Curiosidades

Black Fraude Brasil?

Muitas lojas maquiam os preços para participar do Black Friday

Hoje é dia de Black Friday! E no Brasil, esse dia está sendo chamado de Black Fraude. Por quê?

Lojas gerando boletos mais caros que o preço anunciado. Promoções com o mesmo preço de dias anteriores - ou até mais caro! Há ainda aqueles que dão descontos de cem reais, mas cobram o frete de R$200,00. Infelizmente, essas ações já fazem parte do Black Friday no Brasil e são constantemente feitas por lojas e empresas, que querem ludibriar o consumidor.

No entanto, nos dias atuais, o acesso à informação é muito mais rápido e eficiente. Além de contar com muitos consumidores que divulgam a falta de honestidade de algumas empresas e ajudam outras pessoas a se informarem. Basta que o consumidor pesquise bastante antes de fazer uma compra e ele não cairá em promoções falsas!

Segundo o site Reclame Aqui, a Black Friday somou 637 reclamações uma hora antes do início oficial do evento. "Propaganda enganosa" apareceu em primeiro lugar entre os principais problemas. Até o momento de coleta de dados*, as três categorias mais reclamadas no site foram: informática, telefones celulares e eletroeletrônicos. Os principais problemas eram: propaganda enganosa, problemas na finalização da compra, divergência de valores, promoção e produto indisponível.

Black Friday 2015
Fonte: Reclame Aqui

Ainda sobre o site do Reclame Aqui, que recebe reclamações a todo instante na Black Friday, o site Kabum! estava com o maior número de registros, que já conta com 610 reclamações, seguido da Americanas.com, com 303 e Submarino, com 257.

Black Friday
Fonte: Reclame Aqui

Além disso, o histórico da Black Friday já conta até com um site falso das Lojas Americanas, que aplicava golpe na venda de iPhone com 60% de desconto. 

 

Vamos fazer parte de uma Black Friday de verdade? Confira nossas dicas!

*Coleta de dados feita às 17h e 08 minutos do dia 27/11/2015.

comments powered by Disqus
Newsletter