Dicas

5 indicadores essenciais para negociar o aluguel em BH

Saiba quais são esses indicadores para agregar em suas vendas de imóveis!

Ao negociar o aluguel em BH, o corretor de imóveis deve atentar-se a tudo que se relaciona com o mercado imobiliário e que pode ajudá-lo a concluir as transações com sucesso. Um ponto que muitas vezes é esquecido pelos profissionais são os indicadores e dados do mercado de imóveis que influenciam diretamente no preço dos domicílios e que podem ou não facilitar uma venda.

 

image(59).png

 

Alguns índices são utilizados para reajustar aluguéis, valores e as parcelas que envolvem o contrato de moradia. Dando atenção em tais dados, o corretor imobiliário pode se destacar dos outros colegas do ramo e oferecer um atendimento diferenciado e com mais informações para os consumidores que desejam fechar um aluguel em BH.

Apesar de não muito usados no dia a dia, os indicadores econômicos podem influenciar no mercado de empreendimentos. Entretanto, o corretor tem tantas tarefas diárias para se dedicar, que nem sempre pode acompanhar o que acontece. Por esse motivo, separamos alguns indicadores importantes para tratar do aluguel em BH.

 

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é, talvez, um dos mais conhecidos no País e é considerado a inflação brasileira. Ele é composto de acordo com a variação de preços de diversos itens, até mesmo o valor de aluguel e a taxa de condomínio, se for o caso. Com este indicador, é possível verificar se o momento é ou não favorável para adquirir um imóvel e, assim, o profissional poderá entender se houver certa queda nos negócios. Os dados são computados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Taxa Selic

A taxa de juros do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é a média que o governo salda como juros nos títulos federais. Este indicador é usado como um tipo de base para todas as outras taxas de juros praticadas no Brasil. O Banco Central é responsável por monitorá-la e alterá-la para controlar o crédito disponível no País, assim como a inflação. Normalmente, influencia diretamente os juros de forma geral.

 

Confiança do Consumidor

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é responsável por mensurar o Índice de Confiança do Consumidor, trazendo informação para o mercado sobre o sentimento dos consumidores diante à economia e finanças pessoais. Mesmo que possa parecer um índice superficial, ele pode auxiliar (e muito) o corretor imobiliário ao revelar a intenção de consumo, uma vez que clientes confiantes têm chances maiores de gastar e procurar bens, mesmo que mais caros.

 

IGPM

O índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) mostra o movimento dos preços calculados mês a mês pela FGV e é divulgado ao fim de cada periodo. Sua principal função nos dias de hoje é ser usado como indicador de referência utilizado para reajustes dos contratos de aluguéis (residenciais ou comerciais) e aumentos na energia elétrica.

 

IGPM acumulado

Também conhecido como reajuste anual dos contratos, o índice IGP-M acumulado é feito pela soma dos valores ao longo dos 12 meses do ano - anteriores ao mês de aniversário do contrato de aluguel.

 

Dados do Mercado Imobiliário

Outras informações importantes para o profissional que cuida do aluguel em BH se atentar são os dados imobiliários. O valor do metro quadrado, por exemplo, é um item muito importante para que o corretor saiba negociar com o cliente de forma justa, assim como aconselhar as pessoas que estão colocando os domicílios à venda.

O VivaReal, portal que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam o imóvel ideal, oferece o DMI (Dados do Mercado Imobiliário), que pode ser uma ótima ferramenta para que o corretor sinta como está o clima do mercado. É como um termômetro imobiliário, capaz de mostrar os bairros mais caros e mais em conta (nacional ou por estado), qual o tipo de imóvel que as pessoas mais estão buscando, assim como o tipo de contato - compra ou aluguel.

Vale lembrar que o corretor de imóveis precisa ficar atento e diferenciar a variação de aluguel para empreendimentos residenciais e comerciais, já que o preço se modifica de uma categoria para outra.  

Acompanhando os indicadores e ficando por dentro da função de cada um, o corretor de imóveis pode ter ainda mais sucesso nas negociações com as transações de aluguel em BH. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós. teeth_smile.png

comments powered by Disqus
Newsletter