Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Para Imobiliárias Como a fotografia pode auxiliar na venda de imóveis online?

Como a fotografia pode auxiliar na venda de imóveis online?

Confira nossas dicas de fotografia para a venda de imóveis

| Atualizado em
por Time Construsite

Por Viva Real

image(16).png

Talvez um dos primeiros indícios de que o anúncio de venda de imóveis na internet seria revolucionário, e completamente diferente dos tradicionais cadernos de classificados, é a possibilidade de inclusão de fotos. Claro que a geolocalização e as pesquisas online também auxiliam a expansão do mercado imobiliário, mas não há como negar que ver imagens reais e não apenas curtas descrições do imóvel faz toda a diferença.

Para anunciar um imóvel, não é necessário contratar um fotógrafo profissional, mas também não adianta postar qualquer imagem acreditando que apenas a quantidade fará a diferença. Uma certa preocupação com a qualidade também é necessária e, para ajudar, confira 5 dicas para aprimorar suas fotografias:

1. Organize o ambiente

A primeira coisa a ser feita antes mesmo de pensar em fotografar um imóvel, esteja ele ocupado ou vazio, é organizar os cômodos. Bagunça, móveis e objetos fora do lugar, assim como sujeira estragam qualquer imagem.

2. Tire diversas fotografias

O ideal é que você publique 15 fotos do imóvel. No entanto, algumas sempre serão descartadas por estarem fora de foco, com iluminação ruim ou outros detalhes. Por isso, trabalhe com uma grande margem de erro. Melhor descartar diversas imagens do que precisar retornar ao imóvel para novos cliques.

3. Abuse dos detalhes

Muitas pessoas se encantam pelo imóvel através das fotografias e da descrição, e visitam o imóvel apenas para verificar se tudo é exatamente daquele jeito. Por isso, não esqueça de fotografar detalhes como maçanetas diferentes, trincos, interior de ármários, louças sanitárias, pias e até mesmo a vista que se têm de determinados cômodos.

4. Selecione alta resolução

Ao tirar uma foto, câmeras e smartphones permitem que você selecione a resolução da imagem. Quanto mais alta, maior e mais pesada será a imagem. Porém, enquanto é fácil diminuir uma fotografia, aumentâ-la caso seja necessário não é um processo simples e nem sempre possível.

5. Observe a iluminação

Fotos escuras ou claras demais, com o flash em momentos inadequados ou refletindo nos espelhos, não são uma boa sacada. Após tirar a fotografia, perca alguns minutos analisando estes detalhes antes de tirar outras. Isso garante que você terá boas fotos de todos os detalhes e cômodos do imóvel.

Aplicativos para edição

Atualmente, existem diversos aplicativos gratuitos, disponíveis para Android e iOS, que editam de forma simples e intuitiva as fotografias tiradas com seu smartphone. Desta forma, você não precisa dominar completamente o design gráfico e consegue fazer pequenos ajustes na imagem antes da publicação, assim como diminuir o tamanho do arquivo ou incluir marca dágua. Alguns exemplos de apps são:

  • Pixlr
  • SumoPaint
  • Compressor
  • Image Batch
  • Add WaterMark
  • TSR Watermark
  • Pano
  • Photo Panorama

Os aplicativos de edição de fotos não costumam fazer milagres, mas ajudam muito para melhorar um pouco a iluminação, sombras e contraste das imagens, além de possibilitar cortes. Invista em alguns para utilizar no seu smartphone, principalmente se não dominar plenamente as técnicas para uma boa fotografia ou os programas tradicionais de edição de imagens no computador.

A tecnologia traz cada vez mais possibilidades, como imagens 360º, fotos panorâmicas e vídeos para serem publicados junto com a descrição do imóvel. O que vale é colocar a mão na massa e treinar com seu próprio celular. Com um pouquinho de dedicação e atenção aos detalhes, você tirará fotos lindas e aumentará as chances de conseguir alugar ou vender o imóvel pela internet.

E você? Tem mais dicas para boas fotos? Conte para a gente nos comentários! wink_smile.png

Que tal impactar seus clientes com uma imagem profissional já na proposta comercial, então, pensando em te ajudar, a Construsite Brasil criou o Modelo editável de Proposta Comercial para sua empresa vender mais, baixe agora, é grátis!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: