Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Como realizar o registro de um domínio?

Como realizar o registro de um domínio?

O primeiro passo para quem deseja criar e colocar um site no ar!

| Atualizado em
por Time Construsite

Realizar o registro de um domínio é o primeiro passo para quem deseja criar e colocar um site no ar. Conhecido também por endereço do site ou URL (Uniform Resource Locator, ou em português, Localizador Padrão de Recursos), o domínio é de muita importância, principalmente para empresas.

O domínio do seu site é a URL que os usuários irão digitar na barra de endereço do seu navegador.

Existem algumas etapas que devem ser seguidas ao realizar o registro do seu domínio para que não ocorra nenhum erro e pode até parecer difícil, mas não é!

É importante ressaltar que existem duas maneiras de fazer o registro de um domínio nacional sendo elas: o Registro.br, que faz parte do CGI (conhecido também como Comitê Gestor de Internet, ou seja, entidade que regulamenta a internet no Brasil), ou através de empresas de soluções para web que prestam esses serviços, como a Construsite Brasil.

Como registrar um domínio pelo Registro.br

O Registro.br é conhecido como a entidade responsável pelo registro e manutenção de todos os domínios com a extensão .br. Sendo assim, caso você registre seu domínio de terminação .br em outro lugar, provavelmente pagará um valor mais alto por estar usando um intermediário.

Para ajudar você a obter sucesso durante o registro do seu domínio, elaboramos um tutorial com 5 passos explicando como registrar o seu domínio de registro nacional de uma forma simples e ágil.

1. Consulte a disponibilidade do domínio

A princípio, acesse o site do Registro.br e consulte se o nome do domínio desejado está disponível, segundo a área destacada em vermelho na imagem mostrada abaixo.

plKTuYD08Wr_7DnwBQfP88sA82nUgXuhbrR8q5A-

Se o domínio já estiver registrado, surgirá uma mensagem dizendo "Domínio já registrado" e irá sugerir outras opções que estejam disponíveis. Assim que escolher o seu domínio, clique em registrar, como indica na imagem abaixo.

m4r8JsUHD8MWHkI8pqUs05VvobZnHeI02We_5-MW

2. Insira um documento (CPF ou CNPJ)

Nessa etapa, você deve preencher com o número do documento do titular do domínio, um CPF (para pessoa física) ou um CNPJ (para pessoa jurídica).

Preste muita atenção na hora de escolher com qual vai cadastrar, pois após o cadastro, só poderá ser alterado com o envio da documentação para o Registro.br. Confira na imagem abaixo.

DDZzG56WVc9fZLMBRQUJzOdKvMp696ZUKRNygzEg

3. Preencha seus dados

Insira os dados solicitados, como nome, endereço, e-mail e senha, após ter feito isso leia e aceite os termos, e clique em "registrar", como indicado nas imagens abaixo.

TSLuW2gjQQd8uGwkuKoTenX1joEXKbzo4vfo8Uiy

4. Conclusão do pedido

Nessa etapa, é realizada a conclusão do pedido onde você verá uma tela confirmando o pedido do domínio e também receberá um e-mail de confirmação do Registro.br, no endereço que utilizou para cadastrar. 

Como indicado na imagem abaixo, serão informados alguns dados sobre o seu pedido:

n-p4ymjGJclmaoZ6ja3dK7-QJm-ulO4bDUeYa0uK

E-mail com as informações sobre o pedido:

os8nvnK1wm97r7WsHiTv6oBMz8DYE4dDQUqCEh8V

5. Pagamento

Você receberá um segundo e-mail com as instruções para que seja realizado o pagamento. É necessário apenas clicar no link informado para acessar o carrinho de compras do site onde você irá selecionar a periodicidade (1 ano ou mais) e a forma de pagamento, as opções são cartão de crédito ou boleto.

Re2A1K6hevVjtprrlsOcp3sjfWIsogpElO184ziV

 

Jz58rN6iXBWJQFKKSVNxM9bARHPAZtJIb2KLq4xs

llGl-2WYqEc-Eo4cEtpRlvwDuWybqA2P6FspMltW

Me-OM9MJNnQ5JXQJ-hyWPQDso1_KkEe2X8th_e2a

 

4eR8pc4YTlSJPgLXRcjK1DNEmY1GNE_aiqZiADS9

Se caso estiver tudo certo com o pagamento do domínio, você receberá um e-mail de confirmação pelo Registro.br e o domínio já aparecerá na conta do titular.

Boletos falsos

Contudo, você precisa ficar em alerta com pessoas de má índole e golpes frequentes feitos na internet. Boletos falsos são enviados com uma grande frequência e as pessoas muitas vezes ocupadas com o trabalho do dia a dia, acabam pagando o boleto sem perceber que aquilo se trata de um golpe.

O melhor jeito para não cair nessa armadilha é monitorar constantemente se o boleto é verdadeiro, entrar em contato com o Registro.br e até ter uma cópia do primeiro boleto para ter como comparação.

Vale lembrar, que ter apenas um domínio não é o suficiente para ter um site no ar, pois para isso você precisará contratar também o serviço de hospedagem de sites, serviço que hoje é oferecido pela Construsite Brasil.

Se mesmo após essas instruções, você ainda tiver dúvidas sobre o processo de registro de um domínio, entre em contato com a Construsite Brasil e estaremos a disposição para ajudá-lo.

Deseja criar um site do zero? A Construsite Brasil desenhou o melhor infográfico da internet com um passo a passo, basta seguir para criar um site profissional realmente vendedor, clique e veja!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: