Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Qual o melhor momento para reformular minha loja virtual?

Qual o melhor momento para reformular minha loja virtual?

Saiba quais itens analisar ao pensar na reformulação do seu e-commerce!

| Atualizado em
por Time Construsite

Assim como as lojas físicas precisam de mudanças como mobiliário, logística e gestão, as lojas virtuais também precisam passar por reformulações que demandam um olhar atento às percepções dos consumidores, facilidade de navegação e compra, acesso às informações e atendimento ágil para manter o cliente sempre por perto. O cliente satisfeito fará boas indicações do seu e-commerce.

E como saber o melhor momento para reformular sua loja? Como saber quais detalhes precisam passar por reformulação? Iremos listar quesitos e questionamentos para ajudar você a identificar quais itens precisam passar por mudanças e colocar a mão na massa!

Descrições e Textos Atrativos

Quando foi sua última revisão nos textos cadastrados em sua loja?

Reveja os textos cadastrados em sua loja, principalmente os mais importantes para o processo de compra como: Política de Compra, Política de Entrega e os e-mails enviados automaticamente nesse processo. Evite erros ortográficos e de digitação, dados desatualizados e informações incompletas.

E quanto aos produtos?

As descrições dos produtos precisam ser objetivas, compreensíveis por qualquer pessoa e principalmente, atrativas. Faça uma revisão para garantir que as descrições dos produtos possuam em conjunto essas 3 características.

Pense sempre que no e-commerce diferente da venda física, você não terá um vendedor presencial usando argumentos de venda para convencer seu cliente a concluir a compra. Por isso, é importante que o cliente tenha ao seu alcance as informações necessárias sobre o produto e que sejam atrativas como um bom papo de vendedor. Muitas vezes os clientes com dúvidas desistem de realizar uma compra sem tentar um contato com o atendimento.  

Exposição do Produto

Aproveite o momento para conferir as fotos de demonstração dos produtos. São fotos em boa qualidade? Mostram todas as dimensões do produto? Conseguem deixar claro o seu uso? São detalhes importantes na hora do consumidor optar por comprar em sua loja. Use a fotografia para vender mais!

pexels-photo-122400.jpeg

Design Responsivo

Quando foi sua última reformulação de layout da loja?

A composição visual da sua loja virtual, como o layout, a logo de sua empresa e usabilidade dos ícones somam pontos ao expressar um conceito de modernidade, facilidade e confiança ao realizar uma compra em sua loja.

Outro ponto importante quanto ao layout de sua loja é que em tempos de conectividade, o acesso mobile é responsável por um grande número de vendas. Se sua loja não possui design responsivo não conseguirá atender a essa demandas de acessos via dispositivos móveis. Isso significa que perderá clientes por não oferecer uma experiência agradável ao usuário que faz acesso por tablets e smartphones.

E outra dica: se sua loja não oferece uma experiência agradável a qualquer usuário ela também perderá pontos no Ranking de exibição do Google em sua rede de pesquisaIsso é importante na hora do Google escolher quais sites ou lojas irá posicionar melhor em suas pesquisas.

Política de Compra

Já parou para analisar quantos cliques são necessários para concluir uma compra em sua loja?

Para ajudar o cliente a conseguir efetuar de forma rápida uma compra em sua loja aproveitando qualquer tempo disponível é preciso analisar a política de compras atualmente usada em sua loja.

Compras online podem ser realizadas em qualquer momento e dois benefícios relevantes ao comparar lojas virtuais com lojas físicas são a praticidade e agilidade. Certifique-se de que o processo de compra em sua loja seja rápido e garanta uma experiência satisfatória para seus clientes. É importante também, deixar acessíveis e claras as informações importantes para garantir que o processo de compra não gere dúvidas e que o cliente se arrependa após finalizar a compra.

pexels-photo-230544.jpeg

Relacionamento com o consumidor

Com a loja ativa e experiências de vendas realizadas, a contribuição de informações, feedback e expectativas dos consumidores irá ajudá-lo nessa etapa de reformulação. É o momento ideal para levar em consideração essas dicas e atender as necessidades do seu público.

Uma das principais necessidades é de comunicação e interação com o atendimento realizado por você e/ou sua equipe de vendas. As maneiras preferenciais de comunicação dos consumidores se alteraram com o tempo e hoje preferem, por exemplo, realizar troca de mensagens do que realizar uma ligação.

Quais são os canais de comunicação ativos em sua loja hoje?

Hoje, temos ao nosso alcance uma variedade de canais de comunicação. Somente o uso de telefones e e-mails não são suficientes para saciar a vontade de se comunicar das pessoas. Por isso, use as redes sociais, como Facebook, Instagram e até mesmo o WhatsApp para se juntar ao time de contato que seus consumidores terão acesso a você.

Além de oferecer opções aos consumidores para realizar contato da maneira que preferirem esses novos canais de comunicação oferecem o benefício de conseguir atender um maior número de pessoas durante o dia. E para mais dicas de atendimento online, temos outro post bacana!  

Plataforma de Gerenciamento

Qual o grau de dificuldade você encontra ao realizar edições em sua loja?

Contar com a facilidade de uma plataforma de gerenciamento que atenda às suas necessidades irá beneficiá-lo em poupar tempo, realizar modificações rápidas em qualquer momento e ter acesso a uma interface amiga.

O serviço de hospedagem também é um fator importante, pois está diretamente ligado a tornar sua loja acessível 24 horas com esforços para não ter erros como suspensão da loja e o tempo de carregamento de suas páginas.

Ao contar com uma empresa especializada em oferecer esses serviços em conjunto, você contará com uma equipe profissional disponível para ajudá-lo em possíveis erros, manutenção constante, ganho de tempo para poder atender seus clientes e fazer a gestão de sua loja virtual. 

Mantenha o que funciona

Com certeza em algum momento de nossas vidas já ouvimos a famosa frase ligada ao futebol: em time que está ganhando não se mexe e ela também se encaixa nessa situação. Os procedimentos que você já realiza e com a experiência adquirida é perceptível que funciona muito bem você não deverá deixar de realizar ou fazer grandes mudanças e sim, aprimorar para que os bons resultados continuem.

Ao encaixar sua loja em mais de um tópico citado acima não restam dúvidas: comece hoje mesmo o planejamento e processo de reformulação da sua loja virtual. Direcione seus esforços a aumentar suas conversões e oferecer a melhor experiência de compra para seus clientes. Conte com a Construsite Brasil e seus serviços nesse novo projeto! teeth_smile.png

Que tal impactar seus clientes com uma imagem profissional já na proposta comercial, então, pensando em te ajudar, a Construsite Brasil criou o Modelo editável de Proposta Comercial para sua empresa vender mais, baixe agora, é grátis!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: