Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site O que é hospedagem de site?

O que é hospedagem de site?

Tire suas dúvidas a respeito da hospedagem de sites e tudo que está relacionado a esse termo!

| Atualizado em
por Time Construsite

São muitos os conceitos, termos técnicos e demais assuntos que rodeiam a criação de um site. Hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o que é hospedagem e o papel fundamental dela nesse processo. Então, vamos começar?

O que é Hospedagem?         

A hospedagem é o serviço de armazenamento dos dados de um site em um servidor, que normalmente é um computador com alta capacidade de processamento e armazenamento, usado apenas para essa finalidade e que por isso, fica ligado 24h para disponibilizar o seu site na internet sempre que ele for acessado.

São muitos os fatores que devem ser levados em conta na escolha de um plano de hospedagem e consequentemente, a empresa que irá fornecer a você esse serviço. Vamos listar abaixo alguns itens que estão diretamente relacionados com essa escolha e com o termo hospedagem.

Servidor

Como explicamos acima, o servidor é um computador que não é usado para qualquer outra função a não ser armazenar todos os dados referentes à empresa que o servidor pertence e consequentemente, os dados e arquivos do seu site.

Quanto mais longe está o servidor que hospeda seu site (por exemplo, em Belo Horizonte, São Paulo ou EUA), mais tempo ele vai demorar a carregar. É possível realizar testes para saber qual é esse tempo de resposta, usando um recurso do Windows, o Prompt Comando, que fornece esse tempo em milissegundos.

image(48).png

Ping e Tracert

Existem dois comandos necessários para obter as respostas citadas no parágrafo anterior e claro, iremos falar deles para você.

O comando ping, permite saber o tempo de reposta do servidor onde seu site está hospedado. Para realizar esse teste, você precisa abrir a ferramenta Prompt Comando no seu computador, que normalmente pode ser encontrada em acessórios ou digitar o nome dela na barra de pesquisa do Menu Iniciar.  Ao iniciar a ferramenta, digite "ping www.seusite.com.br" e aperte a tecla Enter. Será informado para você o tempo gasto no percurso até o servidor. Veja o teste que realizamos abaixo!

image(49).png

O comando tracert, que veio do termo "traçar rota" irá executar essa função ao mostrar qual o caminho que o seu provedor de internet faz para chegar até o servidor que hospeda o seu site. Ao analisar a rota traçada, é possível ver o tempo gasto em cada parte do caminho, geralmente, quanto mais saltos tiverem ao longo da rota, maior será o tempo de carregamento do seu site.

Para realizar o comando tracert é só repetir os passos iniciais até a ferramenta Prompt Comando e digitar "tracert www.seusite.com.br" e apertar a tecla Enter.

image(51).png

Vale a pena escolher a hospedagem pelo preço?

Grandes e antigas empresas de hospedagem usam ainda como servidores computadores mais obsoletos na prestação de seus serviços e isso influencia muito no tempo de carregamento do site, que na grande maioria das vezes é mais lento que o normal.

Você já deve imaginar que ter um site lento pode trazer vários problemas, vamos aos dois principais:

            1 - Os usuários estão cada vez com menos paciência de navegar em sites que demoram para carregar, com isso, se o seu site é lento você vai acabar perdendo clientes e isso pode custar muito caro.

            2 - O Google possui mais de 200 critérios para definir a relevância e posicionamento de um site em sua busca orgânica, ou seja, sem uso da ferramenta dos links patrocinados. Um destes critérios é o tempo de carregamento do site, ou seja, se você tem um site lento dificilmente ficará bem posicionado no Google.

Curiosidade:

Veja abaixo um comparativo de teste de tempo de resposta do servidor do Wix, que é umas das mais conhecidas e usadas plataformas de criação de sites gratuitos.

image(52).png

Quais os benefícios de um plano de hospedagem?

Domínio

Ao contratar um plano de hospedagem para o seu futuro site, o primeiro passo que será feito pela empresa responsável pelo serviço é registrar um domínio para seu site (www.suaempresa.com.br), ou seja, o endereço pelo qual as pessoas vão encontrá-lo. Empresas que trabalham com criação de sites gratuitos em grande maioria não permitem a personalização completa do seu endereço de e-mail.

E-mails Personalizados

Na contratação de um plano de hospedagem, geralmente, vêm incluídas contas de e-mails personalizados para sua empresa: email@suaempresa.com.br, para maior credibilidade, organização e controle interno. A quantidade de contas irá variar de plano para plano e da sua necessidade enquanto empresa. Veja mais algumas vantagens do uso de e-mail personalizado para sua empresa!

image(53).png

Segurança e Suporte

O serviço de hospedagem é prestado 24h e por isso, requer suporte para resolver qualquer problema que possa acontecer. O seu site fora do ar, por exemplo, pode significar a perda de 1 dia de trabalho, principalmente se você depender inteiramente dele. Sem esse auxílio, a perda de horas de trabalho pode aumentar e também, resultar em muita dor de cabeça!

Outro fator que você deve observar antes de efetuar a contratação é a segurança oferecida pela empresa de hospedagem, principalmente em relação ao serviço de backup. Sabemos que um e-mail perdido ou algum conteúdo apagado do site por um descuido pode causar um grande transtorno. Porém, se a empresa de hospedagem oferece o serviço de backup, você estará mais seguro!

O que preciso saber ao contratar um plano de hospedagem?

Dicas são sempre bem-vindas e por isso, abaixo citamos mais alguns pontos que você precisa ter atenção na hora de escolher um plano de hospedagem.

Primeiramente, pense na sua empresa em comparação com o mercado que ela atua: o lugar que ela está hoje e onde você pretende chegar. Esse ponto norteará você ao analisar alguns pontos como:

  • Espaço de disco do plano: Espaço destinado ao armazenamento de e-mails e arquivos do seu site. Se sua empresa recebe muitos e-mails com anexos e se seu site possui muitos arquivos de produtos, como fotos ou vídeos, é preciso de atenção com esse tópico e também, com a quantidade de contas de e-mail e o tamanho de cada caixa.
  • Limite de tráfego: É a quantidade de informações que são transmitidas pelo servidor. Cada vez que uma pessoa acessa seu site, o servidor precisa fornecer vários arquivos como imagens e códigos html. O limite de tráfego está diretamente relacionado com os números de visitas do seu site e o envio e recebimento de e-mails pelo sua empresa.
  • Banco de Dados: Dentro de um site, a empresa pode ter vários sistemas e cada um com um banco de dados para armazenar com eficiência todos os seus arquivos e registros.
  • Plataforma (Linux ou Windows): A escolha da plataforma a ser usada pela sua empresa deve ser contratada de acordo com a orientação da empresa que irá desenvolver o site.

O objetivo de todo empreendedor é ver sua empresa crescer e com isso, o número de visitas diárias aumentarem. A necessidade de adicionar informações e sessões no site irá aparecer com o tempo, fazendo com que cada vez mais o serviço de hospedagem precise fornecer mais recursos para atender a nova realidade de sua empresa. Sendo assim, vale a pena contratar uma empresa que conseguirá acompanhar o seu crescimento e a suas novas necessidades!

A Construsite Brasil é uma empresa com mais de 15 anos de mercado e não só conhece de perto todos os riscos que rodeiam a presença online de uma empresa, como também, a cada dia atualiza-se e potencializa seus produtos para ser a melhor escolha nesse ramo. Entre em contato com a gente e veja os planos de hospedagem dentre os demais serviços que oferecemos! teeth_smile.png Inclusive criamos um infográfico com 10 passos para você criar um site vendedor, veja:

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: