Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

O que vimos sobre Inbound Marketing no evento RD On The Road, que vai ajudar a sua empresa!

| Atualizado em
por Time Construsite

No início de Maio tivemos o prazer de comparecer em um dos mais conceituados eventos de marketing digital no Brasil, o RD ON THE ROAD, produzido pela empresa Resultados Digitais. E qual foi o assunto em pauta? Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo!

A gente adora Inbound e fala muito sobre ele aqui no nosso blog. Se você ainda desconhece os termos, a gente separou alguns artigos pra você se inteirar: Saiba como criar Conteúdo com personalidade, Inbound Marketing I: atraia, envolva e encante!
Em suma, Inbound Marketing é uma estratégia para atrair os desconhecidos para o seu site e transformá-los em leads, por meio do conteúdo relevante. E lead, nada mais é, do que uma pessoa que tem interesse no que você pode oferecer e tem grandes chances de se tornar seu cliente.

Basta você criar um bom relacionamento com ele, que futuramente, cedo ou tarde, vai fechar negócio com a sua empresa – ou vai divulgá-la para quem tem interesse, o que também não é nada mal.

No entanto, não pense que qualquer tipo de conteúdo vai ajudar você. Ele deve agregar valor para o seu público e, mesmo que você queira vender para ele de imediato, a sua proposta de venda deverá ser a menos invasiva possível: a princípio, o seu conteúdo será para informar e encantar seus clientes, a venda é apenas o bom resultado de uma estratégia bem aplicada.

Não sei o que posso oferecer de interessante ao meu público e agora?

É difícil pensar num conteúdo para todos os segmentos inseridos na internet, mas é possível produzir conteúdo para a maioria deles – ou todos eles. No entanto, todos estão em busca de respostas para algum tipo de questionamento.

Para saber qual é, basta entender quem é o seu cliente, quais são os interesses deles e no que você pode ajudá-los – pode ser mais fácil saber quem são seus clientes por meio da criação de personas.

Já criou sua persona? Então já sabe quem é o seu cliente, quais as dúvidas deles e o que você pode oferecer de conteúdo para ajudá-lo! No entanto, o seu conteúdo não vai se vender sozinho.

Uma boa estratégia de inbound marketing, além de unir o conteúdo certo para as pessoas certas, precisa ter visibilidade. Por isso o segredo está, também, na divulgação!

Compartilhe nas redes sociais, faça disparos – pouco invasivos – de e-mail marketing, espalhe para os amigos e você terá um alcance maior das suas publicações.

Vale investir em campanhas no Facebook, uma vez que o alcance orgânico nessa rede social, não atinge nem 1% das pessoas que curtiram a sua fanpage. Mas também vale pedir divulgação para quem viu e gostou do que você fez.

O que importa aqui é gerar engajamento! Analise o número de compartilhamentos, depois o número de comentários e por último, o número de curtidas – que agora, chamamos de reações. Esse engajamento gerado aumenta a sua visibilidade, o que é excelente em termos de marketing digital.

OK! Você já tem toda a estratégia de conteúdo montada, mas está faltando algo: a captação de leads.

Hoje em dia é extremamente valioso ter o nome e o e-mail de uma pessoa interessada no que a sua empresa tem a oferecer. Afinal, é bem mais fácil vender para quem já está predisposto a receber as informações, do que tentar convencer alguém de que ela precisa de determinados produtos ou serviços.

Por isso, para captar esses leads, você terá que dar algo de igual valor para eles. São inúmeras as possibilidades: materiais educativos em e-Books, vídeos, planilhas, infográficos, etc. Nesse caso, a pessoa pode fazer o download ou ter acesso a um link, caso ela preencha alguns dados e... Pronto! Captou um lead!

Enfim, tenha em mente que uma boa estratégia de vendas só é eficiente se estiver atrelada a uma boa estratégia de marketing de conteúdo. O fechamento das vendas será mais fácil, uma vez que seus leads já estão propensos a efetuar a compra.

Você gasta menos tempo convencendo seus futuros clientes de que você é realmente o que eles precisam.

E eis o que vimos no RD on the road... Vendas e Marketing trabalhando juntos!

Ah, outro detalhe super importante!

Não se esqueça de medir os resultados! É de suma importância saber onde você estava para saber se a estratégia está dando certo ou não. Mas não se preocupe se os resultados demorarem a chegar...

É comum começar devagar, mas não desista! O marketing de conteúdo é, talvez, a melhor forma de captar clientes e de quebra, ainda dá visibilidade para a empresa.

Para ter um alcance ainda mais rápido, criamos um e-book para ajudar a sua empresa a ser encontrada nas primeiras páginas do Google, que tal?

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: