Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site O que observar na hora de criar um site

O que observar na hora de criar um site

Proporcione a melhor experiência ao seu cliente, oferecendo a ele um site completo!

| Atualizado em
por Time Construsite

Os esforços necessários para a marca ser vista e conhecida antigamente eram muito maiores do que o que vemos hoje. O motivo desse fator? Evolução tecnológica.

Era necessário ter um computador físico, que não era tão comum em residências, para fazer uma simples pesquisa sobre a marca. Nem sempre essa marca tinha um site e a saída era desistir da busca.

Além dos usuários não possuirem computadores pessoais para acessar a qualquer instante, a internet não era estruturada como hoje e os caminhos eram bem mais complicados. Estava online anunciando apenas quem sabia programar ou que tivesse alguém a disposição para fazer alterações sempre que necessário.

Nos dias atuais a realidade é outra. Em poucos segundos conseguimos encontrar milhares de informações sobre uma marca, site, blog e mídias sociais. Quando a marca buscada não aparece, é comum encontrar concorrentes que oferecem a mesma solução para solucionar o problema que você deseja. Sendo assim, quem não está online está perdendo relevância e pode ser trocado facilmente por quem está.

A web é muito mais fluída e acessível. Podemos até chamá-la de intuítiva, pois pessoas em seu primeiro contato já conseguem realizar as ações que desejam sem a necessidade de muita instrução.

Estar presente na web e ser encontrado, neste cenário é muito importante. O ambiente online permite que empresas fechem negócios e consumidores encontram serviços, informações e referências. Ter um site é uma das maneiras de aparecer para os usuários e conquistar clientes, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados para chegar ao seu público-alvo da maneira correta.

Por que ter um site?

Quando você contrata alguém para prestar um serviço em sua casa ou empresa, você deixa essa pessoa do lado de fora ou ela entra em sua casa? Quando está lendo um livro ou procurando por informação, vai à revistas e livros relacionados ao assunto específico, ou lê qualquer coisa que aparece pela frente?

Os visitantes do seu site não pensam diferente. O usuário deseja que suas dúvidas sejam sanadas e quer isso de maneira direta e objetiva. Esses possíveis clientes querem ser guiados e levados diretamente ao que procuram, portanto é importante conduzir os visitantes em seu caminho na sua página.

O que é mais importante no site?

Começar a desenvolver o site da sua empresa pode ser um desafio. É necessário saber qual caminho traçar e para te auxiliar nessa jornada separamos 5 tópicos super importantes para um site de sucesso:

  • Layout

É importante que sua página tenha um layout bonito, bem organizado e de fácil navegação. Assim você demonstra para o seu visitante profissionalismo e conquista um pouco da confiança dele, uma vez que um site mal desenvolvido dá a impressão de que contém vírus, não é mesmo?

  • Otimização

Esse é um critério super importante para reter os usuários e conquistar o Google. Para o visitante, um site com rápido carregamento tem maior probabilidade de conseguir fazer com que ele continue navegando. Já o Google usa como análise para rankeamento a otimização, então quanto mais veloz for o seu site maiores as chances de ele aparecer na primeira página do Google.

  • Segurança

Tenha um domínio e serviços de hospedagem (hosts) confiáveis. E além disso procure usar os protocolos de segurança do Google como SSLs, HTTPs, entre outros. Fazendo isso irá aumentar ainda mais a confiança do usuário no seu site.

  • Responsividade

Atente-se no funcionamento do seu site em diferentes tamanhos de tela. Devido a evolução tecnológica é importantíssimo que o seu visitante consiga acessar sua página de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

  • Conteúdo

Esse talvez seja um dos tópicos mais importantes. Todo o conteúdo do seu site deve ser rico em informações e conversar diretamente com a sua persona. Assim você conseguirá conquistar o seu cliente em toda a jornada dele dentro da sua marca.

Site pronto, e agora?

Seguindo os passos acima você vai ter um site bonito, completo, otimizado, funcionando em qualquer lugar e dispositivo e seguro. Mas do que adianta todo esse investimento se você mesmo assim não está vendendo?

Além de tudo que já foi dito é preciso preocupar com a conversão da sua página, ou seja, como você vai fazer o seu cliente comprar.

Você deve entender a jornada do usuário dentro da sua empresa e estar presente em todas as etapas da vida dele com você. Ajude seu possível cliente a entender quais são os passos que ele deve seguir e guie ele até a compra.

Por isso, a Home ou página inicial, devem conter links que direcionam seu visitante ao assunto que ele procura. Além disso, os artigos e páginas do seu site devem sempre redirecionar para páginas que façam com que este visitante compre, peça um orçamento, cadastre para receber uma newsletter ou outra ação que seja interessante para sua empresa ou negócio.

Essa prática, também é conhecida como Call to Action. Ações como essa, podem auxiliar os motores de busca na indexação do seu site fazendo com que as pessoas o encontre com mais facilidade.

O que avaliar na hora de contratar um serviço de criação de sites?

Agora que entendemos a importância da criação de um site e alguns dos elementos que são essenciais para o seu sucesso, vamos falar sobre o que avaliar na empresa a qual você confiará a construção e criação da sua marca na web.

  • Analise quais benefícios o serviço te oferece. A empresa de criação de sites que você vai contratar tem que te oferecer serviços que preencham os 5 tópicos que levam seu site ao sucesso.
  • Atente-se aos prazos de entrega. Quanto mais rápido você conseguir colocar o seu site no ar melhor, certo?
  • Verifique se possui um gestor de conteúdo. Algumas empresas de criação de sites não oferecem um gestor próprio de conteúdo, o que implica em muita burocracia quando é necessário alterar alguma informação.
  • Atenção com as avaliações do suporte. Um bom serviço de suporte é o ideal para quem vai contratar terceiros para produzir seu site.

Ao atentar para esses detalhes sua empresa poderá oferecer a seus clientes e visitantes a melhor experiência online.

Sabendo os principais ponto nos quais você deve prestar atenção já é possível fazer boas escolhas em relação a criação do seu site. Caso queira explorar ainda mais esse universo confira o conteúdo: Tudo sobre a criação de sites!

Além das dicas valiosas, a Construsite Brasil desenhou um infográfico com um passo a passo, basta seguir para criar um site realmente vendedor, clique e veja!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: