Dicas , Marketing Digital , E-commerce

Quais as tendências digitais para 2016?

Saiba o que te espera nesse ano que se inicia.

E 2016 chegou! O que será que nos aguarda? Se 2015 foi o ano em que o mercado digital se consolidou, nesse ano que se inicia, colheremos os frutos que foram plantados. Criar um site será fundamental, mas não o suficiente. Por isso, devemos usufruir do marketing de conteúdo, abusar do marketing para mobile, continuar com as redes sociais, investir em links patrocinados e na publicidade digital em geral. Vamos ver o quem vem por aí?

 

1 - O Conteúdo Visual fará parte de um Marketing muito mais efetivo!

Quando falamos de internet, quanto mais atrativo for o seu conteúdo, melhor! Mais de 90% das informações transmitidas para o cérebro é visual. Os efeitos visuais são processados 60.000 vezes mais rápido no cérebro, do que o texto. E por isso, esse conteúdo estará dominando em 2016.

Conteúdo visual

O Marketing de Conteúdo foi muito falado no ano passado e continuará sendo o rei! Mas agora, a tendência é agregar o Conteúdo Visual à estratégia e usar a vontade as imagens!

O conteúdo visual poderá ser mais importante até que as palavras-chave na otimização do site, uma vez que o tempo em que o usuário permanece em determinada página é um dos critérios para ter um site bem posicionado nas buscas. Por isso, ter imagens, infográficos e vídeos, farão parte de um conteúdo muito mais atrativo e relevante, do que apenas o texto formatado.

Lembrando que não adianta ter imagens extraordinárias, se a informação não for nada útil para seu público.

 

2 - Imagens que falam com a alma!

As pessoas estão cansadas dos padrões de imagens fornecidas na comunicação. É tudo muito igual! Mas em 2016, veremos muito mais fotos incríveis no design dos sites. A grande tendência será mais imagens de aspecto natural, que se conectam com pessoas em outro nível emocional.

tendências marketing digital

 

3 - Mais cor, por favor!

Além do uso de imagens que falam com a alma, veremos o uso de muitas cores ousadas no desenvolvimento de sites!
mais cor por favor

 

4 - Vídeos vão dominar a Internet!

Em 2016, não só as imagens serão relevantes, como também os vídeos. Além de provocar interações, os vídeos são de fácil acesso pela disseminação do conteúdo e de fácil entendimento, o que o torna uma excelente ferramenta para as empresas.

tendência vídeos

Nas redes sociais, por exemplo, o conteúdo com maiores interações são os que contém imagem, seguido dos que tem vídeos. E claro, é fato de que os vídeos são preferência de vários tipos de público e são escolhidos antes mesmo do texto formatado. 

 

5 - Publicidade Digital e Links Patrocinados em alta.

Muitas empresas já fazem a Publicidade Digital. Mas para 2016 a tendência é que o número de investidores aumentem consideravelmente, não somente nos Links Patrocinados, mas na Publicidade Digital como um todo. Além disso, blogs, redes sociais, e-mail marketing e outros, terão grande participação para o marketing de 2016.

 

6 - Várias plataformas de venda.

O e-commerce já é um item indispensável para quem quer realizar vendas no universo online! Mas não será apenas por ele que os usuários efetuarão compras em 2016.

Além de aumentar o uso do mobile para realizar compras, a tendência é utilizar várias outras plataformas além da loja virtual, como por exemplo, as redes sociais.

Com a grande interação dos usuários nas redes sociais, o comércio eletrônico será expandido a outro nível. E para completar, o Facebook  irá formar o seu próprio motor de busca, indicando que as buscas irão além dos usuais Google e Yahoo!, firmando uma experiência muito maior aos usuários na hora da compra.

 

7 - Mobile será a primeira opção dos usuários

2015 foi o ano de ascensão do mobile e para 2016, a tendência é que esse número aumente ainda mais. Com isso, outra tendência é que os usuários comecem a aproveitar mais dessa mobilidade, deixando esses dispositivos como primeira opção em muitos micro-momentos.

e-commerce mobile

Essas ações acarretam em várias reações. A mais importante para as empresas é: saber aplicar o Mobile Marketing corretamente. Fazer o site responsivo é o primeiro passo para oferecer boa navegação aos usuários, mas facilitar todas as ações que o mesmo fará nesses dispositivos, é o que mais valerá em 2016. Um bom exemplo é criar o conteúdo otimizado para leitura nesses dispositivos e até mesmo para as redes sociais. Isso pode garantir uma experiência positiva para seus clientes, além de poder melhorar o posicionado do seu site pelos buscadores online.

 

E você, sabe de mais alguma tendência para 2016? Conta pra gente!

comments powered by Disqus
Newsletter