Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Certificado SSL: Site "não seguro" como resolver? Por que o meu site está como inseguro?

Certificado SSL: Site "não seguro" como resolver? Por que o meu site está como inseguro?

Seu site aparece como não seguro? Conheça o Certificado SSL (https)!

| Atualizado em
por Time Construsite

Como resolver este problema?

Segurança na internet é assunto cada vez mais importante e alvo de grandes empresas de tecnologia e redes sociais, para oferecer credibilidade e confiança aos seus usuários. O Google recentemente anunciou que tirou do seu índice de busca mais de 200 sites com conteúdos falsos.

Essa medida foi adotada diante do novo posicionamento mais rígido da empresa, que assim como o Facebook, estão analisando e criando restrições a conteúdos imorais e que violam suas políticas de privacidade.

Quando falamos, principalmente de lojas virtuais e sites, você já deve ter reparado na janela do seu navegador, o desenho de um cadeado acompanhado da palavra "Seguro" ou em sua ausência o símbolo image(62).png acompanhado das palavras "Não seguro".

Você já pensou nas consequências que a sinalização "Não seguro" pode representar para a sua empresa em credibilidade, lucros e futuros problemas com segurança de seus dados? É hora de saber mais sobre o que são esses símbolos e atualizar-se! Vamos começar?

O que são esses símbolos?

Existem 3 símbolos usados para sinalizar o nível de segurança de um site ou loja virtual. O único que assegura que qualquer informação sua trocada com aquele domínio está protegido é o símbolo do cadeado verde.

Os símbolos que significam informações e não seguro informa a você usuário que há um problema com a segurança daquele domínio e por isso, não é recomendável oferecer dados pessoais, como senhas e número de cartões de crédito.

O tipo de alerta de segurança antes do endereço de um site visitado está diretamente relacionado com a presença de um certificado digital, o Certificado SSL.

O Secure Socket Layer (SSL) é um padrão de segurança que cria um canal criptografado entre um servidor da web e o seu navegador, para assegurar que todos os dados trocados, como informações pessoais de seus clientes em cadastros e compras, permanecerão em caráter de sigilo e em segurança.

image(61).png

Como o SSL funciona?

Quando um usuário inicia uma conexão com um site seguro, usando o Certificado Digital SSL, o navegador da web analisa se o certificado é válido, seguro e se está relacionado com o site acionado. No processo de criptografia dos dados existem duas chaves: a primeira que criptografa os dados e a segunda que "descriptogafa" as informações.

A chave embaralha as informações que só poderão ser lidas pelo servidor onde está instalado o certificado SSL, no caso o servidor onde está o hospedado o seu site. Não é comum de acontecer, mas mesmo que no processo algum hacker capture essa chave, não conseguirá ler o conteúdo.

Além da sinalização de segurança com a presença do cadeado, os sites que possuem Certificados SSL, antes do endereço passam de HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) para HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que é a versão segura do protocolo HTTP, sendo o "S" adicionado, a palavra "Secure" significando seguro.

image(129).png

Como conseguir o Certificado SSL?

Empresas de soluções para web, como a Construsite Brasil, oferecem diferentes planos para a contratação e instalação de Certificados SSL. Existem três tipos básicos de Certificado SSL e cada um possui seus benefícios:

Validação de domínio

O Certificado SSL que valida apenas o domínio da sua empresa, é o nível mais básico de certificado. Essa validação acontece de forma rápida, analisando apenas se o contratante do SSL possui controle sobre aquele domínio.

É o tipo de certificado mais barato, pela simplicidade de serviço oferecido. De um modo geral, este certificado atende a necessidade de 80% das empresas.

Validação da Organização

O Certificado SSL que valida à organização, realiza além dos serviços prestados pelo nível básico, a confirmação dos dados da empresa, como por exemplo, CNPJ no caso do Brasil, garantindo que a empresa que contratou o SSL é a mesma responsável por aquele domínio.

Validação Estendida

É a validação mais segura realizando uma análise completa na hora da contratação do Certificado SSL. Essa certificação valida a razão social da empresa, os dados pessoas dos sócios e ainda realiza ligações para comprovação de caráter mais seguro.

É o tipo de certificação comumente usado por bancos e que por isso, aparece antes de seus domínios a razão social de suas empresas.

image(63).png

image(64).png

Assine nossa Newsletter para receber mais dicas de como tornar a sua empresa segura e atrativa para os usuários!

Cadastre-se e fique por dentro das últimas novidades sobre Dicas para Site

Certificado Wildcard

Há ainda o tipo de Certificado SSL Wildcard que junto com o certificado de validação estentida são os mais caros, devido aos seus benefícios. Com o Certificado SSL Wildcard é possível validar vários domínios de uma mesma organização.

É uma garantia de que se no futuro você vir a precisar de outras páginas sob um domínio ou de gerenciar outros subdomínios não precisará mudar de plano.

O certificado é emitido ao seu domínio com um * que representa que todos os subdomínios possíveis estarão protegidos (*.seudominio.com).

Exemplos: cadastro.seudominio.com ou sistema.seudominio.com.

Como instalar?

O serviço de instalação fica por conta da empresa contratada para oferecer o serviço. Se você contratar um Certificado SSL para seu site ou loja virtual com a mesma empresa que presta o serviço de hospedagem, provavelmente você ganhará a instalação como um bônus. Caso você contrate o serviço de empresas diferentes, o serviço de instalação poderá ser cobrado.

Certificado SSL: gratuito ou pago?

Há alguns Certificados SSL oferecidos gratuitamente na internet, mas que não são recomendáveis por apresentarem nível de segurança baixo e por não oferecer garantia nenhuma a você de que o serviço está sendo executado devidamente, já que a instalação e execução ficarão por sua conta.

Para entender mais sobre o tema clique aqui!

Atenção: Nova atualização do Google

Lembra que no início do texto falamos que o Google está mais criterioso com as questões de segurança em sua navegação? Desde o início de 2017, o Google Chrome começou a alertar como inseguros, sites e lojas virtuais que solicitam senhas ou números de cartões de crédito e que ainda não possuem o Certificado SSL.

Em breve, todos os sites em http que estão dentro dessas condições estarão com essa sinalização pegando muita gente de surpresa, principalmente donos de lojas virtuais.

Está na hora de proteger não somente a sua empresa no ambiente online, mas os seus clientes e pensar no ganho de credibilidade para a imagem da sua empresa. Por isso, relembramos duas principais vantagens que você terá ao contratar um Certificado SSL:Se você ainda não conta com essa segurança, não podemos deixar você acabar de ler esse post sem estar completamente convencido de que você não pode continuar tranquilo sem contratar esse serviço.

Credibilidade: Os consumidores já conhecem o símbolo do cadeado para sinalização de que aquele site ou loja virtual é seguro para sua navegação. Em sua ausência certamente não irão efetuar nenhuma compra em sites duvidosos.

Garantia: Alguns certificados oferecidos por empresas de soluções para web cobrem prejuízos causados pela perda de dados, caso ocorra.

Não perca tempo e nem seja surpreendido pela nova atualização do Google. Você poderá ter prejuízos financeiros e uma perda incontável da confiança do seu cliente em relação a sua empresa e isso, é muito mais difícil de recuperar. A solução definitva é contratar um certificado de segurança SSL. Converse com a gente e torne a sua empresa segura!

Que tal impactar seus clientes com uma imagem profissional já na proposta comercial, então, pensando em te ajudar, a Construsite Brasil criou o Modelo editável de Proposta Comercial para sua empresa vender mais, baixe agora, é grátis!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: