Dicas

Google Meu Negócio: sua empresa mais forte no Google

Conheça mais sobre o Google Meu Negócio e aproveite a oportunidade de fortalecer sua empresa na internet!

Você já ouviu falar no Google Meu Negócio? Já reparou que o Google exibe uma caixa de cadastro mostrando uma empresa relacionado a sua busca, com nome, endereço, telefone, horário de funcionamento e outros?

Para você que ainda não conhece o Google Meu Negócio, iremos não somente apresentá-lo para você, mas também iremos mostrar os principais benefícios que fazer parte dessa rede irá agregar a sua empresa. Com certeza, o seu próximo passo ao ler esse post será iniciar esse cadastro.

 

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita do Google que oferece a oportunidade de divulgação para empresas em sua pesquisa orgânica. Quando o cliente pesquisar sobre o seu produto ou serviço, além de links para acessar o seu site, irá aparecer o cadastro da sua empresa como mostrado abaixo, com as principais informações para acesso rápido do usuário.

Ele irá exibir sua empresa em três situações de acordo com as formas de buscas: quando pessoas próximas buscarem pelo produto ou serviço oferecido por você, já que um dos critérios de ranking do Google é a proximidade da localização da pessoa com as empresas; quando as pessoas informarem o local e sua empresa estiver bem posicionada e também, quando as pessoas já procurarem diretamente por sua empresa.

 

image(124).png

 

 

Quais são os benefícios?

Ao criar o cadastro de sua empresa no Google Meu Negócio, você agregará benefícios a presença online de sua empresa no maior site de buscas online. São eles:

  • Exibir informações importantes como: seu endereço, telefone, horário de funcionamento, horários de picos e localização.
  • Rotas para o cliente: O Google Meu Negócio irá exibir junto ao Google Maps possibilidades de rotas para que o cliente chegue a sua empresa. Segundo um relatório de pesquisas do comportamento dos usuários feitos pelo próprio Google, metade das pessoas que fazem uma pesquisa local no Smartphone, visitam uma loja dentro de um dia.
  • Os clientes poderão realizar comentários e fornecer feedbacks sobre sua empresa e avaliá-la também. Essa pontuação será muito importante para a confiança que sua empresa passará para os usuários.
  • Mostrar fotos da sua empresa, como logo, fachada e outras a sua escolha. E também, redes sociais.
  • Visibilidade: Você poderá aparecer em uma listagem de endereços de empresas cadastradas logo abaixo dos anúncios do Google AdWords, a frente dos demais links e páginas no Google.

 

Quais são as recomendações?

Temos algumas dicas com nossa experiência em Google Meu Negócio e situações ocorridas com clientes atendidos pela Construsite Brasil para ajudá-lo seja você, iniciante ou participante da rede a mais tempo.

 

Primeira e principal dica

Use uma conta gmail ativa para realizar o cadastro e receber qualquer informação de interação com seu cadastro. Guarde esse acesso, pois será através dele que você fará qualquer modificação de informação sobre sua empresa. Preferencialmente use um e-mail personalizado de sua empresa.

Perder esse endereço de e-mail e senha ou deixar esse acesso com uma pessoa que não seja de total confiança na sua empresa poderá criar dores de cabeça para você quando precisar urgentemente fazer qualquer mudança.           

 

Atualizações

Mantenha as informações atualizadas, principalmente sobre horários de funcionamento e telefone. Usuários que realizarem buscas por dispositivos móveis conseguem através do número de telefone cadastrado efetuar diretamente uma ligação para sua empresa sem precisar acessar o site antes ou ter que digitar o número.

Quando tiver acesso ao seu painel do Google Meu Negócio verá que até mesmo adiantar informações de funcionamento em feriados será possível para que o cliente tenha acesso a essas mudanças.

 

 

image(113).png

 

Feedbacks

Através da possibilidade de realizar comentários, você terá um maior engajamento da sua empresa com os clientes. É importante ressaltar que você deverá sempre estar ligado aos comentários e responder principalmente os negativos. Isso não significará que estará assumindo alguma culpa sobre uma situação descrita, mas sim que está disposto a ouvir o seu cliente e melhorar sempre que possível.       

O engajamento dos clientes na rede com sua empresa irá ajudá-lo também no posicionamento gratuito do Google devido a sua relevância.

 

E o principal: como criar o cadastro da minha empresa?

Para criar o seu cadastro é bem simples e, além disso, o Google disponibiliza tutoriais e suporte para dúvidas frequentes. Siga os passos abaixo:

             1. Primeira etapa: Acesse o http://google.com.br/mybusiness e você terá acesso a página inicial do Google Meu Negócio. Clique na opção Comece Agora. Caso não esteja logado com uma conta gmail, ele irá pedir que faça isso antes de seguir para os próximos passos.

image(114).png

 

             2. Dados da sua empresa: Assim que concluir o login, você será direcionado para uma página onde irá informar os dados principais da sua empresa.

image(115).png

 

             3. Verificação: Nessa etapa, você irá solicitar o código de verificação da sua empresa que será enviado ao endereço cadastrado. Suas informações já estarão disponíveis, mas essa etapa é de muita importância para que elas permaneçam ativas. Ao receber o código, você irá informá-lo e sua conta passará do status Não confirmado para Confirmado. Esse código terá validade de 30 dias.

             4. Conheça a ferramenta: Aproveite para conhecer a ferramenta, suas funcionalidades, opções de atualizações, dicas e tutoriais para aproveitar todas as oportunidades existentes.

E agora, está preparado para criar o seu cadastro? Esperamos que aproveite mais essa dica para reforçar a presença de sua empresa na internet. teeth_smile.png

 

comments powered by Disqus
Newsletter