Dicas

Como escolher um CMS adequado para seu site?

Conheça as vantagens e desvantagens que você pode encontrar ao escolher um CMS para seu site!

Se você tem em mente criar um site para sua empresa, provavelmente em suas buscas pela internet de referências e empresas que realizam esse serviço, a sigla CMS deve ter chamado sua atenção. Esse post tratará exatamente sobre essa sigla e sua importância na continuidade de um site. Com isso, esperamos poder ajudá-los!

Vamos começar dizendo para você o que essa sigla significa. O CMS (Content Management System) ou (Sistema de gerenciamento de conteúdo), a própria tradução já nos dá uma ideia de que é uma ferramenta de gestão de conteúdo para sites. Eles foram desenvolvidos para facilitar a vida de qualquer usuário na hora de realizar modificações em seus sites, precisando apenas do acesso a um computador, smartphone ou tablet com acesso a internet e login e senha do CMS

 

image(75).png

 

Não é preciso conhecimento em programação para essas realizar essas mudanças como antigamente. Basta apenas que você realize essas mudanças e clique no botão salvar. Pronto! As informações serão salvas no banco de dados onde está hospedado seu site e as alterações já estarão disponíveis em seu site.  

E na hora de escolher o CMS ideal para sua empresa? Quais pontos analisar? Existem no mercado opções de CMS gratuitos e pagos oferecidos por empresas de soluções para Web. Vale a pena escolher um CMS gratuito? Ajudaremos você mostrando as vantagens e desvantagens ao optar por cada um deles.

 

CMS Gratuitos

Você provavelmente já ouviu falar do CMS gratuito mais conhecido na internet, oferecido pelo WordPress, que é uma plataforma de criação de sites e blogs gratuitos. De modo geral, as modalidades de CMS gratuitos possuem como grande vantagem o fato de não pagar pelo serviço, porém suas desvantagens são muitas.   

Muitas interfaces dessas plataformas não são simples e descritivas em suas funções, exigindo do usuário tempo e esforço para poder compreendê-la e em alguns casos, até mesmo realizar cursos e ver tutorias disponíveis no Youtube para compreensão mais rápida.

E para você empreendedor, o tempo perdido conhecendo uma nova ferramenta poderia está sendo direcionado para outras funções de sua empresa ou até mesmo, realizando serviços. O dinheiro poupado ao escolher um CMS gratuito, acaba sendo perdido ao invés de ter sido investido em uma solução para seu problema!

 

CMS oferecidos por Empresas

As empresas que oferecem soluções para web trabalham com código-fonte fechado e por isso, oferecem modelos próprios de CMS, podendo personalizá-los de acordo com a real necessidade de cada cliente. Ao fazer a contratação do serviço de hospedagem e do gestor de conteúdo (CMS), você terá sempre que preciso o auxílio do suporte adequado para qualquer dúvida em casos de erro. 

As atualizações em seu site poderão ser constantes e automáticas, não exigindo de você conhecimento técnico para gerenciar a ferramenta. Veja no caso do Galax CMS, próprio da Construsite Brasil que possui uma interface autoexplicativa para tornar a vida dos nossos clientes mais fáceis e para que qualquer mudança seja feita sem nenhum transtorno.

Abaixo o menu do CMS para alterações em nosso Blog, personalizado para as necessidades específicas da empresa:

 

image(76).png

 

Em nosso Galax CMS é fácil realizar qualquer modificação como, por exemplo, adicionar e excluir categorias, serviços, fotos, alterar textos e ter uma análise completa das estatísticas do seu site, como número de visitantes, páginas visualizadas, palavras-chave que levaram ao seu site e outros. Abaixo temos um comparativo das páginas para cadastrar produtos do Galax CMS e do WordPress para que você veja que não é preciso de muitas informações para realizar tarefas simples em seu site.

 

image(77).png

Galax CMS 

 

image(78).png

CMS WordPress

 

Uma das mais importantes vantagens não pode deixar de ser citada: segurança. O WordPress é uma ferramenta de código-fonte aberto, o que acabará deixando o seu site vulnerável, para entender melhor veja o nosso post: "Site em WordPress é bom? Porque escolher código próprio?".

São muitas as vantagens de optar pela contratação de um CMS próprio que atenda a sua necessidade, ofereça segurança e principalmente, não o faça perder tempo quando o assunto é sua empresa. Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Caso queira conhecer mais sobre o nosso próprio CMS, entre em contato com a gente! teeth_smile.png

 

comments powered by Disqus
Newsletter