O melhor blog sobre sites e lojas virtuais
Como acabar com a inadimplência escolar
Escolas estão fechando as portas por causa da inadimplência!
O número de pessoas com o nome sujo ou com dívidas em atraso alcançou 63 milhões em março de 2019 segundo dados da Serasa Experian.
É o maior patamar desde o início da série histórica, iniciada em 2016. Com isso, 40,3% da população adulta está inadimplente no Brasil.
Na comparação com março do ano passado, cerca de 2 milhões de pessoas entraram para a inadimplência, um aumento de 3,2%. Já em relação a fevereiro, houve uma alta de 1,2%.
O cenário econômico brasileiro é perceptível em vários setores. A crise deixa um enorme rastro de desemprego e com isso, leva à tona a insegurança dos pais em relação aos estudos de seus filhos.
Como o aluno tem o direito de terminar o período letivo, muitos ainda mantém seus filhos nas escolas particulares, mas tornam-se inadimplentes. Já outros, estão migrando das escolas particulares para a rede de ensino pública.
Com isso, a única solução encontrada pelas escolas particulares para manter os alunos é dar descontos agressivos para a quitação da mensalidade até a data de vencimento, o que, além de diminuir o ticket médio, não necessariamente garante o recebimento pelos inadimplentes.
Mas como as escolas privadas podem diminuir o número de inadimplentes e a perda dos estudantes?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, ao tentar encontrar soluções para dirimir as dívidas, cerca de 21% dos entrevistados, utilizam o cartão de crédito.
Ou os consumidores deixam de pagar o total das despesas no cartão de crédito, ou usam o crédito disponível no próprio cartão para sanar dívidas e continuar comprando.
A partir daí, a Construsite desenvolveu uma estratégia de combate à inadimplência e redução de cancelamentos. A aliada dessa estratégia é o Galax Pay, um Sistema de Pagamento Recorrente.
Assine nossa newsletter e saiba mais sobre o assunto!
Como funciona?
Primeiro, a escola deve cadastrar o cliente, o valor da transação, o seu respectivo cartão de crédito e a periodicidade da cobrança - mensal, trimestral, semestral e etc. Depois, as cobranças são realizadas em débito automático no cartão de crédito, na data do vencimento.
Quais são as vantagens?
O Pagamento Recorrente diminui a inadimplência uma vez que a cobrança é feita periodicamente e através do cartão de crédito.
Ou seja, além de ter a certeza do recebimento, a dívida do seu cliente será com o cartão de crédito e não diretamente com você.
Você ganha a fidelidade dos clientes e reduz o cancelamento de matrícula. Como o cartão de crédito é visto como um facilitador para compras, o cliente não precisa se preocupar com a data de vencimento da sua mensalidade. A cobrança é automática e impede o esquecimento e o possível endividamento com a escola.
Outra vantagem do Galax Pay é que não é necessário pagar o aluguel da maquininha, o que implica menor custo para o recebimento no cartão de crédito.
A transação é feita online, de forma segura, tudo integrado diretamente com a Cielo, Rede, GetNet, Bin e Global Payments.
Está interessado? Converse com um de nossos especialistas e marque uma visita em sua escola para uma demostração!