudios.

 

9. Otimização de imagens

O Google lê a tag "alt" (termo utilizado no html) da imagem e com isso, ele pode saber do que a imagem se trata. Certifique-se de que esse detalhe está sendo executado pela empresa que fez o seu site ou por você mesmo caso seja o responsável. Assim, detalhes simples como esse irão somar nas otimizações para melhorar o posicionamento do seu site.

 

10. Escaneabilidade do conteúdo

Como hoje, todo mundo tem certa pressa para encontrar informações principalmente na internet, ninguém quer ficar perdendo tempo lendo um conteúdo todo para depois saber se isso servirá para o que precisa. É simples: entramos em uma página, corremos o olho por todo o site e não encontramos o que queremos? Logo saímos e vamos a procura de outro.

É o que chamamos de escaneabilidade, o processo em que ao dar uma rápida olhada no conteúdo de forma geral sabemos se atende ou não as nossas expectativas.

 

Por isso, as pessoas não vão querer chegar em seu site ou blog e se deparar com um parágrafo enorme e que dificulte a leitura. Encurte os parágrafos, use tópicos e deixe o seu conteúdo mais atraente! Destaque as principais dúvidas e informações que irão não somente atrair o usuário mas garantir que ele permaneça no seu site.

 

11. Palavras-chave

Esse é um fator que ajuda muito no processo de rankeamento do Google. Você pode adicionar palavras-chave em inúmeras páginas no seu site para informar ao Google o que é relevante para você. Confira esses exemplos abaixo:

 

- Palavra-chave no domínio;

- No início do título;

- No início do texto;

- Na meta description;

- Na URL.

 

12. Frequência

É importante que você atualize frequentemente o conteúdo do seu site. Há algumas empresas que, por exemplo, não atualizam o tempo de mercado no texto de Quem Somos, que são atualizações simples e essenciais que fazem toda diferença para o Google e usuário.

 

13. Favoritos

O Google consegue identificar quais páginas foram adicionadas aos Favoritos dos usuários e isso ajuda com a classificação da sua página.

 

14. Engajamento

Esse fator é muito importante e entra no contexto de reputação falado acima. O Google observa o engajamento da sua página, como quantidade de comentários ou avaliações positivas.

 

Como melhorar meu site?

Existem muitos recursos e maneiras simples de otimizar o seu site na hora de se tornar um destaque nos sites de busca. É onde entra o papel das técnicas de SEO.

O que é SEO?

SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e análises que visam tornar o site do seu negócio mais amigável e agradável para o usuário, e assim melhorar o seu posicionamento em sites de busca.

O principal objetivo do SEO é melhorar a sua posição no ranking do Google, que é o site de busca mais popular do mundo.

Lembrando que o Google analisa dois fatores importantes, como relevância e reputação, ou seja, o seu site deve ser muito bem estruturado de forma coerente, eficiente e definitiva.

 

Qual a importância de se destacar nos sites de busca?

Até chegarmos à resposta para a  pergunta chave que iniciou esse post, percorremos um grande caminho. Juramos que o intuito não era fazer você desanimar após explicar como o Google exige muito dos sites e blogs. Pode parecer complexo, mas ele assim como você, quer oferecer aos seus usuários e porque não, clientes, a melhor experiência em sua navegação.

Para fazer valer toda a sua caminhada ao colocar em prática nossas dicas e conseguir melhorar o posicionamento do site da sua empresa, chegou a hora da parte boa: veja as vantagens de estar na primeira página do maior sites de pesquisas do mundo!

 

1. Mais acesso ao site da sua empresa

2. Conquistar mais clientes

3. Reconhecimento das soluções entregues pela sua empresa

 

Google AdWords

É uma plataforma do Google que oferece o serviço de publicidade paga, ou seja, essa é também uma solução muito eficaz na hora de fazer com que o site ou blog da sua empresa fique posicionada entre os primeiros resultados no Google e é o atalho mais rápido para conquistar essa posição.

É muito importante saber primeiramente, como funciona a plataforma do Google Adwords.

 

E se aventurar após um conhecimento prévio de como utilizar os recursos oferecidos pela plataforma ou contar com a ajuda de especialistas para desempenhar isso por você evitando prejuízos.

Vale a pena investir em recursos para obter um melhor posicionamento no Google se você tiver pressa em melhorar a visibilidade da sua empresa. Conquistar essa posição pelo modo gratuito é possível mas requer a aplicação dessas e outras técnicas e uma espera maior.

 

Quer ver a sua empresa no topo da primeira página?

A Construsite Brasil oferece serviços de SEO e gerenciamento de campanhas do Google AdWords que podem ajudar você a melhorar o seu posicionamento no Google. Entre em contato com a gente e venha conhecer essa oportunidade!

Comentários:

comments powered by Disqus
Orçamento por WhatsApp