Dicas

Como fazer o Conteúdo Relevante

Saiba o que os seus clientes não querem encontrar em seu site.

Conteúdo Relevante

Quando alguém procura por um serviço ou produto no Google, todos os resultados encontrados serão relacionados ao que buscou. Se ele procurou por “comprar cortinas”, irão aparecer lojas virtuais de cortinas, lojas físicas, empresas que fabricam cortinas e várias outras opções. Por isso, quando ele entra no site, não vai ser para descobrir o que a sua empresa faz, isso ele já sabe!

Seus futuros clientes querem encontrar a informação chave, decisiva para compra do serviço ou produto. E como saber que informação é essa? A gente vai descobrir agora!

O que seus clientes precisam encontrar em seu site?
As informações básicas que praticamente todos os sites possuem: do que se trata a empresa, quais os serviços e produtos que oferece e como entrar em contato.

Mas só essas informações não são suficientes para tirar as dúvidas dos clientes. Devemos ir além do básico!

E o que esperam encontrar?
Eles querem informações que o ajudem a decidir entre você e os seus concorrentes. Você pode oferecer produtos com melhor qualidade do que os seus concorrentes e fazer um atendimento maravilhoso. Mas o seu futuro cliente já espera isso de qualquer empresa, ou seja, isso não é um diferencial, mas um pré-requisito. Além disso, qualquer empresa pode falar que o produto oferecido e o atendimento são os melhores do mercado. E aí?
 
O que é diferencial?
- Qualidade dos produtos? Não.
- Bom atendimento? Não.
- Preço? Também não.

Seus clientes não querem saber se os seus produtos são de qualidade, eles querem saber o que os tornam de qualidade: se é por causa do material, qual material? Se for por causa da funcionalidade, o que ele faz? E se for por causa do design, eles querem saber como é o produto, quais as dimensões, com o que combina e muitos mais.

E isso serve tanto para produtos, quanto para atendimento, preço e outros. Ou seja, para ser diferencial, não dá pra ser tão objetivo. Seu cliente quer saber o que você oferece sem ter que fazer muitos esforços para descobrir.
 
Se você tem algum diferencial, venda esse diferencial para o seu cliente! Se apenas o produto ou o serviço definissem uma venda, eles escolheriam o primeiro que encontrassem.

 

Dicas para criar conteúdo relevante

Se seu site for gerenciável: comece a perceber quando os clientes te ligam para tirar alguma dúvida. Você já verificou se essas informações estão no site? Se não estiver, faça as mudanças necessárias. Depois de colocar seu conteúdo gerenciável, entre no site para saber como a informação está aparecendo. Verifique se está condizente com o restante do conteúdo, se há erros de concordância entre as informações, se está de um jeito que as pessoas entendam.

No caso de lojas virtuais: é imprescindível que a descrição dos produtos seja impecável, para que o seu cliente não tenha dúvidas de que é a escolha certa para ele. Descreva como é o produto, de que material é feito, quais as dimensões, as cores disponíveis, quantas peças vem, etc.
 
Se não for loja virtual, mas trabalhar com produtos: além de descrever o seu produto, acrescente informações sobre como o cliente poderá comprá-lo, formas de pagamento, formas de entrega, qual o prazo de entrega, etc.

Caso trabalhe com serviços: descreva o que você faz e como faz, quais os benefícios para os clientes, etc. Vamos ver um exemplo para o serviço de instalação: você vai no local na hora marcada, sem atrasos, com profissionais da área, que não fazem bagunça e nem deixam sujeira. Além disso, o pagamento pode ser feito à vista com 5% de desconto ou parcelado de até 8x no cartão “x”.

Bônus: O que o seu cliente NÃO quer ver no seu site?

Não quer ver produtos diferentes com descrições iguais e não quer ver conteúdo igual ao de outros sites! Saiba mais em nosso artigo sobre conteúdo duplicado.

 

Não adianta criar um site com o layout mais legal do mundo, as melhores fotos ou a mais recente tecnologia, se não tiver o conteúdo relevante. Isso, porque as pessoas querem informações! Claro, se esta estiver alinhada com todos esses outros itens citados, a experiência do usuário será excelente e você poderá captar ainda mais clientes. Trabalhe para que seus clientes tenham uma boa experiência com o seu site, assim você terá uma boa experiência com eles!

comments powered by Disqus
Newsletter